Olá!
Seja muito bem-vindo a área de treinamentos do nosso departamento comercial!
Nesta área falaremos especificamente sobre qual é o papel deste departamento dentro da empresa e lhe daremos as diretrizes para que você construa todo o aprendizado necessário para trabalhar com segurança neste setor.
Conhecendo o organograma e visão geral das posições
Basicamente, o departamento comercial e o departamento de relacionamento são coordenados por um coordenador, com o auxilio dos supervisores e do instrutor. Abaixo destes cargos de gestão encontram-se as células de trabalho, cada uma com meta de vendas e produtos específicos.
Cada célula é dimensionada conforme as metas a serem atingidas no processo seletivo a ser trabalhado. Onde há maior necessidade, mais operadores poderão ser adicionados. Semestralmente, as metas são definidas e a definição da quantidade de posições por célula é recalculada no Planejamento do processo seletivo, realizado pelo supervisor comercial junto a reitoria.
Os operadores ocupam posições, às quais são vinculados: carteira de clientes, e-mail, logins do sistema telefone de contato. De forma que, caso haja alteração de equipe, o histórico seja mantido e o trabalho seja continuado com simplicidade.
Entendendo cada uma das posições e como aprender sobre cada função
Para facilitar e simplificar o desenvolvimento do colaborador, elaboramos uma trilha de aprendizagem para cada posição, com um checklist correspondente. Para completar sua capacitação inicial, o operador deve realizar todos os treinamentos atribuídos a sua posição. Na tabela abaixo é possível entender de forma geral cada uma das posições e baixar o checklist de treinamentos a ser realizado.
Função | Breve descrição | Link checklist de capacitação inicial |
Coordenador | Responsável pelo acompanhamento de todo o setor e gerenciamento, além de organizar de forma estratégica os recursos do departamento. | |
Supervisor | Responsável pela avaliação e correção dos colaboradores do departamento para a conquista de metas. | |
Instrutor | Responsável pela capacitação dos novos colaboradores, atualizações de treinamentos, desenvolvimento de materiais para educação continuada e monitoria da equipe. | |
Operador | Responsável pelas vendas e pelas retenções quando falamos de atendimento ao aluno, é o operador que entrará em contato com os futuros alunos para que as matrículas possam ser feitas e é o operador da central de relacionamento que atenderá as possíveis necessidades dos nossos alunos. |
Agora basta você seguir sua trilha de aprendizagem e completar sua capacitação inicial!
Sucesso e boas vendas! 🙂