Este minicurso foi idealizado com o objetivo de reunir pesquisadoras de renome, muitas delas tradutoras, para discutir conceitos utilizados com frequência, mas que ainda suscitam questionamentos sobre seu emprego como ferramenta na análise crítica de determinados produtos midiáticos.
De 04 a 06 de outubro, às 18h. Online aberto, para qualquer pessoa acompanhar – Via YouTube. Certificação de 06 horas para inscritos com 75% de presença.
Doutora em Língua e Literatura francesa pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Université Paris-Sorbonne IV (supervisão Dominique Maingueneau) e na UNICAMP (supervisão Viviane Veras). Professora Associada do Departamento de Letras da UNIFESP (área de língua e literatura francesas). Líder do grupo de pesquisa Língua e Literatura: interdisciplinaridade e docência (CNPq). Membro do grupo de pesquisa ANPOLL - Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídia. Sua pesquisa está voltada ao impacto dos conceitos de intermidialidade e multimodalidade sobre noções tradicionais de língua, linguagem e literatura. Autora do livro: Intermidialidade: uma introdução (Contexto, 2022).
Doutora em Literatura Francesa pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, realizou Pós-Doutorado na Université Paris 7 - Denis Diderot (2003), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2018). Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, leciona no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e na Graduação em Letras. Dentre suas publicações destacam-se os livros Sobrevivências da imagem na escrita: Michel Butor e as artes, Alain Robbe-Grillet e a pintura: jogos especulares, Universo Butor (org.); Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem (org.), Escrita, som, imagem: perspectivas contemporâneas (org.) e Escrita, som, imagem: leituras ampliadas (org.). É tradutora, pesquisadora do CNPq, e membro dos Grupos de pesquisa: CRIalt (Université de Montréal), GT Intermidialidade da Anpoll, IAWIS/AIERTI, Intermídia (CNPq/UFMF) e CEEI - Centre d’Études de lécriture et de l'image, Paris 7.
Doutoranda no Programa de Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2017). Realiza pesquisa na linha de literatura, outras artes e mídias. Integrante do grupo de pesquisa Intermídia (CNPq). Desenvolve pesquisa em literatura de língua francesa, narrativas de artista, artes visuais e estudos da intermidialidade.
Doutora em Estudos Literários pela UFMG com mobilidade na Lunds Universitet, Suécia. Pós-Doutora, sob supervisão da Profa. Dra. Márcia Arbex, também pela UFMG. Professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura e do Programa de Pós-graduação em Letras da UFSJ. Participa dos GTs sobre Intermídia do CNPq, da Anpoll, da IAWIS e do CRIalt. É pesquisadora do CNPq (PQ2). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, outras Artes, e Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: relações entre literatura e arquitetura; écfrase arquitetônica; intermidialidade. Entre suas publicações, destaca-se a organização de Escrita, som, imagem: perspectivas contemporâneas (2019) e Escrita, som, imagem: leituras ampliadas (2020). Atualmente está atuando na co-editoração do Palgrave Handbook of Intermediality.
Doutora e Professora Emérita da UFMG, pós-doutora pelas Universidades de Berkeley e Carolina do Norte (EUA), livre docente da Universidade de Londres. Pesquisadora do CNPq, tem publicado extensamente na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada. Sua publicação inclui artigos em periódicos do Brasil e do exterior e doze livros, alguns deles abordando a intermidialidade: Literatura e artes plásticas: o Künstlerroman na ficção contemporânea. Editora da UFOP, 1993. De mendigos e malandros: Chico Buarque, Bertolt Brecht, John Gay. 2. ed. Editora CRV, 2011. Literatura e música. Perspectiva, 2002. Hamlet: leituras contemporâneas. Tessitura, 2008. Perdida entre signos: literatura, artes e mídias, hoje. FALE / UFMG, 2012; Alvoroço de criação: a arte na ficção de Clarice Lispector. Editora da UFMG, 2019.
Doutora em Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais/University of Indiana at Bloomington (1994). Pós-doutora pela Queen Mary College, University of London (2004). Atualmente é professora associada, aposentada, pela Faculdade de Letras da UFMG, onde atua como professor colaborador no Programa de pós-graduação em Estudos literários e como coordenadora do Grupo de Pesquisa Intermídia: estudos sobre a intermidialidade (CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura e outras artes e mídias. Publicou livros sobre literatura e cinema, vários artigos em revistas científicas especializadas no Brasil e no exterior e organizou cerca de onze livros e cinco revistas com artigos sobre a intermidialidade.
Doutora em Estudos Literários, UFMG (2013). Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, PUC-MG (1996). Professora de Tradução na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 1997-2017. Tradutora de textos literários, técnicos e científicos, entre os quais os livros 1964: A Conquista do Estado – Ação Política, Poder e Golpe de Classe, de René A. Dreifuss (1981), Ed. Vozes; A Roupa e a Moda – Uma História Concisa, de James Laver (1989); Enciclopédia da Moda, de Georgina O’Hara (1992), ambos publicados pela Companhia das Letras. Tradutora de As Modalidades das Mídias: Um Modelo para a Compreensão das Relações Intermidiáticas, de Lars Elleström in: Ensaios sobre Comunicação, Semiótica e Intermidialidade, ediPUCRS (2017).
Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, com mobilidade na Technische Universität Braunschweig, Alemanha. Atua como vice-diretora da Editora UFMG e já atuou como docente na UFSJ e na Faculdade de Letras na UFMG. Foi bolsista CAPES/FIPSE na Wayne State University, nos EUA. Integra os GTs sobre Intermidialidade das seguintes associações: CNPq, ANPOLL e ISIS. Seus interesses de pesquisa são: literatura, outras artes e mídias, literaturas de língua inglesa, materialidades da edição, adaptação, transmídia e intermidialidade. Junto com Thaïs Diniz e Solange Oliveira, organizou o livro A Intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea (Editora UFSM, 2020).
Doutora em Literatura Comparada pela University of Nebraska in Lincoln (UNL), com pós-doutorado na UFMG em Estudos de Intermidialidade, sob a supervisão de Thaïs Flores Nogueira Diniz.e Professora Titular de Literaturas de Língua Inglesa na UFPR. Atualmente vinculada ao PPG da Uniandrade – PR, como Coordenadora e docente do Mestrado e Doutorado em Teoria Literária. Fundou e exerceu a função de editora da revista Scripta Uniandrade. Participa dos GTs: Intermídia: Estudos sobre Intermidialidade (CNPq) e Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias (ANPOLL). Entre suas publicações, que incluem artigos em periódicos do Brasil e do exterior, destaca-se o livro Assim transitam os textos: ensaios sobre intermidialidade (2016).
WhatsApp us