DATA: 03 a 06 de outubro de 2022

de Castro Rocha
UERJ

JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA
Professor titular de Literatura Comparada da UERJ, doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), e em Literatura Comparada, pela Stanford University (2002).
Seus principais interesses de pesquisa concentram-se em Machado de Assis, literatura comparada e nas literaturas desenvolvidas em contextos não-hegemônicos.

Palestra:
Culturas Shakespearianas: Por um Novo Quadro Teórico.
Dia 18 de setembro, às 9h00
Auditório 330 do Campus Cidade Universitária da Uniandrade

João Cezar, baseado na Teoria mimética de René Girard, desenvolveu um quadro teórico para análise e compreensão das literaturas produzidas em contextos não hegemônicos. O pesquisador parte da ideia de que estas literaturas encontram na obra de William Shakespeare um modelo de representação que reflete a situação política e social desses contextos não hegemônicos, isto é, contextos fora do circuito representado por Inglaterra e França no século XIX e Estados Unidos no século XX.

João também desenvolve o conceito de poética da emulação, principalmente em relação a obra de Machado de Assis, para compreender as formas pelas quais escritores canônicos dialogam com os padrões literários estrangeiros, buscando sua própria originalidade.