Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Ciências Contábeis

Escolher qual curso fazer é, com certeza, uma das decisões mais importantes da sua vida. Afinal, você vai passar os próximos anos se dedicando a essa área para depois construir uma carreira sólida e bem-sucedida.

Até mesmo quem já tem uma ideia do que quer fazer precisa pesquisar e entender bastante a profissão considerada.

E se você está pensando em cursar Ciências Contábeis, o post de hoje é para você!

Sobre o curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis forma profissionais capacitados para trabalhar com planejamento e gerência contábil. O aluno se qualifica para gerenciar as contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

O estudante aprende conceitos teóricos e específicos da área, como Contabilidade Geral, Tributária, Gerencial e Pública, além de Legislação.

Além de se capacitar para planejar e controlar o fluxo financeiro de uma instituição, o estudante se torna apto para orientar estratégias empresariais e prestar assessoria contábil.

Perfil do profissional

Responsabilidade e ética são características imprescindíveis de um bom contador, pois ele lida com questões financeiras, tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa. Qualquer erro ou deslize pode acarretar em prejuízos e multas.

Ter afinidade com números, ser organizado e disciplinado ajudará o contador a desempenhar suas atividades.

Um bom profissional da área de Ciências Contábeis precisa estar atualizado com relação às leis contábeis e empresariais vigentes no País. É fundamental acompanhar as mudanças impostas pelo governo no que diz respeito ao recolhimento de impostos, emissão de notas fiscais, etc.

bannerpublicidade2

Áreas de atuação

1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA

Com o curso de Ciências Contábeis, você pode optar por atuar com serviços e consultoria. Uma boa alternativa é abrir seu próprio escritório.

Muitas empresas não têm um funcionário com essa formação e preferem terceirizar essa atividade. Isso sem mencionar a enorme quantidade de pessoas que não sabem fazer a declaração do próprio Imposto de Renda!

1. CONTROLADORIA

Conhecido como “controller”, esse profissional ocupa lugar de extrema importância nas organizações. Sua função principal é a de minerar e consolidar informações confiáveis e relevantes ao negócio, gerando relatórios que auxiliem nas tomadas de decisões.

1. AUDITORIA

Outra área na qual o profissional de contabilidade pode atuar é como auditor, podendo escolher entre dois cenários diferentes: auditoria interna ou auditoria externa.

O auditor interno acompanha os processos da empresa, analisa os dados contábeis e garante que os procedimentos dentro da companhia sigam o que é previsto pela lei, sendo um profissional contratado de forma fixa na empresa.

Por outro lado, o auditor externo é contratado para atuar temporariamente dentro de uma instituição, realizando as mesmas análises do auditor interno.

1. SETOR PÚBLICO

No setor público, o profissional de Ciências Contábeis é responsável por manter as contas em dia, fazer relatórios, analisar os dados financeiros, entre outros. Se atuar no Tribunal de Contas, deverá verificar os relatórios das prefeituras e dos governos estaduais.

1. PERÍCIA CONTÁBIL

A perícia contábil é uma especialidade de peso na área da contabilidade, pois consiste em avaliar e diagnosticar as causas de desvios, ou má utilização do dinheiro.

1. PROFESSOR

Muitos profissionais de contabilidade optam por seguir carreira acadêmica, dando aulas em universidades, trabalhando com pesquisas, ministrando palestras ou escrevendo artigos e livros sobre a área contábil.

E aí, acha que o curso é pra você?

Se você gosta de trabalhar com números e ama uma boa mistura de administração, economia e gestão, talvez Ciências Contábeis seja tua área. O que acha?

Conheça o curso de Ciências Contábeis da Uniandrade!