Mapa Mental: uma ótima técnica para o aprendizado
Saiba o que é mapa mental e como utilizá-lo na sua rotina de estudos
Uma das preocupações do aluno ao ingressar na faculdade é se vai conseguir dar conta do conteúdo e como fazer para memorizar tanta matéria.
Para auxiliar com esse dilema, hoje nós vamos abordar uma técnica muito útil durante os estudos: mapa mental.
Você já ouviu falar em mapa mental? Já utilizou mapas mentais enquanto estudava? Então vem com a gente conferir como essa técnica pode ser útil para você!
Leia mais dicas que irão te ajudar durante os estudos:
Confira dicas para memorizar o conteúdo no EaD! | Uniandrade
O que é um mapa mental?
O mapa mental é uma técnica que facilita a organização de ideias principais do conteúdo em questão.
O mapa mental é uma espécie de diagrama que proporciona a organização das informações de forma hierárquica, através de ramificações que partem do assunto principal.
Para os alunos que são mais visuais, é extremamente válido utilizar mapas mentais, pois o pensamento se organiza espacialmente e como foi o aluno mesmo que anotou, vai conseguir identificar rapidamente os conceitos abordados.
Utilizar o mapa mental para estudar é eficaz?
Sim, utilizar o mapa mental durante os estudos é eficaz! E, também, proporciona alguns benefícios para o formando, confira:
- Melhora a concentração
A utilização dos mapas mentais melhora a concentração, pois o acadêmico vai precisar se concentrar para extrair os principais conceitos que compõem o texto. Realizar a análise do texto para selecionar as principais ideias irá favorecer a capacidade de concentração do acadêmico, o que é extremamente benéfico ao longo da graduação.
- Facilita a identificação dos principais conceitos
Para elaborar um mapa mental, por mais simples que seja, é preciso estar concentrado na aula, ou no artigo que está lendo. No começo pode até ser necessário umas duas ou três leituras para identificar os principais tópicos do tema que está sendo estudado. Mas com a prática, o aluno vai passar a identificar com facilidade os principais conceitos que compõem o tema abordado.
- Reduz a quantidade de anotações realizadas
Muitas vezes, durante as aulas ou durante a leitura de livros, artigos e afins, o acadêmico não quer perder nada e acaba anotando “tintim por tintim” do que está sendo abordado. Acaba se estressando, pois anota tanta coisa que acaba nem sendo útil depois.
Com o mapa mental, o formando irá anotar apenas os conceitos principais, o que favorece a otimização do tempo em sala de aula. Ao invés de focar em anotar tudo, o aluno se concentra no conteúdo propriamente dito e consegue identificar quais são as palavras chaves para constarem no mapa mental. Além disso, o caderno fica mais bonito, esteticamente falando.
- Facilita a revisão do conteúdo
Muitas vezes, com o método tradicional de anotar tudo o que o professor fala ou anotar tudo o que você lê, as coisas acabam ficando um pouco confusas ao serem revisadas, pois você pode se perder dentro das próprias anotações.
Então, na hora de realizar uma revisão para um trabalho ou prova, esse problema não existe se tiver feito os mapas mentais, já que você irá anotar as palavras chaves que remetem aos conceitos do conteúdo. E isso facilita consideravelmente a compreensão na hora de fazer aquela revisão para as provas ou trabalhos.
- Estimula a memorização
A utilização de mapas mentais também facilita a memorização e a internalização dos conteúdos, pois você não precisa se esforçar para lembrar de tudo em relação a eles.
Sabendo que há um mapa mental sobre determinado conteúdo, as palavras chaves sintetizam o que é mais importante, facilitando, assim, sua compreensão e memorização.
Dessa forma, o formando não recorre à famosa decoreba, mas compreende os conceitos, e, consequentemente, internaliza o conteúdo, domina o conhecimento e obtém sucesso no aprendizado!
- Oferece uma visão ampla do conteúdo
Outro ponto positivo da utilização dos mapas mentais durante os estudos é a visão ampla que eles oferecem acerca de um determinado assunto.
Você não vai limitar–se a um conceito do conteúdo. Vai anotar todos os conceitos em pouco espaço, de forma dinâmica.
Dessa forma, ao finalizar o mapa mental, você terá uma visão mais analítica do conteúdo que está estudando, podendo analisar todos os conceitos presentes no tema principal, ampliando sua compreensão.
Como fazer um mapa mental?
Existem várias formas de se elaborar um mapa mental. Pode ser em seu próprio caderno, em postits coloridos, no computador, no celular e até em aplicativos específicos para fazer mapas mentais, dos mais simples aos mais elaborados. Há vários aplicativos disponíveis na internet que você poderá pesquisar e fazer cadastro para poder acessá-los: https://miro.com/mind-map/, mapa mental on line, softwares de mapas mentais etc.
No entanto, selecionamos algumas sugestões para você levar em consideração na hora de elaborar seus mapas mentais:
- Sempre coloque uma palavra chave no centro do mapa para começar, utilizando cores e formas.
- Identifique as palavras chave e escreva com uma letra de fácil leitura.
- Todas as imagens ou palavras chaves precisam estar interligadas, conectadas, pode ser através de flechinhas ou de linhas.
- Sempre abuse das cores, pois o colorido será um estímulo visual para a aprendizagem e facilita o agrupamento de ideias.
- Não foque em copiar modelos de mapa mental, faça do seu jeito e de uma forma que fique mais fácil de você compreender.
- Não coloque informações soltas no seu mapa mental, pode ficar difícil de identificar posteriormente o que uma informação solta quer dizer. Por isso as informações precisam estar conectadas entre si, partindo do tema central.
- Utilize também imagens, símbolos e códigos para deixar seu mapa mental mais dinâmico e de fácil compreensão.
Agora que você já sabe como fazer um mapa mental, é só focar e arrasar enquanto estuda!
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre mapa mental e os benefícios que ele proporciona durante o aprendizado?
Legal, não é mesmo?
Se curtiu esse conteúdo, aproveite para navegar pelo Blog | Uniandrade e ficar por dentro de mais dicas interessantes para você arrasar durante os estudos!
Você sabia que…
… a Uniandrade sempre publica dicas e conteúdos nas suas redes sociais? Estamos no facebook e no Instagram! Curta nossas páginas e permaneça ligadinho nas novidades!