CRBio: O que é? 

Confira uma das alunas da Uniandrade que conquistou a sua CRBio! 

Para você que se interessa em saber mais sobre o curso de Ciências Biológicas trouxemos uma pauta muito importante relacionada à profissão de biólogo: o credenciamento no CRBio!  

Leia mais em: 

O que se estuda nos cursos de Ciências Biológicas e da Saúde? | Uniandrade 

Ciências Biológicas e o mercado de trabalho | Uniandrade 

 Você sabe o que é CRbio e qual é sua importância para o profissional de Ciências Biológicas? 

Crbio é a sigla para o Conselho Regional de Biologia, cujo objetivo é habilitar, valorizar e defender a profissão do biólogo, também é responsável por fiscalizar e combater a prática ilegal da profissão. 

Para atuar como biólogo, o recém formado profissional precisa obter o registro no Conselho Regional de Biologia. 

CFbio e CRbio: qual a diferença? 

Imergindo na área de Ciências Biológicas, você vai ouvir muitas vezes as siglas CRbio e CFbio. Mas qual a diferença entre essas siglas?  

Como já sabemos a CRbio se refere ao Conselho Regional de Biologia.  Intuitivamente associamos que CFbio deve ser Conselho Federal de Biologia. 

E éisso mesmo! Então, para não confundir ou trocar as siglas lembre-se: 

O Conselho Federal de Biologia CFbio é de nível Federal, responsável por inspecionar e orientar os conselhos, bem como fiscalizar a atuação do biólogo em âmbito nacional. 

Já o Conselho Regional de BiologiaCRbio é de nível Estadual e fiscaliza o exercício profissional dentro da sua jurisdição, visa fazer os profissionais cumprirem os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Federal, emite também a tão sonhada carteira de Identidade Profissional e a cédula de identificação aos profissionais registrados. 

O CRbio 07 é responsável pelo Estado do Paraná e é o primeiro Conselho Regional a ter sob sua jurisdição apenas um estado. 

Você sabia que… 

… o registro no CRbio é obrigatório para os profissionais de Ciências Biológicas? Pois é, para exercer a profissão de biólogo em laboratórios ou até mesmo prestar concursos públicos é necessário ter o registro no CRbio.  

Como fazer para se inscrever no CRbio? 

Para realizar o credenciamento, o formando precisa entrar em contato com a CRbio responsável pelo seu estado, no caso do Paraná é a CRbio 07. O conselho irá fornecer as orientações e documentos que serão necessários para esse procedimento. 

O conselho irá informar, também, qual o valor da taxa.  

Caso o profissional tenha realizado a colação de grau recentemente, num período inferior a doze meses, estará isento da primeira anuidade e terá que efetuar o pagamento apenas da taxa de inscrição de pessoa física e da identidade profissional. 

Após realizar esse procedimento, a CRbio irá realizar uma análise para aprovação. Se for aprovado, o profissional receberá a carteira de identidade e a cédula via correio. Aí é só comemorar o seu credenciamento! 

Credenciamento provisório ou definitivo? 

Como assim, tem duas modalidades de credenciamento? Isso mesmo! O credenciamento provisório e o credenciamento definitivo. 

O registro provisório possui validade de doze meses e é concedido para os formandos que apesar de terem concluído o curso, ainda não conseguiram pegar o diploma. 

O registro definitivo é destinado aos profissionais que já conseguiram pegar o diploma!  

“Quando eu poderei solicitar a minha identidade profissional na CRbio?” 

O formando poderá solicitar a identidade profissional na CRbio assim que concluir a graduação. A identidade e certificação não são emitidas para os acadêmicos durante o curso. 

Você pode usar esse objetivo como motivação para concluir a graduação: a cada semestre o credenciamento na CRbio fica mais próximo! 

Graduados do curso de Ciências Biológicas da Uniandrade obtêm o credenciamento na CRbio 07! 

Agora que sabe da importância do registro no CRbio e quão gratificante é ter sua identidade profissional, confira uma das alunas do curso de Ciências Biológicas da Uniandrade que tomou posse da sua identidade profissional de biólogo esta semana!

 

A mais nova bióloga Thalita Caroline está entre os formandos do curso de Ciências Biológicas da Uniandrade que realizaram os seus credenciamentos no CRbio 07 esta semana. Parabéns Thalita e parabéns aos demais alunos que adquiriram o credenciamento! Estamos muito orgulhosos por fazer parte desta conquista! 

 

Conheça os cursos que a Uniandrade dispõe de Ciências Biológicas 

O curso de Ciências Biológicas da Uniandrade é oferecido na modalidade semipresencial, categoria de licenciatura, com duração de 4 anos.

A modalidade semipresencial é ideal para o graduando ter uma experiência completa: unindo a flexibilidade do ensino a distância, em que estuda as disciplinas teóricas, com o dinamismo do ensino presencial, no qual estuda as disciplinas práticas, com experiências em laboratórios equipados e interação com a equipe docente e colegas. 

  • Laboratórios equipados 

Cursando Ciências Biológicas na Uniandrade, o acadêmico tem acesso aos laboratórios equipados e uma excelente infraestrutura que conferem o suporte necessário para uma ampla formação. 

  • Equipe docente qualificada 

A equipe docente é composta por mestres, doutores e especialistas que garantem um ensino de qualidade aos acadêmicos. 

  • Reconhecimento pelo MEC 

Os cursos da Uniandrade possuem conceito 4, nível de excelência, segundo o MEC, fato que confere credibilidade ao diploma e confiança na hora de ingressar no mercado de trabalho. 

  • Participação em eventos 

A Uniandrade sempre organiza eventos como as semanas acadêmicas de cada curso, o que é vantajoso para o acadêmico tanto no aspecto de produzir, quanto de estabelecer contatos para seu networking e ainda conquistar algumas horas complementares 

A Instituição também proporciona conexões para os acadêmicos em eventos externos. Confira alguns eventos que contaram com a participação dos alunos de Ciências biológicas da Uniandrade: 

Bastidores da III Semana Acadêmica de Ciências Biológicas | Uniandrade 

Aluna de Ciências Biológicas representa a Uniandrade com projeto na Dinamarca | Uniandrade 

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre CRbio? 

Aproveite para navegar pelo Blog | Uniandrade e permanecer por dentro das novidades sobre o universo da graduação! 

Siga nossas páginas nas redes sociais! 

 

 

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress