16 de junho – Bloomsday

16 de junho – Bloomsday

Publicado em 2 de fevereiro de 1922, Ulysses, de James Joyce, faz parte da grande lista de livros que muita gente ouviu falar, mas que pouca gente leu.

Considerado um divisor de águas na literatura ocidental, Ulysses explora em seu desenvolvimento um curioso paralelismo com a Odisseia, de Homero, que narra a viagem do herói Odisseu (Ulysses em tradução latina) para Ítaca, sua terra natal, ao voltar da Guerra de Troia.

O desdobramento episódico de Ulysses segue o mesmo andamento da história de Homero, bem como atualiza seus personagens, sendo os mais evidenciados: Leopold Bloom (Ulysses), Penélope (Molly Bloom) e Stephen Dédalus (Telêmaco).

O virtuosismo de James Joyce aparece ao longo de todo o livro, em cada uma das 18 partes um tipo diferente de técnica narrativa é utilizado, o número de referências é imenso, o que propicia diversos níveis de leitura e muitas vezes cria uma certa resistência em leitores de primeira viagem (mas, não se preocupe, existem guias de leitura para o livro).

Ambientado na Dublin de Joyce, o livro explora um dia no cotidiano de Leopold Bloom, especificamente, o dia 16 de junho de 1904.

Por conta disso, essa data ficou mundialmente conhecida como Bloomsday. Nesse dia, entusiastas da Literatura e fãs de James Joyce comemoram, relembrando trechos marcantes do livro, mesmo em cidades fora da Irlanda a data é festejada com diversos eventos.

A data também é um ótimo incentivo pra dedicar algum tempo a uma das maiores obras literárias de todos os tempos.

Se estudar Literatura é pra você, conheça o curso de Letras da Uniandrade, e se você já é da área e quer se aprofundar ainda mais, confira nosso Mestrado.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress