Alunas de Engenharia apresentam trabalho no VII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMEP/2019

A participação de alunos em eventos nacionais agrega conhecimento e enriquece o currículo acadêmico. Pensando nisso, as alunas do 10° período do Curso de Engenharia de Produção da UniandradePaloma Aparecida Guimarães e Rafaela Aparecida Zampier, sob orientação da professora do Curso, Simone Maria Klok, deram um show publicando seu trabalho nos anais do VII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMEP 2019, realizado entre os dias 01 a 04 de maio de 2019 na cidade de Montes Claros, Minas Gerais.

O evento teve como tema principal Repensando a Logística: Novas Estratégias de Desenvolvimento” e foi idealizado para ser um instrumento de interatividade no âmbito dos profissionais, docentes e discentes da Engenharia de Produção, bem como de áreas afins que atuam em todo o Brasil. Logo, o SIMEP reúne anualmente a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na área.

O trabalho intitulado “Logística Reversa de Agrotóxicos: A Importância do Descarte Correto de Embalagens de Defensivos Agrícolas” é um artigo que apresenta uma revisão bibliográfica sobre os sistemas de recolhimento e devida destinação das embalagens de agrotóxicos, resíduos estes passíveis de logística reversa. A preocupação é com relação ao descarte correto desses dejetos que foram, por longos anos, descartados ou reaproveitados de maneira indevida, gerando contaminação ambiental, humana e animal, segundo relatam as autoras.

Sobre a participação no Simpósio, as alunas Paloma e Rafaela contam que é a primeira vez que participam ativamente em um evento acadêmico nacional voltado à Engenharia de Produção. A iniciativa nasceu da professora Simone Maria Klok, que orientou as acadêmicas quanto sua performance no SIMEP. Paloma conta que a seleção foi rígida: de 410 trabalhos recebidos apenas 280 foram selecionados, incluindo artigos nacionais e até participação internacional.

“Participar em eventos nacionais agrega muito conhecimento, pois saímos da teoria e vivenciamos um mundo novo. Estando lá tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra com um dos maiores engenheiros de produção do Brasil. Realmente são momentos que devem ser incentivados cada vez mais pela faculdade para que todos participem.” – comenta Paloma Guimarães.

Dentre a participação em cursos, visitas técnicas, palestras e cursos de oratória, Rafaela argumenta que o SIMEP abriu portas, pois os profissionais e professores participantes do simpósio ficaram interessados com o tema do trabalho apresentado pela sua relevância de estudo. Sendo assim, as autoras receberam um convite para publicarem seu artigo em um capítulo do e-book da Editora Stellata: Coletânea Brasileira de Engenharia de Produção. A previsão da publicação está prevista para o segundo semestre de 2019.

“Para mim, participar de uma experiência assim foi muito importante, pois criei laços profissionais com pessoas de diferentes partes do Brasil. Meu interesse na produção científica só aumentou e incentivo a todos os alunos a começarem a participar de eventos acadêmicos desde o início da faculdade para que aproveitem as oportunidades que aparecem.” – explica Rafaela Zampier.

A Uniandrade, em seu compromisso com o fomento do conhecimento, parabeniza as alunas pela participação no VII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMEP 2019 e firma o compromisso de incentivar cada vez mais talentos brilhantes a participarem de eventos acadêmicos.