Alunos de Ciências Biológicas visitam a Barragem Piraquara I

Sob orientação do professor Dr. Denecir Dutra, os alunos do 6° e 7° períodos do curso de Ciências Biológicas da Uniandrade participaram de uma experiência muito interessante neste sábado, 23 de fevereiro de 2019.

A primeira aula de campo da disciplina de Geologia/Paleontologia foi realizada na Barragem do Cayuguava – Piraquara I, localizada na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. A atividade teve como objetivo a interpretação do meio natural e o aproveitamento dos recursos de forma sustentável, no caso dos recursos hídricos do reservatório da Barragem.

Alunos de ciências biológicas

Segundo o professor Denecir, a visitação é fundamental para a compreensão do abastecimento d’água para Curitiba e região metropolitana. O docente saliente que o local da barragem é Área de Proteção Permanente (APP) de Piraquara, ao qual se associa qualidade das águas dos mananciais. Argumenta ainda que a legislação vigente protege a Mata Atlântica da região pelo predomínio Geológico do Cristalino Paranaense, ou seja, os Mananciais da Serra.

Inaugurada na década de 80, a Barragem do Cayuguava foi a primeira grande Barragem de acumulação de água para abastecimento público do Paraná, construída com capacidade para 23 bilhões de litros de água. Logo, ela garante o abastecimento de água contínuo para cerca de 350 mil pessoas.