Conheça uma aula prática de Microscopia com Célula Vegetal

A curiosidade humana e o fantástico mundo científico apresentaram, dentre inúmeras outras descobertas, o microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. Com o avanço da tecnologia, foi possível observar as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos: a célula.

Pensando nisso, os alunos da disciplina de Fundamentos de Botânica, ministrada pela professora Daniela Imig, tiveram a oportunidade de montar suas próprias lâminas de microscopia com corte de células de cebola (Allium cepa L.).

Após o preparo das lâminas, os alunos pesquisadores fizeram as observações em microscopia e, ao mesmo tempo, interagiram com os calouros e veteranos de outros cursos, conforme comenta a professora Daniela:

É muito gratificante vê-los preparar o material e mais gratificante é ouvir o “uaaauuu prooofff….” quando eles começam a observar as estruturas e organelas.

A experiência vivenciada em aula se justifica pela importância do uso do microscópio pelo pesquisador, haja vista que, com o aparelho, foi possível estudar seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nu. Segundo pesquisas, o olho humano tem um limite de resolução de 0,2 mm. Abaixo desse valor não é possível enxergar os objetos sem o auxílio de instrumentos especializados.

Ainda, o diferencial dessa atividade consiste que o aluno pesquisador pode montar sua própria lâmina e levar para casa, podendo reutilizá-la para outras atividades, como outras aulas.