Ciência da Computação é 4 no Enade

O resultado das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 mostrou que o curso Ciência da Computação da Uniandrade registrou ótimos índices.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). Todas as instituições de ensino superior recebem uma nota para cada curso de 1 a 5, elas têm um grande impacto na educação superior brasileira, oferecendo informações importantes sobre qualidade das instituições superiores.

O Enade avalia a qualidade do ensino nas instituições, levando em conta o desempenho dos alunos em provas sobre conhecimentos gerais e temas específicos dos cursos, além de questionários e visitas técnicas que avaliam a infraestrutura das instalações e metodologias de ensino.

O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes dos semestres iniciais e finais sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências, para assim manter o controle de qualidade das instituições de ensino superiores e proverem excelentes profissionais ao mercado de trabalho.

A UNIANDRADE

Nossa instituição tem um ambiente que favorece a formação de excelência e isso vem refletindo nas avaliações do MEC.

Para o coordenador de curso, Edgar de Oliveira Cabral, a nota representa a assertividade estratégica usada no processo de ensino de acordo com o perfil dos estudantes da Uniandrade.

“Com um planejamento que se iniciou em 2015 realizando mudanças importantes na grade curricular, nas bibliografias, na metodologia e nas aulas em laboratório a nota 4 significa que todo um esforço anterior obteve um excelente resultado”, afirma o coordenador.

Ainda de acordo com a coordenação, a equipe de docentes se sente vitoriosa, mas não acomodada, pois agora a meta é atingir a excelência dentro dos padrões avaliativos do MEC alinhada com as novas demandas do mercado. “Esse planejamento começou já nesse ano, para iniciarmos em 2019 com um curso maior, mais forte e mais Uniandrade”, finalizou o coordenador.

COMO FUNCIONA O CONCEITO?

O conceito do Enade é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.

1- Insatisfatório
2- Ruim
3- Regular
4- Bom
5- Ótimo

POR QUE A NOTA É IMPORTANTE

Conhecendo e avaliando a nota do ENADE você consegue refletir sobre o currículo da instituição, estrutura de ensino, qualidade da formação como, por exemplo, o corpo docente e chances de uma boa colocação no mercado.

Com o resultado do curso você poderá comparar as instituições de ensino superiores disponíveis. Por isso, antes de decidir onde estudar é fundamental conhecer a nota que a instituição obteve no exame.

Para o mercado de trabalho, instituições de ensino superior que obtêm nota entre 4 e 5 nas avaliações do MEC, são melhores vistas tanta para contratação de profissionais quanto para realização de parcerias.

NO PAÍS
Em todo o Brasil, foram avaliados 10.570 cursos, sendo 10.054 presenciais e 516 de EaD, de 1.478 Instituições de Educação Superior. A cada ano o Enade se dedica a um ciclo avaliativo trienal.

O Conceito Enade foi calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017. É feito por estudantes ao final dos cursos de graduação para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante.