Novembro Verde

Criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, a homeopatia é um tipo de terapia liberada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que trata o paciente em sua totalidade, como uma medicina alternativa e complementar, para quase todos os tipos de doenças físicas e psicológicas.

Baseada em tratar os pacientes com substâncias diluídas para evitar a toxicidade dos medicamentos e estimular a reação orgânica para recuperação da saúde, a lógica dessa ciência é utilizar as mesmas substâncias que causam os sintomas das doenças para tratá-las.

A homeopatia é uma especialidade tanto na Medicina, como na Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, além de ser exercida por engenheiros agrônomos e mais recentemente por fisioterapeutas.

No mundo, essa terapia é praticada em mais de 80 países como Índia, França, Alemanha, Bélgica, Itália, México, Argentina, Suíça e Estados Unidos, além de possuir mais de 500 milhões de adeptos.

NO BRASIL
Em 21 de novembro de 1840 chegou ao Rio de Janeiro o médico francês Benoit Jules Mure, o responsável pela introdução da homeopatia no Brasil. Essa data ficou conhecida como o Dia Nacional da Homeopatia.

Aproximadamente 20.000 profissionais de saúde atuam com homeopatia no Brasil, estimando haver 10 milhões de usuários no país. A terapêutica é ofertada no sistema público de saúde desde os anos 1980 e foi oficialmente incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006 (Portaria MS n. 971/2006).

NOVEMBRO VERDE
Para destacar a data, um grupo de profissionais de saúde e usuários de homeopatia da Bahia, em 2014, criaram a iniciativa conhecida como Novembro Verde. De alcance nacional, ela visa destacar, promover e fortalecer o uso e o acesso da homeopatia à população no Sistema Nacional de Saúde brasileiro.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress