Conheça a importância das aulas de laboratório para o Curso de Física

Para garantir o pleno processo de ensino-aprendizagem dos alunos no Curso de Licenciatura em Física da Uniandrade, entre as metodologias utilizadas pelos professores devem haver abordagens tanto teóricas quanto práticas. Logo, as aulas de física no laboratório têm por objetivo implementar ações que melhorem o interesse dos estudantes pelo Curso, além de compreender visualmente os efeitos ocorridos nas experimentações.

Aliada à teoria, embasada em autores fundamentais às disciplinas cursadas, o Curso de Física utiliza o laboratório quase todo o semestre em suas experimentações. Os alunos conseguem colocar em prática grande parte do que aprendem na teoria e os professores ainda têm o auxílio de um técnico de laboratório, o que facilita muito na execução das atividades, além de permitir a elaboração de experimentos mais complexos.

Acredita-se que a prática dos experimentos mais complexos aprimoram a observação, a paciência e a curiosidade dos participantes, pois promove a participação em equipe e reflete a busca do diálogo e do entendimento coletivo em relação aos fenômenos observados.

Portanto, a importância do laboratório de física nas aulas práticas do Curso cumprem com sucesso os conteúdos previstos na matriz curricular, formando profissionais críticos e ativos em seu próprio processo de aprendizagem significativa e fomentando a conhecimento científico por meio de pesquisas fenomenológicas.