Criatividade é o destaque nos TCC’s de Design de Moda da Uniandrade

Criatividade é o destaque nos TCC’s de Design de Moda da Uniandrade. Essa afirmação se confirma ao analisar os diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em seus trabalhos de conclusão de curso no ano de 2019, que envolveram temáticas bastante diversificadas e inovadoras.

Através da indicação da coordenadora Christiane Buss, reunimos três interessantes trabalhos desenvolvidos, que retratam a experiência da moda em um clipe de música, a exploração da moda sensorial ante os desejos dos consumidores e a retratação da moda sob as necessidades da mulher cristã. Confira!

Coleção Fragmentos, Um Recomeço

O projeto proposto tem como objeto a criação e confecção de figurinos para um clipe musical, ou seja, a produção de peças de vestuário do gênero feminino que sejam condizentes com o sentimento que a letra da música em questão traz ao público.

As peças desenvolvidas deverão produzir forte e evidente apelo semântico, cuja origem é a música Pronta para partir, de João Pedro Moulin Castilho (2017), ao reproduz o sofrimento de uma pessoa que, depois de uma perda imensurável, se fragmenta. Seu processo de cura envolve o enfrentamento de seus medos, riscos de fracassos e a expectativa de um recomeço. O intuito é produzir uma comunicação visual com o público por meio do uso deliberado de técnicas de semiótica e da psicologia da moda.

 

O Mundo Açucarado de Maria Antonieta
  • Aluna: Lavínia Domeneguetti Pinheiro de Lima dos Santos
  • Professora Orientadora: Marcia Neuber

A coleção apresenta vestidos moda festa, explorando a moda sensorial, trabalhados os seguintes sensores: a visão, o tato, o olfato e o paladar. Utilizando como inspiração o Rococó e a paixão da Rainha Maria Antonieta pelos doces franceses, o objetivo é expressar e alcançar os desejos dos consumidores.

O Marketing Têxtil tem identificado que os consumidores envolvem, cada vez mais, na sua decisão de compra o toque, o cheiro, a intuição e a emoção para além do seu sentido visual. Em consequência disso, uma maior importância é atribuída à experiência ao ato da aquisição do vestuário, sendo cada vez maior o interesse por tecidos mais agradáveis ao toque, através das relações Icônicas, Indiciais e Simbólicas.

 

Moda Modesta
  • Aluna: Ávila Querén da Silva
  • Professora Orientadora: Christiane Buss 

O projeto inclui estudos sobre os desejos e necessidades da mulher cristã. Tendo em foco a modéstia, foram construídos vestidos que possam ser usados no trabalho, em passeios ou na igreja. Prezando a ergonomia da peça sem expor o corpo, a proposta é um vestido que possa ser utilizado em diversas ocasiões respeitando o que a Bíblia sagrada prescreve a respeito da modéstia.

Atualmente existe um grande público cristão que demanda um mercado maior que o existente. Essa falta de opção para que a mulher possa trajar-se de maneira discreta com elegância, houve a necessidade de trabalhar o tema da moda modesta: uma coleção voltada para peças que retratem o corpo feminino respeitando suas crenças.

 

Gostou? Então continue no nosso blog, e veja outras matérias relacionadas sobre Moda:

E se você também é uma peça criativa, conheça mais sobre o Curso de Design de Moda da Uniandrade clicando aqui.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress