Curiosidades sobre o sistema de Logística e Transporte no Brasil

Você pode não perceber, mas quase tudo o que está à sua volta passou pelo processo de fabricação e, posteriormente, pelo processo de transporte.

Desde roupas, alimentos e peças automotivas, até medicamentos, armamentos e órgãos humanos; tudo isso fez parte de um sistema estrategicamente pensado por profissionais de Logística.

Essencial para o funcionamento de empresas de diversos segmentos, a Logística brasileiras possui peculiaridades que a destaca de outros países.

Segundo estudos da Logistics Performance Index (2018), o Brasil aparece na 56° posição entre 160 países no Ranking de Logística do Banco Mundial, estando à frente de países como Filipinas (60°), Argentina (61º) e Ucrânia (66°).

Mas isso não é tudo: preparamos algumas curiosidades sobre o sistema de Logística e Transporte no Brasil que você vai se surpreender!

LOGÍSTICA PENSADA COMO ESTRATÉGIA DE GUERRA

Descobertas históricas apontam que a Logística já estava presente nos maiores exércitos dos tempos antigos.

A Civilização Minoica, surgida entre os séculos XXX e XC a.C., possuía documentos contábeis que relatavam estratégias de abastecimento de suprimentos durante a guerra, realizados por depósitos.

Os Romanos também utilizavam sistemas organizados de fluxos de fornecimentos, acompanhados por engenheiros, armeiros e mão de obra técnica.

Já os Mongóis (século XIII) utilizavam da disciplina e planejamento na divisão de seu exército. Diversos grupos eram segmentados para o transporte de bagagens, animais, suprimentos e armamentos.

Entretanto, nada foi tão avançado quanto o uso da Logística na Primeira e Segunda Guerra Mundial. Com o uso do transporte a motor por combustão e a inserção de tecnologias de comunicação, os processos estratégicos eram cruciais para garantir a segurança das tropas.

Como contribuição, houve o aperfeiçoamento da frota dos meios de transporte em todo o mundo, inclusive no Brasil.

MATURIDADE COMERCIAL NA LOGÍSTICA APENAS NA DÉCADA DE 90

Nos anos 60, o Brasil apresentava menor concorrência pela venda de produtos, já que estes possuíam vida útil mais longa. Com o avanço no desenvolvimento e na diversidade de bens oferecidos, os primeiros problemas de estoque começaram a surgir.

A solução para reposição, transporte e distribuição de produtos foi uma preocupação durante anos, pois a maioria dos processos eram manuais.

bannerpublicidade2

Foi apenas nos anos de 1990 que a Logística nacional obteve espaço e crescimento, de fato. Isso se deu ao processo de redução de alíquotas de importação, que impactou de forma profunda a maneira com que o brasileiro comprava seus produtos. 

Com as demandas aumentando em proporção, muitas empresas tiveram que adaptar-se ao novo cenário, na qual a agilidade era o fator incisivo.

Além disso, a abertura de mercado fez com que grandes empresas automobilísticas se instalassem no país, aumentando o consumo de bens e serviços, exigindo pessoal qualificado e estratégias de transporte e Logística mais sofisticadas e profissionais.

LOGÍSTICA: A MELHOR AMIGA DA BLACK FRIDAY

O brasileiro está aderindo cada vez mais às compras online. Dados da E-Commerce Brasil, um importante portal de fomento ao comércio eletrônico, revelam que de janeiro a dezembro de 2019 houve um crescimento nominal de 23% nas vendas pela internet, em relação ao mesmo período do ano anterior. A preferência do consumidor inclui moda, cosmética, eletrônicos e eletrodomésticos.

Tendo em conta que o e-commerce movimenta um faturamento bilionário no Brasil, a reputação do vendedor é um fator essencial de convencimento aos seus clientes.

Por isso, o papel da Logística é imprescindível nesse setor econômico, já que deve cumprir com os prazos e entregas dos produtos em tempo hábil e perfeito estado, atendendo às expectativas dos consumidores.

A E-Commerce Brasil ainda disponibiliza a Top Ecommercer Ranking Reports, um levantamento a nível global com as empresas líderes em vendas pela internet. Confira a lista completa clicando aqui.

A LOGÍSTICA É UMA ÁREA CARENTE DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Apesar das diversas oportunidades de trabalho, bem como a crescente oferta de qualificação em cursos de graduação e pós-graduação em Logística, a área ainda carece de profissionais para atender todas a demanda do país. Destes, o setor que mais garante ascensão profissional está na função de Planejamento de Estratégia.

A causa para a busca constante nesse setor está no crescimento do e-commerce no Brasil. Segundo uma pesquisa de carreiras feita pela Revista Exame, em 2016, grandes empresas como Shell, IBM, Samsung, Unilever, Ambev, Pepsico Johnson & Johnson possuem os melhores salários para essa função.

A faixa média de salários está entre R$ 7.481 e R$ 10.600 para o cargo de gerente de logística. Por isso é importante investir no constante aperfeiçoamento profissional, já que o mercado na área de Logística está repleto de oportunidades por ser tão essencial na sociedade.

COMO CURSAR LOGÍSTICA?

A Uniandrade, uma das maiores referências em ensino superior do país, disponibiliza o curso de graduação presencial em Tecnólogo em Logística, na qual habilita seus tecnólogos a gerenciar os processos logísticos, aprendendo a supervisionar o recebimento, armazenamento, movimentação e a carga e descarga de materiais de diferentes naturezas.

Para saber mais, clique aqui.

Agora, se você é formado, mas pretende atuar nas diversas áreas relacionadas à logística empresarial, o MBA em Logística e Distribuição é perfeito para o seu perfil. Com esta especialização, você obtém o conhecimento das referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Logística Empresarial; como processos, capital humano, produtividade e custos logísticos.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça agora.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress