Direito: tenha uma carreira de destaque

Você já pensou em cursar Direito? Ser advogado, advogada ou até mesmo um juíz ou juíza? Então vem comigo que vou te contar mais sobre esta área incrível

O curso de Direito forma profissionais para atuar nos mais diferentes ramos do campo jurídico. Os advogados (as) podem atuar tanto em empresas privadas, quanto no setor público.

Você sabia que…

Direito é um dos cursos mais procurados pelos calouros? Isto porque a profissão é uma das mais antigas e tradicionais que existem. Tanto que muitas crianças crescem com o sonho de serem advogados ou advogadas. 

 

O que se aprende no curso de Direito?

A graduação de Direito confere aos formandos as competências necessárias para aplicar as normas jurídicas vigentes no país. 

O formando irá adquirir habilidades para organizar as relações entre as pessoas ou entre grupos sociais.

 

Como é a grade curricular de Direito?

A grade curricular de Direito é composta em sua maioria por disciplinas teóricas, visto que o acadêmico precisa ter contato com muitas leis, artigos, constituições e todo tipo de conteúdo jurídico. 

Em algumas disciplinas o conteúdo pode ser abordado de maneira mais prática, com júris simulados e/ou estudos de caso.

A maioria das disciplinas de Direito dá ênfase à área de Ciências Humanas, visto que essa graduação estuda o comportamento humano, as relações sociais e o papel da lei nessas relações.

Foto: acervo Canva - advogados
Foto: acervo Canva

Em quais segmentos o profissional de Direito pode atuar?

O curso de Direito abre um leque de opções para o profissional atuar. Entretanto é importante destacar que um bom advogado, uma boa advogada, precisa estar em constante processo de aprendizagem visto que a cada ano existem muitas novidades na área.

Para advogar, o profissional precisa passar na prova da OAB – Ordem dos advogados do Brasil. Além de advogar, o formando de Direito pode optar por outras atuações dentro da carreira jurídica. 

Com a carreira voltada para advocacia, o profissional irá atuar em prol da defesa de interesses de pessoas físicas ou jurídicas. Podendo escolher um segmento, aquele que mais gosta ou com o qual mais se identifica para se especializar.

Será necessário realizar algumas especializações para dominar a área escolhida. Algumas das opções de atuação são:

  • Direito civil.
  • Direito penal.
  • Direito trabalhista.
  • Direito tributário.

Além disso, o profissional poderá atuar em órgãos públicos de nível municipal, estadual ou federal. As opções são:

  • Advocacia pública.
  • Delegacia de polícia.
  • Magistratura.
  • Ministério público.
bannerpublicidade1

Perfil de um profissional de Direito

Algumas habilidades necessárias para um profissional de Direito são:

GOSTAR DE LEITURA

É indispensável que o acadêmico adquira o hábito da leitura, pois essa prática será necessária durante toda a profissão. Ao longo da graduação, o estudante irá ler muitas leis, muitos livros jurídicos, na sua maioria extensos e volumosos. E durante a profissão o acesso aos processos, também, será via leitura.

GOSTAR DE COMUNICAÇÃO

O profissional de Direito precisa gostar de comunicação e ter facilidade de se fazer entender. Em geral, esses profissionais são ótimos oradores, já que terão que atuar em defesa de interesses. Deve possuir bons argumentos e dominar a linguagem oral, pois isto é fundamental para se obter sucesso nessa área.

GOSTAR DE ESCREVER

“Mas além de ler, é preciso escrever?” Sim! Durante a graduação, o estudante pode praticar a escrita e domínio da gramática, pois no exercício da profissão muitas defesas e processos precisarão ter uma versão escrita.

SER CAMPEÃO DE ARGUMENTAÇÃO

Claro que esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a prática. Contudo é indispensável que o profissional de Direito tenha uma capacidade argumentativa aguçada. Estudar as leis, dominar a área sempre ajudam a elaborar bons argumentos.

HÁBITO DE FAZER PESQUISAS

O profissional que adquire o hábito de pesquisar tem garantia de sucesso. Saber onde pesquisar e ter boas referências fazem muita diferença na prática profissional do advogado (a). As pesquisas também exercitam a memória, que é uma aliada crucial para o sucesso desse profissional.

VISÃO ANALÍTICA

O profissional de Direito precisa treinar sua visão analítica, encontrando pontos que ninguém mais viu e vislumbrando possibilidades de defesa nos mínimos detalhes.

Percebe que essas são características que podem ser adquiridas? Por isso, se o seu desejo é obter sucesso na sua carreira e destacar-se nesse meio tão disputado, adote os comportamentos necessários para tal e faça com que esses comportamentos se tornem parte da sua personalidade.

Foco e determinação são os primeiros passos que um graduando de Direito precisa apresentar para desenvolver o perfil da profissão.

Foto: acervo Canva - símbolo de Direito
Foto: acervo Canva

 

Direito na Uniandrade

A graduação de bacharel em Direito na Uniandrade tem duração de 5 anos e é ofertada na modalidade presencial.

Estude na modalidade presencial

A modalidade presencial é perfeita para o aluno imergir no mundo acadêmico, focando completamente em sua formação. É ideal para estimular o relacionamento interpessoal, pois o contato com os colegas e professores é maior, potencializando as chances de construir um networking consistente.

 

Nota máxima pelo MEC

A graduação em Direito da Uniandrade possui nota máxima no MEC.

Formar-se em um curso de nível superior que possui a nota máxima no MEC, confere destaque ao diploma e confiança na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Revista Jurídica da Uniandrade

A Uniandrade possui um programa institucional de iniciação científica que favorece o contato dos acadêmicos com atividades de pesquisa desenvolvidas na própria Uniandrade. A Revista Jurídica da Uniandrade, com nota B1, também publica artigos científicos produzidos pelos próprios alunos.

 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o curso de Direito?

Então, não adie o seu sonho de ser um advogado ou uma advogada! Faça o vestibular da Uniandrade e inicie sua jornada rumo a um futuro de sucesso!

Aproveite para navegar pelo Blog | Uniandrade e conheça mais sobre a instituição!

 

 

Leia mais em:

Graduados em Direito e a obrigatoriedade da OAB

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress