ENCCEJA 2018

O que é?

O ENCCEJA (Exame para certificação de competências de jovens e adultos) é um exame totalmente gratuito e voluntário que serve para conceder certificados de Ensino Fundamental e Médio para pessoas que não tiveram a oportunidade de realizar seus estudos na idade adequada.

Quem pode fazer?

Para ter direito a fazer a prova, basta ter a idade mínima exigida e não ter concluído os estudos, ou seja, para fazer a prova ENCCEJA 2018 você tem que ter no mínimo 15 anos completos para fazer a prova do Ensino Fundamental, e 18 anos ou mais – completados até a data da prova – para fazer a prova do Ensino Médio.

Como é a prova?

A prova ENCCEJA 2018 é composta por 30 questões em cada caderno e uma redação, os cadernos têm uma um total de 200 pontos e a redação 10.

Para conseguir a certificação candidato tem que tirar no mínimo 100 pontos em cada caderno e 5 na redação.

Caso não tire 100 em todos os cadernos o candidato pode pegar a declaração parcial de proficiência para ter o aproveitamento das matérias que passou.

Impressão do cartão

O cartão de inscrição ENCCEJA 2018 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira na página do participante.

O cartão de confirmação contém informações importantes como:

• Número de inscrição;
  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data, hora e local (endereço, cidade, bairro, sala, bloco) das provas.

Além disso, o cartão ainda informa quais as matérias que você escolheu para fazer as prova e se vai fazer a do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

O cartão de confirmação ENCCEJA 2018 não é obrigatório no dia do exame, porém é importante que o candidato o leve para ter todas as informações em mãos, além de conseguir conferir na sala o nome e o número de inscrição.

Local de prova

Para ver o local de Prova ENCEEJA 2018, o candidato pode acessar a página do participante http://encceja.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, informar o CPF e a senha.

Recomendações

• Confira no edital todos os objetos que são e que não são permitidos levar na prova;
  • É permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Leve o cartão de confirmação de inscrição, do qual constam informações como número, data, hora, local de realização das provas;
  • Preste atenção à documentação válida para comprovar sua identidade: RG, CNH, por exemplo;
  • Confira sempre suas informações pessoais no cartão-resposta;
  • Preste bastante atenção às indicações dos aplicadores e sanar suas dúvidas.

Boa sorte!