blog meninas

Estudar com um amigo é melhor!

Há quem diga que estudar sozinho é bom, mas hoje selecionamos a história de duas amigas que provam que estudar com um amigo é melhor. Viviane Laskoski e Laryssa Ronchi são amigas há 20 anos e ingressaram juntas no curso de bacharelado em Direito do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade.

Viviani Laskoski e Larissa Ronchi em seu primeiro dia de aula no Centro Universitário Campos de Andrade - Foto: Arquivo pessoal Larissa.
Viviane Laskoski e Laryssa Ronchi em seu primeiro dia de aula no Centro Universitário Campos de Andrade – Foto: Arquivo pessoal Larissa.

As futuras advogadas se conhecem desde 2003 e estudam juntas desde o jardim de infância. De lá para cá a história delas só se fortaleceu, compartilhando conquistas, medos, anseios e sonhos. Viviane nos conta que cursar direito “era algo que a Lary sempre soube que eu queria fazer e que no decorrer da vida dela também fez sentido pra ela fazer, aproveitando “a deixa’ uma da outra nós duas decidimos começar, porque uma deu o pontapé inicial.”

Juntas da creche até a faculdade

Sabe-se que a jornada acadêmica é exaustiva, por inserir o acadêmico num ambiente novo, com diversos conteúdos para aprender, leituras para realizar e desafios que todo estudante universitário já está familiarizado. Porém essa rotina essa rotina se torna mais fácil ao lado de um amigo em quem se apoiar e ter aquela motivação para continuar.

Laryssa compartilha que: “como a gente já se conhece há muito tempo, fizemos o ensino médio juntas, fizemos a creche juntas, fica mais fácil porque a gente já tem a companhia de trabalhos, a gente já tem a companhia de estudos e duas cabeças pensantes é melhor do que uma, e a forma de uma aprender auxilia a outra a estudar. Como nós temos esse vínculo há muito tempo ficou mais fácil. Quando eu não entendo alguma coisa, a Viviane me explica e quando a Viviane não entende eu vou lá e explico para ela.

Viviani e Larissa na creche, há 20 anos. Ao lado, elas durante o ensino médio Foto: Arquivo pessoal Viviani.
Viviane e Laryssa na creche, há 20 anos. Ao lado, elas durante o ensino médio Foto: Arquivo pessoal Viviane.

Falta de interesse gera desistência

Dados do INEP de 2021, apontam que de 3.944.897 estudantes ingressantes no ensino superior, apenas 1.327.188 conseguiram concluir o curso.

Segundo o PNAD Contínua Educação – 2019, entre os principais motivos de desistência ou evasão no ensino superior,  está a falta de interesse pelo curso escolhido. Um dado que é relevante para quem atua no ensino superior. Pois esta falta de interesse pode sim acontecer pela falta de incentivo e apoio dentro da própria sala de aula.

Tendo em vista o quão significativo é o estímulo e apoio pelo vínculo afetivo entre amigos dentro do ambiente universitário, a Uniandrade lançou o Programa Indique um Amigo, como uma forma de os amigos se ajudarem na conquista do diploma.

Assim como a Viviane e a Laryssa que se sentem muito mais motivadas por ter a companhia uma da outra.

“Ter um amigo nos estudos aumenta, sim,  a motivação. Porque estar no mesmo curso ou na mesma faculdade, a gente se ajuda pra ir e pra vir, pra tudo. Nos reunimos em casa para estudar para provas e trabalhos. Então a motivação é 100%,” diz Viviane.

Larissa e Viviani durante apresentação em equipe para a disciplina de Dir. Constitucional, na Uniandrade. Foto: arquivo pessoal Viviani.
Laryssa e Viviane durante apresentação em equipe para a disciplina de Dir. Constitucional, na Uniandrade. Foto: arquivo pessoal Viviane.

Estude com seu amigo na Uniandrade

O Programa Indique um Amigo da Uniandrade, é um diferencial para quem também gostaria de estudar com seus amigos. O programa oferece duplo benefício para os participantes: quem indica recebe um prêmio em dinheiro que pode chegar a R$ 400,00 por matrícula e o aluno indicado recebe descontos especiais em toda a graduação.

São 3 instituições parceiras e as condições são muito promissoras. Para participar e saber mais sobre o programa acesse o site: comunidademultiplicador.com.br ou acesse o site da Uniandrade e clique no botão INDIQUE E GANHE  na parte superior da página.

Uniandrade conta com ampla infraestrutura, laboratórios e estacionamento gratuito. Foto: Uniandrade.