Estudo X trabalho

Quem concilia trabalho e estudo sabe que foco e dedicação são fundamentais para não deixar o cansaço atrapalhar o rendimento. Apesar de ser uma tarefa desgastante, a dupla jornada é algo muito comum para os brasileiros, pois boa parte dos estudantes universitários também exercem alguma atividade remunerada, por diversos motivos.

Incorporando alguns hábitos à rotina, fica mais fácil identificar quais são os maiores vilões da produtividade e combatê-los, para não atrasar nenhuma atividade.

Fizemos uma listinha com algumas dicas que vão ajudar os universitários de plantão a conciliar tudo (sem os surtos, hein).

Vamos lá?

Saúde em primeiro lugar, sempre!

Por conta das diversas tarefas exigidas no trabalho e na faculdade, manter uma vida saudável pode ser considerado um grande desafio. Se você sempre usa a desculpa “não tenho tempo” para as necessidades básicas da vida, como beber água, fazer as refeições no horário certo ou praticar exercícios, entenda que esses hábitos precisam mudar imediatamente.

Uma mente e corpo saudáveis oferecem a energia que você precisa para enfrentar a semana. Então, mantenha uma garrafa de água na mochila ou em sua mesa de trabalho, compre ou leve frutas frescas, opte por subir e descer escadas ao invés de pegar o elevador e, para você ver que existem diversas possibilidades, desça em um ponto de ônibus antes do seu destino e caminhe.

“Organização” é a palavra-chave

Não tem como fugir dessa palavrinha, ela está presente em todos os instantes da nossa vida: na consulta que agendamos, na ida ao cinema, no almoço com amigos e, claro, nos serviços exigidos pela empresa e na entrega dos trabalhos da faculdade.

A ideia é que você trabalhe com as prioridades. As frases “O que preciso fazer hoje?” e “Quando devo entregar essa demanda?” precisam estar sempre em primeiro plano. Assim, você não se descuida, causa uma excelente impressão e ainda consegue permanecer fiel aos seus objetivos.

Não abandone outros momentos da sua vida

Sair da zona de conforto para entrar numa rotina repleta de adrenalina é um grande passo em direção ao futuro, mas não pense que toda hora livre deve ser preenchida por mais estudo ou trabalho. Pelo contrário, depois de gerenciar seu tempo durante a semana e grande parte do final de semana, tente sempre tirar uns momentos para curtir seu bichinho de estimação, sua família e sua casa.

Abrir mão daquilo que faz a gente sorrir é o pior erro para cometer nessa jornada. Faça amizades, permaneça ao lado de pessoas que desejam o seu sucesso, leia um livro de ficção, beba uma xícara de chocolate quente em um dia de frio, faça pequenas viagens, sinta a natureza, coma folhas verdes e não esqueça que amanhã pode ser segunda, mas você precisa tratar a vida como se fosse sexta.

Pense no EaD como uma possibilidade

Os cursos EaD, ou de Educação a Distância, são aqueles que oferecem para o aluno a oportunidade de estudar de onde quiser, quando puder. Talvez um dos maiores benefícios do para os alunos que precisam saber como conciliar trabalho e estudo seja a flexibilidade que esse tipo de curso oferece.

Afinal, você pode assistir à aula a qualquer momento, de acordo com o que foi estabelecido no seu cronograma de atividades. Além disso, tempos perdidos na rotina, como o caminho do trabalho para a faculdade, podem se transformar em mais horas de estudo quando você opta por fazer um curso a distância.

Vale lembrar que os cursos EaD oferecem a mesma qualidade de ensino do que um curso presencial.

Confira na matéria abaixo como melhorar o seu rendimento no EaD!

É isso aí! Esperamos que tenha gostado!

Conheça os nossos diferenciais e inscreva-se já!