FIES 2021- Confira os período de inscrições para o 2º Semestre!

As inscrições para o Fies começam hoje (27) e acabam na sexta-feira (30). Confira os prazos, as regras, o que é e como funciona!

O que é?

Criado pelo governo federal em 1999, o Fies,  Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do  Ministério da Educação. Como o nome já diz, oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas, facilitando o ingresso a pessoas que não possuem condições de pagar uma mensalidade integral.

Quem é aprovado e participa do programa, ao final do curso o estudante terá de pagar a dívida.

Por conta das reformulações feitas no programa ele passou a ser chamado como Novo FIES, e suas mudanças vieram com o objetivo de oferecer um acesso mais amplo aos estudantes para o ensino superior. A partir dessa nova fórmula surgiram duas formas do financiamento, veja:

• Modalidade Fies ou Modalidade l

Financiamento feito diretamente do governo ao estudante com renda mensal familiar de um a três salários mínimos, que possui baixo custo e taxas de juro zero.

• Modalidade P-Fies ou Modalidade ll e lll

Já nesta categoria o financiamento é ofertado pelas instituições financeiras, porém com recursos públicos, tornando um financiamento mais barato do que o mercado, e com juros variáveis. Para participar desta modalidade a renda mensal familiar deve ser de até cinco salários mínimos.

Como funciona? Quem pode participar?

Os candidatos que participaram das edições do Enem entre os anos de 2010 e 2020, que obteve 450 pontos ou mais na prova de conhecimentos e nota superior a zero na redação, e não ter participado como treineiro.

Diferente dos outros anos no segundo semestre, este ano são 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos. Para se inscrever você pode escolher até três opções de curso/instituição/turno, por ordem de preferência.

As regras para o processo seletivo são:

• Cursos prioritários: da área da saúde, engenharias, formação de professores e com notas 4 e 5 no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
  • Prazo para pagamento: no mês seguinte à conclusão.
  • Pagamento de juros: durante o curso em forma de boleto único emitido pela Caixa Econômica Federal, juntamente com a parte da mensalidade do aluno.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quem pode participar do processo seletivo para o FIES, deve estar querendo saber sobre os prazos de cada etapa do processo, certo? Então confira:

Inscrições: 27 a 30 de julho

Resultado da Pré-Seleção: 3 de agosto

Complementação da Inscrição: 4 a 6 de agosto

Nesta etapa os estudantes têm cinco dias úteis para entrar em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação.

Após a análise o estudante terá 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies e finalizar o contrato.

Pré-Seleção dos candidatos da Lista de Espera: 4 a 31 de agosto.

É importante que o candidato pré-selecionado na lista de espera fique atento no portal do Fies.

E aí conseguiu sanar todas as suas dúvidas sobre o FIES? Então bora realizar sua inscrição e boa sorte!!

Ah, e para que você não perca datas importantes como esta nos acompanhe nas redes sociais https://www.instagram.com/uniandradeoficial/