Fique por dentro das Olimpíadas de Tokyo 2020 e as Paraolimpíadas de 2021

Achou estranho Tokyo 2020? Caso não se lembre, os jogos olímpicos eram para ocorrer no ano passado, porém por conta da pandemia do Covid-19 foram adiados para este ano, mas a logo e o nome permaneceram com o de 2020, portanto quando ver Olimpíadas de Tokyo 2020 não está errado!

Mas e aí, você já fez o estoque de pipoca e preparou seu cantinho pra ficar ligado nas Olimpíadas? Não? Então corra, pois nesta sexta feira dia 23 às 8h acontece a abertura oficial!!

Porém antes da abertura oficial, já aconteceram alguns jogos no dia 21 (quarta-feira), como os jogos de Baseball/ Softball e de Futebol Feminino.

No baseball os times que se enfrentaram foram:

• Austrália 1 X 8 Japão
  • Itália 0 X 2 Estados Unidos
  • México 0 X 4 Canadá

Já no futebol, aconteceram mais jogos:

• Grã Bretanha 2 X 0 Chile
  • China 0 X 5 Brasil
  • Suecia 3 X 0 Estados Unidos
  • Japão 1 x 1 Canadá
  • Zambia 3 X 10 Países Baixos
  • Austrália 2 X 1 Nova Zelândia

E hoje (22), confira:

Baseball/ Softball

• Estados Unidos 1 X 0 Canadá
  • México 2 X 3 Japão
  • Itália  0  X  1  Austrália

Futebol Masculino

• Egito 0 X 0 Espanha
  • Nova Zelândia 1 X 0 República da Coreia
  • México  4 X 1  França
  • Costa do Marfim  2 X  1 Arábia Saudita
  • Argentina 0  X 2 Austrália
  • Honduras 0 X 1 Romênia
  • Japão 1 X 0 África do Sul
  • Brasil  4 X 2 Alemanha

Por algum acaso você já se perguntou quantos esportes fazem parte da competição? Bora descobrir?

Este ano são mais ou menos 12.750 atletas em geral, sendo 301 brasileiros, e dos 46 esportes 35 terá a representação brasileira. Confira os esportes que fazem parte das olimpíadas:

• 3×3 Basquete
  • Pólo aquático
  • Levantamento de peso
  • Luta livre

E aí você sabia que tinha tanto esporte assim? Para saber sobre cada esporte e ficar por dentro do calendário e pontuação das competições acesse: https://olympics.com/tokyo-2020/en/

E sobre as Paraolimpíadas, você já sabe quando vai acontecer? Não?

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam no mês de agosto, dia 24, e se encerram no dia 5 de setembro com 24 modalidades. Veja:

• Atletismo: Deficiência física e visual;
  •  Basquete em CR: deficiência Físico/motora;
  •  Bocha: elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas;
  •  Canoagem: deficiência Físico/motora;
  •  Ciclismo: deficiências visual, físico-motora e paralisia cerebral.
  •  Esgrima em CR: deficiência motora.
  •  Esportes de Inverno: deficiências físicas ou visual.
  •  Futebol de 5: deficiência visual.
  •  Futebol de 7: Paralisia cerebral.
  •  Goalball : Deficiência Visual.
  •  Halterofilismo: deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura e paralisados.
  •  Hipismo: deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura, deficientes visuais e paralisados.
  •  Judô: deficiência visual.
  •  Natação: deficiências físico-motora, visual, intelectual.
  •  Parabadminton: deficiência física.
  •  Parataekwondo: deficiências física e baixa estatura, intelectual, visual e auditiva.
  • Remo: deficiências física e visual.
  •  Rúgbi em CR: Tetraplegia e equivalentes.
  •  Tênis de Mesa: deficiência físico- motora.
  •  Tênis em CR: deficiência locomotiva.
  •  Tiro com Arco: amputados, paralisados, paralisados cerebrais, doenças disfuncionais e progressivas, lesionados da coluna e múltiplas deficiências.
  •  Tiro esportivo: deficiência física.
  •  Triatlo: cadeirantes, amputados e deficientes visuais.
  •  Vôlei sentado: deficiência física e de locomoção.

Conheça um pouco sobre alguns esportes:

Atletismo

São disputadas provas de pista (velocidade, meio fundo, fundo e saltos) e de rua (maratona).

Basquete em CR

São 5 jogadores de cada time e as mesmas regras do basquete olímpico, porém cada jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques de dedo na cadeira.

Goalball

As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas, que exercem ao mesmo tempo a função de arremessador e defensor. O objetivo do jogo  é balançar a rede adversária.

Você sabia…

Pela segunda vez na história os refugiados participarão das paraolimpíadas. Em 2016 foram dois atletas e desta vez serão seis: Ibrahim Al Hussein, Alia Issa, Anas Al Khalifa, Abbas Karimi, Shahrad Nasajpour e Hakizimana, que representaram  quatro países, disputando em 4 categorias: natação, atletismo, canoagem e taekwondo.

Gostou de ficar por dentro do que está rolando sobre as Olimpíadas e Paraolimpíadas? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais em?

Ah e mais uma coisa, nesta sexta-feira (23), mesmo dia da abertura oficial dos Jogos Olimpicos, o Coordenador do curso de Educação Física aqui na Uniandrade fará um bate-papo com alguns treinadores de atletas olímpicos, para falar sobre as olimpíadas e paraolimpíadas. E sabe o melhor? Um deles vai falar DIRETAMENTE do JAPÃO!!!

Gostou? Fique atento em nossas redes, que logo postaremos mais informações sobre.

Aproveite também para conhecer o curso de Educação Física da Uniandrade acessando nosso site.

Além da excelente grade curricular sempre acontecem eventos com palestras importantíssimas para a formação completa e qualificada do aluno!