Hashtags e hiperlinks – O que são? Para que servem? Como usá-los ?

Você utiliza redes sociais (quem não usa?), com certeza já ouviu falar, leu ou utilizou as hashtags.

Mas o que de fato são as hashtags? Você realmente sabe a função da hashtag ou apenas usa porque todo mundo usa?

Se você ficou com dúvidas em relação ao dito acima, vem com a gente que vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre hashtags e ainda selecionamos algumas dicas para você utilizá-las de maneira assertiva. 

Leia mais em: 

Língua Portuguesa: Oralidade versus Escrita – Confira algumas dicas úteis da nossa língua! | Uniandrade

Você sabe o que são Soft Skills? Confira 5 comportamentos essenciais dentro de soft skills | Uniandrade

Mapa Mental: uma ótima técnica para o aprendizado | Uniandrade

O uso de hashtags tornou-se muito comum nos últimos anos. O famoso símbolo utilizado para o jogo da velha, tornou-se uma ferramenta de marketing nas redes sociais e possui adeptos em toda a vastidão da internet. Mas você sabia que a hashtag não é o símbolo do jogo da velha? Pois é, muita gente confunde! Porém o símbolo faz parte da hashtag e leva o nome de cerquilha.

Foi depois do Twitter que o uso de hashtags tornou-se comum, conquistando muitos adeptos. E quem não faz o uso de hashtags nas redes sociais, hoje em dia, não é mesmo?

A hashtag é um modo de transformar a palavra, frase ou expressão em um hiperlink que leva o internauta para outras páginas com publicações relacionadas ao tema.

Mas afinal, qual o significado de hashtag?

Segundo o dicionário da Oxford, hashtag é palavra ou expressão precedida do símbolo da cerquilha, cujo objetivo é identificar tópicos da mensagem abordada.

Mas além disso, as hashtags tornam-se hiperlinks ao serem publicadas, o que leva o internauta para outras páginas que abordam o tema da publicação mais a fundo ou trazem temas relacionados à publicação.

Você não sabia disso? Pois é, se o internauta publicar uma foto no Instagran, por exemplo, com a hashtag #Parabéns, quem visualiza a publicação pode clicar sobre a hashtag e ter acesso à cartões de aniversário, por exemplo.

Como usar as hashtags de maneira assertiva?

Pode parecer muito simples utilizar as hashtags e inseri-las nos seus posts, porém como qualquer outro recurso, para ter o efeito desejado é necessário saber o que fazer bem como o que não fazer.

  • Não utilize frases extensas nas hashtags

O objetivo da hashtag é auxiliar o leitor a identificar o que você escreveu a partir de palavras ou expressões chaves do seu conteúdo. Por isso, a primeira dica é: não escreva muita coisa na sua hashtag. Como assim? É simples: procure sintetizar o que você quer dizer é prefira uma palavra a uma frase inteira. 

#vivaosoleomardoverão X

Sempre que for usar uma hashtag, portanto, você deve utilizar o caracter “#” e escrever uma frase corrida, sem espaços ou acentos.

Se você escrever uma frase inteira na hashtag, as palavras vão fundir-se umas às outras, dificultando a leitura e  o internauta não vai entender o que você quis dizer. A mensagem deve ser clara, de modo que ao passar os olhos pela tela, o leitor consiga identificar as mensagens em destaque sem esforço.

  • Não separe uma frase inteira 

Da mesma forma que juntar tudo numa única hashtag prejudica a leitura, separar uma frase inteira, também dificulta a leitura e prejudica o entendimento do leitor sobre o que você pretende dizer.

#viva #o #sol #de #verão X

Além de ficar ruim de entender a mensagem, fica desagradável visualmente. E se o objetivo era passar uma mensagem, essa separação não garante a eficiência da transmissão da mensagem.

  • As hashtags devem estar relacionadas à sua publicação

Muitas vezes a pessoa quer encher de hashtags e com isso pode acabar exagerando, colocando coisas além do tema da publicação ou que não possuem muita relação com o tema.

Isso é negativo, pois apesar de as hashtags servirem para elencar os principais tópicos do post, se existir uma grande quantidade de hashtags juntas, o internauta pode ficar confuso, principalmente, se as hashtags levarem para páginas que não possuem relação com o tema abordado.

  • Sempre preste atenção na ortografia

Mesmo sendo as hashtags utilizadas nas redes sociais, que na sua maioria, são informais, a ortografia deve ser levada em consideração.

Esteja sempre atento para não publicar nada com a grafia incorreta, pois isso pode descredibilizar quem publicou o post. Uma dica legal para evitar os errinhos ortográficos, é sempre revisar a publicação antes de postar e mesmo  depois de postar, entrar na página novamente para conferir se não deixou passar nada.

Legal, não é mesmo?

Agora que você sabe mais sobre as hashtags, vamos aproveitar e falar também sobre os hiperlinks.

Com certeza você sabe o que são os links ou hiperlinks, não é mesmo?

Link ou hiperlink nada mais é que aquela frase sublinhada e colorida que aparece no texto e ao clicar sobre ela, o leitor é direcionado para outra  página, que aborda um conteúdo relacionado ao tema em questão.

Só isso? Sim, mas o hiperlink também pode aparecer em formato de imagem gráfica  de forma a atrair a atenção do internauta para a página que você deseja.

Para que serve o uso do hiperlink?

O emprego dos hiperlinks em um webtexto ou nas redes sociais, serve para criar elos entre os conteúdos desejados, conectando vários conteúdos e publicações.

Se você possui um blog, por exemplo, com os hiperlinks você consegue reter o internauta por mais tempo navegando pelo seu blog, pois vai conduzindo ele de um conteúdo para outro.

Como criar um hiperlink?

Se você gostou do conceito do hiperlink e está com muita vontade de adicionar vários hiperlinks nos seus textos e /ou publicações confira essa dica que selecionamos para você:

Para criar um hiperlink básico em um documento do Office, basta digitar o endereço de uma página existente e pressionar enter ou pressionar a barra de espaços. Se você quiser conferir mais algumas dicas de como fazer um hiperlink, clique aqui: 3 Formas de Inserir um Hiperlink

Além disso, você também pode criar links para arquivos existentes no seu computador, como endereços de e-mail ou trabalhos. Você pode usar a criatividade na hora de criar os hiperlinks e abusar na hora de escolher o estilo da fonte ou a cor do seu hiperlink.

No entanto, se você não deseja criar um hiperlink, mas apenas inserir um que já existe no seu webtexto ou na publicação, basta copiar o endereço eletrônico e colar. Você também consegue alterar o que está escrito no hiperlink para uma palavra que se adeque melhor ao texto.

Utilize links relacionados ao tema

Nem precisamos enfatizar que os links que você vai utilizar precisam ser coerentes com o tema abordado, né? Imagina que irritante seria selecionar um hiperlink em um texto que fala sobre flores  e o hiperlink ser de uma página de salgadinhos? Não faz sentido e pode ser negativo para quem realiza a postagem. 

E aí, curtiu saber  mais sobre hashtags e hiperlinks?

Agora é só arrasar nas suas publicações!

Se você gostou desse conteúdo, com certeza vai gostar de navegar pelo nosso Blog, pois nele há vários conteúdos informativos bem como muitas informações sobre a nossa instituição!

Siga-nos em nossas páginas nas redes sociais!

 








Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress