Trello e Asana – Você já conhece essas ferramentas de organização?

Com tanta tecnologia no mundo moderno, é esperado que existam softwares de organização. E com o intuito de facilitar o trabalho em equipe, potencializar a harmonização das tarefas, bem como o gerenciamento de prazos, foram desenvolvidas as plataformas digitais Trello e Asana, muito bem aceitas no mercado de trabalho.

Falaremos um pouco sobre essas duas plataformas digitais, para que você possa conhecê-las e torná-las parte da sua rotina de trabalho ou de estudos.

Leia mais em:

Mapa Mental: uma ótima técnica para o aprendizado | Uniandrade

Você sabe o que são Soft Skills? Confira 5 comportamentos essenciais dentro de soft skills | Uniandrade

Hashtags e hiperlinks – O que são? Para que servem? Como usá-los ? | Uniandrade

Ao trabalhar em equipe, as ferramentas Trello e Asana são muito úteis, pois auxiliam na organização das tarefas entre os membros do grupo. Elas são as que mais se destacam no meio profissional.

Além de auxiliar na organização das tarefas, essas duas ferramentas são ótimas para gerenciar os prazos e acompanhar o passo a passo do trabalho. É possível acessar os aplicativos pelo computador, tablet ou celular o que torna muito prático a adesão dessas ferramentas na sua rotina. Você pode visualizar as tarefas nela inscritas sempre que precisar e ter uma visão ampla do que cada membro da equipe está realizando.

Mas vamos por partes! Vamos falar primeiro sobre o Trello.

TRELLO

Com essa ferramenta de trabalho, você pode criar quadros, listas e cartões, personalizando-a ou expandindo-a conforme necessário. Isto faz com que, além de otimizar a organização das tarefas o Trello desenvolva o espírito colaborativo da equipe que é uma das competências essenciais da soft skills.

Sabemos que para gerenciar uma equipe é essencial que tudo esteja muito organizado. Desta forma, o Trello configura, gerencia e personaliza com rapidez e eficiência todo o fluxo de trabalho, reuniões, projetos, eventos e definição de metas. Sendo assim, é uma ferramenta que proporciona muitos benefícios positivos para a empresa.

Crie quadros com o Trello!

No Trello, como falamos, existem cartões que ajudam muito no sistema de organização. Neles você pode incluir atribuição de tarefas, cronogramas, métricas de produtividade e calendários.

No Trello, você também, visualiza o cronograma para o planejamento de projetos, gerindo melhor o tempo com o calendário. A formatação em tabela, fornece uma ampla visualização das tarefas. E as estatísticas podem ser inseridas no painel.

Viu só como é possível organizar as tarefas de forma bem prática em um só lugar?

 Agora vamos conhecer um pouquinho mais sobre o Asana!

Asana

A assim como o Trello,  o Asana é uma ferramenta de organização para você gerenciar melhor suas tarefas, bem como conectar-se com sua equipe, de forma que todos tenham acesso às informações do trabalho, possibilitando grande sintonia com base em uma única ferramenta organizacional.

O Asana possui vários recursos, como lista de tarefas, criação de times, chat colaborativo e quadro de projetos.

Essa ferramenta permite a criação de times dentro da empresa, bem como a facilidade de delegar tarefas, responsabilidades e projetos.

Nos quadros do Asana é possível criar cartões com diversas informações, inclusive anexos do google drive.

O Asana também disponibiliza calendários que facilitam o gerenciamento de datas e prazos. Além de contar com gráficos para acompanhar a evolução da equipe.

Legal, não é mesmo? Mas qual dos dois softwares é o ideal para você? Veja as principais diferenças!

As duas opções são ótimas para o gerenciamento de tarefas com a colaboração de todos os membros da equipe. Porém, as duas plataformas digitais possuem algumas diferenças entre si, possibilitando que você decida qual das duas é a melhor opção para você.

Sabemos que nem sempre a melhor opção para você é a mesma para outra pessoa. Por isso, compare as duas e veja qual melhor atende às suas necessidades, encaixando-a adequadamente à sua equipe.

  • Manuseio simples ou suporte mais diversificado?

O Asana possui mais funções que o Trello, disponibilizando vários elementos para você escolher. Como possui vários recursos, você vai descobrir todos eles conforme for navegando pelo software.

O Trello já possui um layout mais simples e objetivo, o que facilita a navegação do usuário pela plataforma. Pode ser considerada uma vantagem , para quem gosta de objetividade, pois o Trello disponibiliza os recursos necessários de forma simples o que torna sua utilização bem prática e rápida.

  • Variedade de recursos

Mas se você é uma daquelas pessoas que gosta de novos recursos, ama novidades e considera isso um excelente diferencial, vai gostar do Asana. Pois ele oferece uma grande variedade de opções dentro de sua plataforma, que podem deixar as tarefas personalizadas e atrativas visualmente.

  • Cartões iguais a post-its

O Trello tem uma grande sacada no layout, disponibilizando o quadro de tarefas como se fossem post-its, cada um sendo uma atividade a ser desempenhada por um membro da equipe. Essa configuração torna a localização das responsabilidades de cada um fácil e prática, mostrando a descrição da atividade e os prazos para cada tarefa.

Além disso, é possível organizar os cartões em tarefas a fazer, as que estão em andamento e também as que já foram concluídas. Essa organização otimiza muito a rotina, pois você pode priorizar as tarefas mais importantes ou as que estão mais perto do prazo determinado. Com isso é possível ter uma noção  visual do progresso das atividades que você está realizando.

  • Plataforma em inglês ou português?

Não podemos deixar de citar uma outra vantagem do Trello em relação ao Asana que é ter sua plataforma traduzida para o português. No entanto, se você domina o inglês, o Asana vai ser ótimo para você.

  • Conexão com outros sistemas

Uma das vantagens do Asana, é a possibilidade de conexão com outros outros serviços, o que torna o trabalho mais versátil e interativo.

  • Versão Gratuita versus Versão Paga

A última diferença que elencamos que pode ser decisiva na escolha de usuário, é que apesar de ambos os softwares possuírem versões pagas e gratuitas, a versão paga do Trello não difere tanto da versão gratuita. Já o Asana, apesar de disponibilizar vários recursos legais, a maioria deles é paga e o time na versão gratuita é limitada a 15 participantes por equipe.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre essas duas ferramentas organizacionais?

 Já decidiu qual delas é ideal para os seus objetivos? Seja para organizar seu ambiente de trabalho ou o seu grupo de estudos. Comece a utilizar e usufrua dos benefícios de conseguir gerenciar tudo sem perder prazos ou esquecer tarefas.

Se você curtiu esse conteúdo, aproveite para navegar pelo nosso blog para permanecer ligadinho nas novidades!

Siga nossas páginas nas redes sociais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress