Inteligência corporal-cinestésica e inteligência musical – Confira mais sobre essas duas inteligências!

Tanto a inteligência corporal-cinestésica quanto a inteligência musical fazem parte das inteligências múltiplas. Você já conhece a teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner? Essa teoria defende que o cérebro humano possui 8 tipos de inteligência e que cada pessoa possui pelo menos uma delas desenvolvida.

Hoje nós vamos falar sobre a inteligênciacorporal-cinestésica e também sobre a inteligência musical. Confira o conceito dessas duas inteligências bem como dicas para desenvolvê-las.

Leia mais em:

Inteligência linguística – Saiba mais sobre este tema! | Uniandrade

Inteligência lógico-matemática: de que se trata? Confira algumas dicas de como desenvolvê-la! | Uniandrade

O que são testes vocacionais? Eles realmente funcionam? | Uniandrade

O que é a inteligência corporal-cinestésica?

A inteligência corporal-cinestésica diz respeito à conexão entre o corpo e a mente. Abrange o uso que o indivíduo faz do seu próprio corpo por meio de habilidades cognitivas.

A inteligência corporal-cinestésica é a responsável pelo equilíbrio, velocidade, flexibilidade e expressão corporal. Refere-se à capacidade de controlar os movimentos do corpo bem como as habilidades com a coordenação motora fina e coordenação motora grossa.

Habilidades da inteligência corporal-cinestésica

As pessoas que possuem a inteligência corporal-cinestésica desenvolvida possuem domínio de algumas habilidades. As principais são:

  • Domínio do tato – O sentido mais apurado dessa inteligência é o tato, então essas pessoas exploram o meio e o que as cerca por meio deste sentido.
  • Demonstram sentimentos e emoções por meio do corpo – As pessoas com essa inteligência sentem facilidade em expressar-se por meio do próprio corpo, como acontece com os dançarinos e mímicos, por exemplo.
  • Facilidade em usar o corpo – Também apresentam facilidade em adquirir novas habilidades físicas, que envolvem o corpo, como passinhos de dança, posturas, apresentações e coreografias.
  • Preferência pelo concreto ao abstrato – No processo de ensino-aprendizagem, as pessoas com domínio dessa inteligência absorvem o conteúdo com mais facilidade quando é associado a exemplos concretos, palpáveis. Se for muito abstrato, já sentem um pouquinho mais de dificuldade. Também gostam muito da participação e da interação com outras pessoas.
  • Fisicamente inquietas – Sabe aquelas aulas tradicionais, em que o professor fala e os alunos ouvem? Esse método de aula é um verdadeiro desafio para as pessoas cuja inteligência predominante é a corporal-cinestésica, pois elas sentem muita necessidade de se movimentarem. Demonstram aptidão para dança, teatro, pintura, esportes e todas atividades de caráter manual.
  • Alimentos saudáveis – Essa inteligência favorece o hábito de alimentação saudável, devido à conexão entre corpo  e mente.
  • Facilidade em manipular objetos – Essa inteligência favorece a manipulação e manuseio de diversos objetos, pois instiga a precisão, segurança e agilidade ao movimentar-se.

Dicas para estimular a inteligência corporal-cinestésica

Como todas as outras inteligências, essa inteligência pode ser estimulada e desenvolvida, para que você obtenha maior controle sobre seu próprio corpo. As dicas que trouxemos para você são:

  • Atividades Artísticas

Para dominar bem o seu corpo é muito importante participar de atividades que o envolvem, como aulas de dança, aulas de pintura, aula de teatro. Até mesmo realizar exercícios físicos que podem acontecer em casa ou em academias.

  •  Mímicas

É interessante realizar jogos que envolvam expressões corporais como mímica para estimular a expressão por meio do corpo.

  • Oferecer liberdade à criatividade

Outra prática que pode estimular a inteligência corporal-cinestésica é deixar a sua criatividade fluir como ao cuidar do seu corpo, fazer aulas de dança, realizar coreografias. O importante é  não limitar a sua criatividade, pois ela pode ser fundamental no descobrimento do que você é capaz.

Agora que já conhece um pouco mais sobre a inteligência corporal-cinestésica, vamos conhecer a inteligência musical?

O que é a inteligência musical?

 A inteligência musical refere-se à capacidade de identificar, captar, assimilar e transformar os aspectos relacionados com a música como ritmo, som e timbre.

As pessoas que possuem a inteligência musical desenvolvida demonstram habilidades para cantar, tocar instrumentos, criar músicas, seja a melodia musical, seja a letra da canção.

Nem todos possuem habilidades para tocar instrumentos ou para cantar, no entanto é muito raro encontrar alguém que não goste de ouvir músicas, não é mesmo?

Habilidades da inteligência musical

As habilidades que a inteligência musical proporciona para as pessoas são:

  • Facilidade em distinguir padrões rítmicos

As pessoas com a inteligência musical desenvolvida possuem facilidade em distinguir diferentes estilos musicais.

  • habilidades para identificar  notas musicais

A inteligência musical também favorece a identificação e classificação das  notas musicais enquanto alguém canta ou toca algum instrumento.

  • Habilidades para tocar instrumentos musicais

A inteligência musical favorece a manipulação de instrumentos musicais. Dessa forma a pessoa que desenvolve a inteligência musical consegue tocar com maestria um ou mais instrumentos.

  • Expressar-se por meio da música

As pessoas com a inteligência musical, têm a capacidade de expressar-se por meio de canções. Algumas pessoas expressam o que sentem quando compõem as canções, outras realizam interpretações lindíssimas das músicas pois conseguem transmitir muita emoção  e sentimento enquanto cantam.

  • Interesse pela história musical

Além de ter facilidade com produções musicais, as pessoas cuja inteligência predominante é a musical demonstram interesse pela história relacionada à música, sua evolução, seus ritmos e tendências ao longo dos anos e em diferentes períodos históricos.

Viu só, como são interessantes as habilidades da inteligência musical? Você possui alguma delas? Se não possui, mas gostaria de desenvolver essa inteligência, fica ligadinho nas dicas que temos para você!

Dicas para estimular a inteligência musical

Como você já sabe, todas as inteligências podem ser estimuladas, a inteligência musical é uma das mais fáceis de desenvolver. Confira as dicas que trouxemos para você:

  • Escute estilos musicais diversos

Ouça diferentes composições musicais e procure identificar os instrumentos que são utilizados em cada música.

  • Faça da música a sua parceira

Ao realizar diferentes atividades diárias é interessante colocar uma música para inspirar você. Sabe a trilha sonora em filmes e novelas? Pois é, crie sua própria trilha sonora, selecionando músicas apropriadas para cada momento seu.

  • Dance

Dançar é muito estimulante para a inteligência musical, pois seu corpo vai seguir o ritmo da música. Aliás, a inteligência corporal-cinestésica e a inteligência musical estão estreitamente relacionadas uma à outra.

  • Faça aulas instrumentais

E se o seu interesse for algum instrumento específico, você pode realizar aulas para adquirir habilidade necessárias para tocar o instrumento.

  • Faça aulas de canto

É claro que algumas pessoas já nascem com o talento para o canto, porém nada impede que essa habilidade seja desenvolvida com muita técnica e prática. Por isso as aulas de canto são muito recomendadas.

  • Participe de atividades que envolvam música

Nem é preciso dizer que todo o tipo de atividade que envolva música é boa para estimular a inteligência musical. Então, participe dessas atividades!

E aí, curtiu saber mais sobre a inteligência corporal-cinestésica e sobre a inteligência musical?

Esperamos que sim!

Se você gostou desse tema, navegue pelo nosso Blog | Uniandrade para conferir mais conteúdos  como esse!

Não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais!



 

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress