Inteligência lógico-matemática: de que se trata? Confira algumas dicas de como desenvolvê-la!

Você já conhece as múltiplas inteligências de Howard Gardner? A teoria das múltiplas inteligências diz que existem oito tipos de inteligência diferentes e que cada indivíduo possui pelo menos uma delas desenvolvida. 

Nós vamos abordar a inteligência lógico-matemática para você saber um pouco mais sobre essa inteligência e também elencamos algumas dicas de como desenvolvê-la!

Leia mais em:

Issuu e PhotoMath: Aplicativos para estudos. Vamos conhecê-los? | Uniandrade

Trabalho em equipe: no âmbito profissional ou acadêmico! Confira dicas para você arrasar! | Uniandrade

Volte com tudo para o meio acadêmico! Confira 9 dicas e sugestões para manter a motivação enquanto estuda! | Uniandrade

O que é a inteligência lógico-matemática?

A inteligência lógico-matemática está diretamente ligada à capacidade de manipular números  e padrões lógicos fazendo uso da razão. Também refere-se à habilidade de analisar as situações de maneira abstrata ou a partir de conceitos científicos.

As pessoas cuja inteligência predominante é a lógico-matemática possuem mais facilidade em realizar cálculos, bem como resolver problemas de forma analítica.

Características da inteligência lógico-matemática

As pessoas que possuem a inteligência lógico-matemática desenvolvida, apresentam algumas características em comum. Vamos conferir?

  • Noção de quantidade.

A inteligência lógico-matemática fornece ao indivíduo a habilidade de dominar as noções de quantidade. Sabe aquelas pessoas que pegam algo na mão e já dizem mais ou menos quanto pesa? Então! Essas pessoas com certeza possuem a inteligência lógico-matemática.

Para além das noções de quantidade, essa inteligência ainda confere às pessoas habilidades com noções de tempo, causa e efeito. Um exemplo são as pessoas que conseguem calcular de cabeça a quilometragem de um lugar a outro.

  • Uso de soluções lógicas

A inteligência lógico-matemática confere aos seus portadores a habilidade de encontrar rapidamente soluções lógicas para problemas ou situações.

Muitas vezes as outras pessoas não conseguem enxergar uma solução e lá vem o indivíduo cuja inteligência é a lógico-matemática e no mesmo momento consegue visualizar uma solução.

  • Habilidade com números

A habilidade com números e operações matemáticas em geral é uma das características das pessoas que possuem essa inteligência desenvolvida.

Sabe os vendedores que conseguem calcular rapidamente quando deu a sua compra sem sequer encostar na calculadora? Em um minuto sabem quando deu, quando precisam voltar de troco e não erram nunca? É porque têm domínio da inteligência lógico-matemática!

  • Alta capacidade de raciocínio

Todas as pessoas possuem a capacidade de raciocinar, no entanto,  as pessoas que dominam a inteligência lógico-matemática têm uma tendência maior para analisar utilizando a razão como suporte.

Também possuem facilidade em considerar hipóteses diferentes para o mesmo caso, fazendo experimentos e, com base nos resultados, tirar suas conclusões.

  • Categorização

A inteligência lógico-matemática também proporciona a facilidade em estabelecer conexões entre diferentes elementos, favorecendo a classificação e categorização ou a organização das informações.

  • .Organização das informações

Essa inteligência também favorece as pessoas no sentido de organização, pois aquelas que a dominam têm mais facilidade em organizar suas tarefas, atividades e rotina a partir de listas e esquemas.

  • Facilidade em jogos que exigem raciocínio

Os indivíduos com essa inteligência também demonstram interesse e facilidade por jogos tipo puzzles, quebra – cabeças, xadrez bem como desafios mentais.

  • Desenvolvimento da metacognição

A metacognição refere-se à consciência. Ou seja, pessoas com a inteligência lógico-matemática desenvolvida possuem tendência a gostar de supervisionar, controlar e desenvolver os processos de aprendizagem ou pensamento e, consequentemente, os resultados de tais processos.

Essa habilidade favorece a identificação dos próprios erros sabendo onde e por que errou, o que impulsiona na busca por desenvolver as habilidades cognitivas

Legal, não é mesmo? E aí, você possui algumas dessas habilidades? Se não possui, não desanime! Caso você esteja interessado em desenvolver a inteligência lógico-matemática, nós vamos lhe mostrar algumas dicas para desenvolvê-la.

Dicas para desenvolver a inteligência lógico-matemática

Como você já sabe, dominar a inteligência lógico-matemática é muito vantajoso para qualquer pessoa,mesmo que não trabalhe com áreas relacionadas à matemática. Então, se liga nessas dicas que trouxemos para você!

  • Realize jogos que estimulem o raciocínio lógico

No meio educacional ou em ambientes pedagógicos, os educadores já utilizam de jogos e atividades lúdicas para estimular a inteligência lógico-matemática das crianças, bem como as outras inteligências.

Porém, a utilização de jogos para estimular o desenvolvimento das inteligências não precisa limitar-se às instituições educacionais ou às crianças. Mesmo adulto, você pode  realizar jogos que estimulem seu raciocínio como puzzles, quebra cabeças, jogos de xadrez e sudokus. 

A parte mais legal é que todas essas opções de jogos existem com versões para celular, permitindo que você estimule sua inteligência lógico-matemática como se fosse um passatempo.

  • Organize sua rotina

“Mas como organizar minha rotina pode desenvolver minha inteligência lógico-matemática?”

Lembra de que uma das características das pessoas com essa inteligência é utilizar listas e esquemas para se organizarem? Por isso, passar a adaptar sua rotina, inserindo as tarefas que você precisa realizar em listas ou esquemas pode ajudar, e muito, no desenvolvimento dessa inteligência.

Uma sugestão é, ao estudar, utilizar mapas mentais. Esse é um esquema muito útil, pois além de contribuir com os seus estudos para compreender o conteúdo, ainda estimula sua inteligência lógico-matemática.

  • Visite museus

Olha só: você sabia que seus programas de lazer, além de conferirem prazer podem ser estímulos para o raciocínio lógico? Basta selecionar lugares para visitar, que podem ser museus, exposições, observatórios  e todo lugar que exija análise ou observação. 

No atual contexto de pandemia que estamos vivendo não é aconselhável realizar passeios ou aglomerações. Por isso, nós da Uniandrade aconselhamos que façam passeios virtuais e conheçam lugares incríveis. Acesse o link   Viaje sem sair de casa! | Uniandrade. Lá encontrará algumas sugestões de museus e passeios bem legais para você conhecer virtualmente, sem precisar sair de casa!

  • Questione!

Uma dica legal para desenvolver a inteligência lógico-matemática é questionar sobre tudo no dia a dia. O funcionamento das coisas, dos objetos, a origem e causa. Passe a não contentar-se com o senso comum e busque outras respostas.

A partir dos questionamentos que você mesmo levantar, realize pesquisas que expliquem de forma científica e satisfatória às suas indagações.

Dessa forma, você estará estimulando sua capacidade lógica e a pautar suas respostas com base na racionalidade.

Viu só? Não é tão complexo quanto parece!

Agora que já conferiu nossas dicas, adote esses hábitos e estimule cada vez mais a sua inteligência lógico-matemática!

Se você gostou desse tema, navegue pelo nosso Blog | Uniandrade para conferir mais conteúdos interessantes como esse!

Não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais!





 

 

 

 

 

 

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress