meio ambiente

Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável

Todos nós já ouvimos falar sobre Meio Ambiente e sustentabilidade, mas será que você conhece a grandeza dele em nossas vidas?

O Meio Ambiente faz referência a todos os recursos naturais necessários para a sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade, ou seja, não há vida na terra sem ele. E, é através dele que se tem a água, o ar, os alimentos, e todas as outras matérias primas utilizadas pelos seres humanos.

Que loucura, né? Já imaginava isso?

Por isso é tão importante a educação ambiental, pois ela traz uma conscientização aos cidadãos, e consequentemente um aumento nas práticas sustentáveis e assim a redução aos danos ambientais. 

Já que o assunto agora é sobre sustentabilidade, você sabe o que é?

A sustentabilidade é a habilidade de utilizar dos recursos naturais presentes, sem comprometer os mesmos para gerações futuras.

À vista disso, é possível aplicar a sustentabilidade em nosso dia a dia, partindo com produtos naturais, fazendo reciclagem, reutilização de embalagens e utilização de transportes menos poluentes. Após esta breve explicação, é nítido que a sustentabilidade é necessária e faz muito bem no dia a dia, mas você sabia que ela é de grande importância nas empresas? Pois é!!

Você conhece o desenvolvimento sustentável?


Desenvolvimento sustentável é o crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras.


Aqui estão alguns exemplos:


Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha e etc.

Coleta seletiva de lixo.

Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares.

Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados(nunca devem ser jogadas em lixo comum).

Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica.

Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel.

Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água.

Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis.

Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo.

Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais. Um bom exemplo é a extração de petróleo em alto mar, que deve ser feita com extremo cuidado para não provocar acidentes ambientais (vazamento de petróleo, por exemplo).

Extração de recursos naturais de florestas (castanhas, por exemplo) de forma a não prejudicar a fauna e flora da região. Isto já vem ocorrendo na região norte do Brasil, onde trabalhadores fazem a coleta destes recursos respeitando a floresta.

Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô).

Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro.

O uso de meios de transportes não poluentes (exemplo: bicicleta) é uma excelente medida que visa o desenvolvimento sustentável do planeta.

E falando em reciclagem…

A reciclagem é muito importante para o Meio Ambiente, pois além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global.

Através disto o desenvolvimento da sustentabilidade ajuda nos recursos naturais. Como por exemplo:
– Madeira
– Água
– Minerais

A Ecologia no Meio Ambiente


Você sabe o que é ecologia?


A Ecologia e o Meio Ambiente estão diretamente relacionados, à análise dos diferentes ecossistemas onde os seres vivos se desenvolvem. No entanto, ela pode ser subdividida em dois tipos: 


Autoecologia


Estuda uma determinada espécie ou indivíduo, analisando, principalmente, seu comportamento e os recursos adaptativos que garantem a sobrevivência em determinado meio ambiente.


Sinecologia


Diferentemente da autoecologia, a sinecologia faz uma análise maior, estudando os diferentes grupos de organismos e suas interações entre si e com o meio ambiente.


Simplificando, ela é a especialidade da biologia que estuda o Meio Ambiente e os seres vivos que vivem nele. Não estudando somente as grandes zonas vegetais, mas também qualquer forma de ambiente, como os centros urbanos, por exemplo.


Ambos estão intercalados, mas possuem uma diferença que é clara: A ECOLOGIA é uma ciência e o meio ambiente faz parte do objeto de estudo dela. O Meio Ambiente está no interior da ecologia, faz parte dela, não é separado.


E aí, o que achou?


Pode parecer que é muita informação, mas relaxa, se você contribuir e sempre estiver falando para as pessoas ao seu redor sobre a importância do Meio Ambiente, assim será possível manter a vida na terra!


Fique sempre atento para as novidades no blog da UNIANDRADE!

5 dicas para deixar sua casa mais sustentável

17 objetivos do desenvolvimento sustentável

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress