Arquitetura e Urbanismo: mercado de trabalho
Uma dúvida muito comum entre aqueles que pretendem fazer um curso superior e até mesmo entre aqueles que já exercem a função é: quais são as minhas áreas de atuação?
O graduado em Arquitetura e Urbanismo tem a possibilidade de atuar em diversas áreas no mercado de trabalho. Ao contrário do que muitos pensam, um arquiteto não se limita a passar o dia projetando e fazendo cálculos. A área de projeto é uma entre várias carreiras que o profissional pode seguir.
O que faz o profissional de Arquitetura e Urbanismo?
Arquiteto é o profissional responsável pela idealização de projetos de ambientes que visam a organização espacial para um melhor aproveitamento de espaço.
Mas o que isso quer dizer?
Com o objetivo de buscar as soluções mais eficientes, o arquiteto projeta a estrutura de um espaço, levando em conta aspectos como funcionalidade, iluminação e estética.
Um arquiteto e urbanista pode atuar em campos como:
Urbanismo
O urbanista trabalha com o planejamento de uma região, bairro e cidade, além da criação do layout de conjuntos habitacionais. Está ligado ao Plano Diretor e ao zoneamento de uma região, diretamente relacionado à organização espacial da cidade como um todo.
Este profissional tem um perfil analítico para enxergar os problemas urbanos e conseguir soluções.
Paisagismo
Paisagismo é a área que cria espaços que harmonizam a interação do meio ambiente com o homem. O paisagista pode atuar com projetos de paisagens naturais e urbanas, como residências, comércios e locais públicos.
Entre as suas atividades está a análise da topografia do lugar, a busca pela aprovação do projeto junto a órgãos ligados ao governo e a coordenação da execução do projeto.
bannerpublicidade1
Restauro de edifícios
O restauro de edifícios trata-se da recuperação de construções antigas ou deterioradas. Quem trabalha nesse ramo deve possuir técnicas e conhecimentos em restauro, visando sempre manter a integridade total e as características originais da edificação.
Comunicação visual
O profissional da área atua na criação da identidade de uma empresa e também de um produto, podendo também lidar com desenho industrial, cinema e cenografia.
Luminotécnica
O Lighting Designer, como é chamado o profissional especializado nesta área, é responsável pela junção da arquitetura e da luz. Ele precisa identificar como usar a luz para modificar o ambiente e como é oferecer uma estética e uma estilística melhor ao espaço. Afinal, cada projeto precisa de uma luz diferente.
Tecnologia da construção
Nessa área, o profissional é responsável pela pesquisa dos materiais e das técnicas para a aplicação na obra. A tecnologia da construção visa sempre a otimização de tempo durante toda a execução da obra, assim como a redução de gastos.
Acompanhamento e administração de obra
Se você pensa que lugar de arquiteto é em uma sala com ar condicionado e trabalhando atrás de uma mesa, está muito enganado, meu caro!
Existem profissionais que precisam estar no canteiro de obra para fazer o projeto acontecer. Além disso, ele precisa estar atento e acompanhar o andamento para que tudo saia conforme o projeto e ainda, garantir a segurança durante o processo de execução.
Design de mobiliário
Quem descobriu uma paixão pelo design pode se identificar com a área de design de móveis. Esse profissional é responsável por criar objetos e mobiliários, considerando as tendências do mercado e o desejo do público alvo. Como consequência, os produtos serão cada vez mais inovadores e sofisticados.
Pesquisa científica e tecnológica
Um arquiteto que opta por esse campo fica envolvido em pesquisas que buscam entender o passado da profissão, assim como o que o futuro dela pode nos trazer.
Ele é responsável por pesquisas que procuram entender a arquitetura tanto em seus aspectos culturais, quanto sociais. Quem decide seguir por essa área ainda tem a possibilidade de seguir carreira acadêmica, como professor ou pesquisador.
E aí, ficou mais claro pra você em quais áreas um arquiteto pode trabalhar?