Mestrado ou doutorado: Qual escolher?

Conheça cada um deles e veja o que difere um do outro!

Sabemos que o sonho de muitos estudantes é ter um mestrado ou doutorado. Ainda mais hoje em dia, que só uma graduação não é o suficiente para crescer no mercado de trabalho. Mas, muitos não sabem como funciona e nem o que é preciso para se começar a cursar um deles.

Leia também:

Vamos falar sobre didática? Dicas e citações de educadores que fizeram a diferença no âmbito educacional

Aluno do Mestrado em Teoria Literária publica artigo na Revista Folio

O mestrado e o doutorado fazem parte da pós-graduação, do tipo pós stricto sensu, do latim “em sentido escrito”. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Saiba sobre o mestrado…

O mestrado é um curso analítico e de pesquisa, com duração de 2 a 3 anos, envolvendo estudos, pesquisas, exames e estágios (dependendo da área). Ele é dividido em duas categorias: profissional e acadêmico.

O mestrado acadêmico é voltado para quem deseja ampliar o conhecimento a respeito de uma área ou assunto visto durante a graduação. É indicado para quem gosta de fazer pesquisas e, principalmente, para aqueles que querem ser professores e se destacar na área acadêmica. 

Neste tipo de mestrado, o aluno é acompanhado por um professor orientador que o ajuda a selecionar as disciplinas e o acompanha na elaboração de sua dissertação final. Esse trabalho é o resultado das pesquisas realizadas durante o curso. Quando aprovado, recebe-se o título de mestre.

Já o mestrado profissional, como o nome já sugere, forma profissionais que estão focados no mercado de trabalho. Nele, o aluno terá maior contato com conhecimentos teóricos e analíticos sobre determinada área. Para se formar, é necessário apresentar uma dissertação (monografia) em forma de projeto ou um estudo de caso e sua duração é um pouco menor que o outro modelo.

Para entrar no mestrado, o estudante terá o seu currículo lattes avaliado, realizará provas de conhecimentos gerais, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista, além de apresentar um projeto de pesquisa. É interessante, também, que ele tenha participado de um projeto de iniciação científica durante sua graduação.

Saiba sobre doutorado…

O doutorado é indicado para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área e também deseja atuar futuramente na área da pesquisa. Muitas vezes, é requerido que o aluno já tenha obtido o grau de mestre. 

A duração do curso é de quatro a cinco anos, possuindo um nível de aprofundamento maior que o mestrado Além disso, possui uma carga horária dentro da sala de aula baixa, pois exige que o estudante tenha uma grande rotina de pesquisas fora. Ela irá permear todo o curso e culminar na defesa da dissertação de doutorado, apresentada oralmente à banca examinadora.

O ingresso exige a aprovação em um processo seletivo composto de provas escritas, entrevistas e análise do currículo lattes.

Para a conclusão, o aluno entregará um projeto de pesquisa e irá elaborar uma tese, a qual deve ser inédita e representar um avanço do conhecimento na área pesquisada. Se aprovado, ele recebe o título de doutor, acrescentando em seu currículo.

Entenda a diferença entre eles…

DURAÇÃO

  • Mestrado: dois anos (em média)
  • Doutorado: quatro anos (em média)

APROFUNDAMENTO

  • Mestrado: mais aprofundado que a graduação
  • Doutorado: mais aprofundado que o mestrado

CARGA HORÁRIA

  • Mestrado: Aulas teóricas, práticas, pesquisa bibliográfica
  • Doutorado: Aulas teóricas, práticas, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo

DISSERTAÇÃO

  • Mestrado: Apresentar as considerações e análises sobre um tema
  • Doutorado: Apresentar uma nova visão sobre um tema.

APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

  • Mestrado: não há a exigência de um tema inédito, o aluno pode apresentar apenas uma reunião de análises sobre um determinado assunto.
  • Doutorado: envolve um tema totalmente inédito ou uma nova visão sobre um tema já discutido em sua área de atuação.

Agora que já entendeu a diferença entre eles e quais suas características, veja algumas dicas para saber qual opção é a melhor para você!

Para escolher entre mestrado e doutorado você deve avaliar qual caminho você deseja seguir, dentro da sua carreira. Além, é claro, quais são as exigências do mercado em relação às suas habilidades. Alguns dos pontos a seguir podem te ajudar a encontrar uma resposta.

  • Analise seus interesses, motivação e objetivos;
  • Pesquise sobre seu campo de atuação;
  • Converse com profissionais e professores para descobrir o mercado de atuação de quem tem mestrado e doutorado na sua área e qual a diferença entre os dois tipos de emprego;
  • O mestrado e/ou doutorado trarão benefícios para seu emprego atual ou terá outras oportunidades de emprego?
  • Analise o custo benefício dos cursos: o salário, depois de formado, vai valer o investimento?
  • Quanto tempo e dinheiro tenho/quero/posso investir?

E aí, já escolheu qual fazer?

Então aproveite, acesse nosso site e se inscreva no nosso programa de mestrado e doutorado.

Esperamos você por lá, hein!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress