capa blog engenharia

Engenharia

Me conta: você gosta de cálculos? Sua área é de exatas? Então, tem grandes probabilidades de Engenharia ser o seu curso ideal!

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta área? Vem comigo.

Engenharia é uma das áreas de mais prestígio social. Foto: Freepik.
Engenharia é uma das áreas de mais prestígio social. Foto: Freepik.

Engenharia é sinônimo de prestígio social

Engenharia sempre consta na lista de opções dos estudantes que buscam uma profissão de prestígio e com um bom salário.

A área é uma das mais tradicionais no mercado e ideal para as pessoas que têm um perfil analítico, porque requer habilidades em cálculo e raciocínio lógico.

Os cursos desta área são um dos que possuem maior nota de corte no ENEM, ou seja, precisa ir muito bem no ENEM para conquistar uma bolsa.

Engenharia é um curso tradicional

Os cursos de Engenharia estão entre os mais tradicionais. Conforme o Censo da Educação Superior (2018),  está entre os dez cursos de graduação com o maior número de alunos matriculados em todo o país.

 

Engenharia está entre os 10 cursos de graduação com maior número de matriculados.
Engenharia está entre os 10 cursos de graduação com maior número de matriculados.

Engenharia: diversas opções de atuação

Atualmente existem diversos cursos das engenharias focados numa área específica. Vamos conhecer quais são e identificar qual delas é a sua cara?

 

Eng. Aeronáutica

Este profissional atua com elaboração de projetos, fabricação e manutenção de aeronaves, ou seja, helicópteros, aviões, foguetes e satélites.

 

Engenharia Ambiental

Este engenheiro atua com projetos visando melhorar e otimizar a utilização dos recursos naturais.

Ou seja, seu foco é preservar e atuar em prol do meio ambiente.

 

Eng. Biomédica

Este é um campo interdisciplinar que aplica princípios de engenharia e ciências da vida, porquanto desenvolve soluções tecnológicas para problemas de saúde humana.

Ou seja, os engenheiros biomédicos trabalham em projetos que envolvem desde dispositivos médicos e equipamentos de diagnóstico até sistemas de reabilitação e tecnologias de assistência médica.

 

Eng. Cartográfica

Nesta área, o profissional atua com dados geográficos, pesquisas de campo e cálculos porque ele é responsável por desenvolver mapas.

 

Engenharia Civil

Esta é uma das engenharias mais procuradas, porque forma profissionais para atuar com projeto, construção e manutenção de estruturas, como edifícios, pontes, estradas e sistemas de infraestrutura urbana, como sistemas de água e esgoto.

Além disso, os engenheiros civis podem estar envolvidos em atividades como análise de solos, planejamento de orçamento, gerenciamento de projetos e avaliação de riscos.

Engenharia Civil é uma das mais desejadas entre as engenharias. Foto: Freepik.
Engenharia Civil é uma das mais desejadas entre as engenharias. Foto: Freepik.

Eng. da Computação

Então, nesta área, o engenheiro atua com projetos de computadores, sistemas de hardware e software e situações relacionadas à esta área.

 

Eng. de Alimentos

Então, este profissional atua em todas as etapas de produção e armazenamento de alimentos industrializados.

 

Eng. de Controle e Automação

Este profissional é incrível, pois atua diretamente com projetos e manutenção de automação industrial: grandes máquinas industriais. Ou seja, trabalha em grandes empresas e indústrias.

 

Engenharia de Horticultura

Um engenheiro da horticultura é um profissional especializado em projetar, planejar e gerenciar sistemas de produção de plantas.

Portanto, geralmente atua em ambientes controlados, como estufas, jardins verticais e hidroponia.

 

Engenharia de Minas

Um engenheiro de minas é um profissional responsável por projetar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas à extração de minerais. Sendo assim, ele utiliza conhecimentos técnicos e científicos para garantir que a extração seja realizada de forma segura, econômica e sustentável.

 

Engenharia de Petróleo e Gás

Este profissional trabalha na exploração, produção e processamento de petróleo e gás natural. Ou seja, atua desenvolvendo planos e estratégias para extrair recursos de forma eficiente e segura.

 

Engenharia de Produção

Os engenheiros de produção trabalham para maximizar, sobretudo, a eficiência, qualidade e segurança dos processos produtivos em diversos setores, como manufatura, serviços, saúde, transporte, energia, entre outros.

Além disso, este profissional atua com ferramentas como estatística, simulação, automação, gestão da cadeia de suprimentos e design de processos para resolver problemas e otimizar a produção e os fluxos de trabalho.

Os engenheiros de produção atuam em grandes indústrias e multinacionais. Foto: Freepik.
Os engenheiros de produção atuam em grandes indústrias e multinacionais. Foto: Freepik.

Engenharia de Segurança do Trabalho

Este engenheiro avalia os riscos e elabora medidas preventivas para evitar acidentes e doenças ocupacionais.  Além disso, também é responsável por promover treinamentos e orientar os funcionários sobre a importância da segurança no trabalho.

 

Engenharia Elétrica

O engenheiro elétrico é responsável por projetar, desenvolver e testar sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromagnéticos.

Portanto, uma atuação que inclui desde pequenos dispositivos eletrônicos até grandes sistemas de energia elétrica.

 

Engenharia Florestal

Nesta área, o profissional é responsável por gerenciar e preservar ecossistemas florestais, enfim, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais.

 

Engenharia Industrial

Este engenheiro é responsável por planejar, projetar, implementar e gerenciar processos industriais e sistemas produtivos em uma variedade de indústrias.

 

Engenharia Mecatrônica

Nesta área, o engenheiro atua na integração de conhecimentos das áreas de mecânica, eletrônica e computação para desenvolver sistemas e produtos que envolvam controle, automação e robótica.

Além disso, o profissional pode trabalhar em diversos setores da indústria, desde a criação de equipamentos médicos até o desenvolvimento de carros autônomos.

 

Engenharia Naval

O engenheiro naval gosta de tudo que envolve o mar, pois é um profissional responsável por projetar, construir, manter e reparar navios, embarcações e estruturas marítimas.

 

Engenharia Sanitária

Este profissional é fundamental, pois é responsável por projetar, construir, operar e manter sistemas de saneamento básico, como abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e controle de poluição ambiental.

bannerpublicidade1

São muitas opções, não é mesmo?

E ainda tem mais, pois a área de Engenharias é muito ampla.

Mas quero te contar mais sobre as duas engenharias que a Uniandrade oferece, a Eng. Civil e a Engenharia de Produção.

Uniandrade conta com ampla infraestrutura, laboratórios e estacionamento gratuito. Foto: Uniandrade.
Uniandrade conta com ampla infraestrutura, laboratórios e estacionamento gratuito. Foto: Uniandrade.

Uniandrade e as Engenharias

Aqui na Uniandrade, nós ofertamos duas das engenharias mais procuradas: a Eng. Civil e a Eng. de Produção.

 

Engenharia Civil na Uniandrade

O curso de Eng. Civil na Uniandrade é presencial no período noturno, tem duração de 5 anos e confere o título e bacharel.

Nosso curso tem laboratórios incríveis para realização das práticas com  professores envolvidos em grandes obras e situações reais.

Portanto, a formação do engenheiro civil na Uniandrade vai muito além de projetar e construir, abrange também uma visão sistêmica da obra, em um conjunto de interações, ações e reações, formando um profissional  completo.

Laboratórios de Engenharia  Civil da Uniandrade potencializam o aprendizado na prática. Foto: laboratório Uniandrade.
Laboratórios de Engenharia Civil da Uniandrade potencializam o aprendizado na prática. Foto: laboratório Uniandrade.

Engenharia de Produção na Uniandrade

O curso de Eng. de Produção na Uniandrade é presencial no período noturno, tem duração de 5 anos e confere o título de bacharel. 

Assim como para os alunos de eng. civil, os alunos de eng. de produção aqui da Uniandrade terão uma formação completa, com aulas práticas em laboratórios modernos e professores que possuem sólida experiência na área.

Os alunos de Engenharia de Produção da Uniandrade  têm aulas práticas em laboratórios completos. Foto: laboratório Uniandrade.
Os alunos de Engenharia de Produção da Uniandrade têm aulas práticas em laboratórios completos. Foto: laboratório Uniandrade.

 

Já imaginou ser um engenheiro civil ou um engenheiro de produção? Você teria uma profissão prestigiada e bem remunerada!

Então, para te motivar a dar o primeiro passo para esse futuro de sucesso, a Uniandrade oferece o vestibular ONLINE  e GRATUITO. Vem ser sua melhor versão com a Uniandrade agora mesmo!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress