Professora Dra. Greicy Pinto Bellin participa do I Encontro Recepção Contemporânea de Machado de Assis: 180 anos

Entre os dias 04 e 07 de novembro de 2019 aconteceu o I Encontro Recepção Contemporânea de Machado de Assis: 180 anos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O encontro foi coordenado pelos professores Andréa Sirihal Werkema e João Cezar de Castro Rocha. Uma das palestrantes convidadas foi a Profa. Dra. Greicy Pinto Bellin, professora do Mestrado em Teoria Literária e da graduação em Letras Português/Inglês da Uniandrade.

A palestra da professora Greicy, que foi assistida por especialistas em Machado de Assis, tratou do pan-americanismo na obra do escritor, tema bem pouco explorado por sua fortuna crítica, que tende a concentrar mais atenção no diálogo que Machado estabelece com escritores ingleses e franceses. A professora acredita que Machado possuía, a seu tempo e à sua maneira, uma consciência pan-americana, no sentido de que acreditava que todos as literaturas que enfrentavam a dependência literária deveriam encontrar sua autonomia. A palestra foi proferida em mesa-redonda composta pela professora e pelos pesquisadores Ronaldes de Melo e Souza (UFRJ) e Eduardo de Assis Duarte (UFMG).

O evento faz parte da comemoração dos 180 anos do nascimento de Machado, escritor homenageado no XI Seminário de Pesquisa – III Seminário de Dissertações em Andamento – Semana de Iniciação Científica de Letras, realizado na Uniandrade entre os dias 18 e 20 de setembro de 2019, organizado pela Profa. Greicy. Um dos palestrantes convidados deste evento foi João Cezar de Castro Rocha, organizador do Encontro Recepção Contemporânea de Machado de Assis, o que caracteriza a formação de uma parceria relevante envolvendo a Uniandrade e a UERJ para o estudo e a pesquisa da obra de Machado, considerada de grande importância para a literatura brasileira.

A professora Greicy esteve no Rio de Janeiro em outubro de 2019, ministrando duas palestras, uma na UFRJ sobre recepção de Edgar Allan Poe no Brasil, e outra na casa Dirce Cortes Riedel sobre a presença de Hamlet em Machado. O Encontro  de novembro foi considerado um dos maiores eventos já realizados sobre a obra de Machado de Assis em uma universidade brasileira, ratificando a importância do escritor e a relevância de se explorar novos campos de investigação e pesquisa no âmbito de sua obra.

Conheça o nosso Mestrado em Teoria Literária!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress