Professores da Uniandrade participam de Seminário no Senado Federal

No dia 15 de fevereiro foi realizado em Brasília/DF o 1º Seminário Homeopatia e Educação, promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro – Interlegis e Homeobrás, com cerca de 100 participantes. O evento reuniu profissionais de saúde homeopatas e terapeutas de todo o país para debater o cenário do ensino de homeopatia no Brasil, voltado à ampliação da oferta de serviços de homeopatia para tratamento da saúde da população.

Seminário | Senado

Estiveram presentes profissionais de saúde habilitados em homeopatia, cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, médicos veterinários, além de terapeutas não regulamentados. Dentre os profissionais homeopatas, destaca-se a presença de dois professores do curso de Farmácia da Uniandrade, Javier Salvador Gamarra Junior, presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), e Vinícius Bednarczuk de Oliveira, indicado para representar o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) no evento.

O seminário abordou o cenário de formação, capacitação, habilitação em homeopatia e contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde. Ainda, foi apresentado o panorama do ensino de homeopatia na profissão farmacêutica na enfermagem, a inserção da homeopatia no SUS e como se deu sua implantação em Uberlândia/MG e experiências de homeopatas não regulamentados.

No evento, os representantes do CFF destacaram que a produção de medicamentos homeopáticos é atividade privativa de farmacêuticos e que o aviamento de medicamentos homeopáticos deve atender a prescrições geradas por profissionais aptos de acordo com a lei.

O professor Javier comentou que a participação das diversas profissões regulamentadas em homeopatia no seminário foi importante, destacando a necessidade de formação e capacitação contínua para que profissionais éticos sejam responsáveis pelo atendimento homeopático à população com qualidade e segurança.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress