Profissões do Futuro: Descubra as carreiras mais promissoras

Na hora da escolha do curso de vestibular, vários fatores são decisivos, tais como qualidade, custo benefício, aptidão e, sem dúvida, a valorização do currículo. Quem investe em profissões mais valorizadas tem maiores chances de ascensão na carreira, pois as tendências seguem as oportunidades de mercado que direcionam o sucesso profissional.

Há que levar em consideração o cenário de atuação no período em que se gradua e não o período em que se matricula no curso de vestibular. Isso ocorre devido a mudanças de geração de profissionais contratados e a criação de novos cargos e funções segundo as necessidades corporativas.

Pensando em tudo isso e consultando as principais referências em recrutamento profissional do mercado de trabalho, conheça as carreiras mais promissoras para os próximos anos!

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Uma área em constante crescimento, o consumo da tecnologia só tende a aumentar nas empresas, o que demanda profissionais capacitados e aptos a implementar sistemas. Logo, os desenvolvedores e especialistas em tecnologia e segurança terão espaço para o futuro.

Formação recomendada: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação.

 

MARKETING DIGITAL

Empresas que investem em profissionais voltados à análise de dados em redes sociais, vendas por e-commerce e plataformas online já sentem a diferença de interação e propagação de sua marca nas mídias e a atuação do concorrente. Com uma estimativa ainda maior de entrosamento digital dos consumidores, a expertise do profissional de marketing digital será necessária para que as empresas possam acompanhar as mudanças do mercado e novas oportunidades de segmento.

Formação recomendada: Marketing, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação.

 

GESTOR DE RESÍDUOS

A preocupação com o meio ambiente já é um fator constante de políticas públicas em diversos setores econômicos e ambientais no Brasil. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, passou a exigir a obrigatoriedade de profissionais especializados na diminuição no impacto ambiental causado pelas empresas. Por isso, a busca por profissionais que encontrem alternativas funcionais a materiais sólidos descartados será uma constante nos próximos anos.

Formação recomendada: Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas.

 

DESENVOLVIMENTO HUMANO

O estudo do desenvolvimento humano no trabalho está expandindo à medida que as conexões resultantes desse ambiente impactam diretamente sobre os resultados das empresas. Sendo assim, o profissional especialista nessa área atuará na estruturação e avaliação do desempenho por competência, por meio de mapeamento de performance e posições estratégicas.

Formação recomendada: Psicologia, Administração, Gestão de Recursos Humanos.

 

ÁREAS DA SAÚDE

Independentemente do tempo, as áreas da saúde continuarão a necessitar profissionais capacitados a atender a população. Não apenas o médico, mas sua equipe multidisciplinar deverá estar pronta para os avanços tecnológicos da medicina, seja no trabalho de manipulação de material biológico, produção de medicamentos, pesquisa laboratorial, genética, entre outros.

Formação recomendada: Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Gestão Hospitalar

 

COMO SE PREPARAR?

Para não correr o risco de ficar sem espaço no mercado, recomendam-se algumas dicas:

  • observe quais são as principais notícias sobre o mercado de trabalho da área que você atua ou deseja atuar, antecipando tendências;
  • qualifique-se continuamente e se atente para as tecnologias digitais, uma vez que nelas está o futuro de muitas profissões;
  • avalie as atividades da profissão escolhida que são mais inovadores e que devem permanecer por mais tempo;
  • verifique os nichos que ainda têm pouca mão de obra na profissão desejada, identificando áreas com potencial.
Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress