Como é o mercado para quem se forma em Pedagogia?

Sabemos que o curso de Pedagogia tem ênfase na alfabetização e no desenvolvimento de crianças. Porém, ultimamente o universo do pedagogo tem se expandido para além do ensino básico e escolar.

Sendo assim, é frequente encontrar profissionais com esta graduação em ambientes como empresas, ONGs, hospitais e nas próprias escolas, mas ocupando funções mais próximas da administração ou no papel do próprio administrador.

As opções variadas no mercado de trabalho são muito atraentes em tempos de alta taxa de desemprego. Conheça as principais vertentes do mercado para quem se forma em Pedagogia:

PROFESSOR

Ao atuar como professor, o pedagogo auxilia diretamente na cidadania da população. Ao educar, pode transformar a vida e o futuro de crianças, ampliando horizontes e reforçando valores compatíveis com uma sociedade moderna e justa.

PEDAGOGO EM ESCOLAS

O papel do pedagogo nas escolas vai além de aprovar os planejamentos dos professores ou de acompanhar as burocracias da administração. Este profissional pode quebrar velhos paradigmas e utilizar as novas tecnologias e metodologias para aprimorar o relacionamento entre professores e alunos.

PEDAGOGO EM HOSPITAIS

Nos hospitais, acontece de crianças e adolescentes internados perderem o ano letivo por permanecerem hospitalizados. Sendo assim, o pedagogo alocado no ambiente hospitalar tem o importante papel de acompanhar os pacientes pediátricos no período de ausência escolar.

LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Existe também a possibilidade de trabalhar em cargos de liderança, dentro de instituições de ensino, em funções como: coordenação, inspeção, supervisão e direção. Nestas posições, além de ter acesso a melhores remunerações, o pedagogo assume responsabilidades maiores e toma decisões que impactam a formação de um amplo número de alunos.

Tem interesse nessa área? Conheça nosso curso de Pedagogia EAD!