Saiba como funciona a Pós-Graduação em Educação!

Está pensando em começar uma Pós- Graduação na área de Educação, mas não sabe como funciona?

Pensando nisso, nós da Uniandrade preparamos pra você uma matéria sobre tudo que precisa saber sobre esse assunto!!

Confira a seguir nossa matéria e tire todas as suas dúvidas sobre a pós na área de Educação!

Leia também:

 

Saiba como funciona a Pós-Graduação em Educação!

Foi-se o tempo em que ter um diploma em uma graduação no Ensino Superior era o suficiente para conquistar uma vaga concorrida ou ter um bom salário. 

O mercado de trabalho está em constante transformação e avanço, ou seja, cada vez mais está exigindo algo dos profissionais.  Por isso, é muito importante compreender a importância da atualização constante em assuntos da sua área. 

Afinal, quanto mais você aprender mais chances de acompanhar o ritmo do mercado e tornar-se um profissional requisitado pelas empresas.

Em um cenário cada vez mais competitivo e exigente, uma Pós-Graduação pode ser o diferencial que o profissional precisa para se destacar e conquistar uma vaga de emprego.

Por isso, não é à toa que as especializações, conhecidas também como pós- graduações, estão se tornando essenciais para se ter um bom perfil profissional. 

Anteriormente, era obrigatório ter um diploma em um curso superior, já em nossa realidade atual é indispensável ter uma especialização na área de estudo.

Está em dúvida se começa ou não uma especialização em educação?

Se você está em dúvida se deve ou não fazer uma pós, saiba que se você é um profissional que deseja alavancar sua carreira,  deve começar a pensar em iniciar um curso de especialização. 

Porém, não pense que são poucas opções na hora da escolha! Você pode optar por diversos cursos de especialização e qualificação em campos de estudo relacionados ao da sua área de formação. 

Dessa forma, você pode obter conhecimentos acerca de temas específicos do seu campo de atuação ou de assuntos que queira aprofundar e atualizar para concorrer no mercado de trabalho.

Além disso, se você é graduado em outra área de atuação, mas gostaria de se especializar na área de Educação, saiba que é possível também! Isso só depende da pós-graduação escolhida.

 Mas afinal, como funciona a pós em Educação?

A área da Educação engloba vários campos de atuação em comum, que possibilitam o estudo específico de temas que colaboram com a capacitação profissional.

O aluno que ingressar em uma pós nesta área, poderá se preparar para atuação na Docência, seja como uma complementação ou formação pedagógica em uma matéria específica para lecionar ou mesmo em cursos de especialização para atuação na Gestão Educacional.

Já na parte de Gestão Educacional, os profissionais atuam no contexto da Educação Pública ou Privada em papéis de direção, supervisão, coordenação em escolas ou vinculados a Órgãos Públicos do setor educacional.

Qual a melhor área para escolher?

Calma! Para começar, primeiro você deve escolher em qual curso se especializar. Diversas são as áreas de atuação dentro da educação.

A principal área dentro da pós em Educação, é trabalhar como professor, lecionando classes de educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas ou privadas. 

Mas não para por aí! O profissional pode expandir seus conhecimentos e também trabalhar como gestor em uma escola, ajudando a elaborar os projetos pedagógicos escolares e auxiliando na criação de diretrizes para o ano.

Mas e aí, você está preocupado porque não sabe qual escolher?

 Fique tranquilo, para te ajudar fizemos uma lista com alguns dos cursos mais procurados para a especialização na área da Educação, então confira:

Psicopedagogia

 O psicopedagogo é o profissional responsável por facilitar os desafios da aprendizagem humana através da compreensão. Detectando as dificuldades e propondo caminhos e alternativas para o aluno. 

Esta área irá abordar as relações do sujeito com a construção e reconstrução do conhecimento, e, articulando saberes advindos desde a Psicologia até a  Pedagogia. Trazendo também, noções sobre dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento psicossocial de crianças, jovens e adultos, aos estudantes.

Contudo, habilitando o profissional a trabalhar com crianças e adolescentes que possuam dificuldades no processo de aprendizagem baseados nos conhecimentos pedagógicos, psicológicos e psicopedagógicos adquiridos no mesmo. Capacitando igualmente de maneira clínica e institucional.

Educação Infantil

O curso de Pós-graduação em Educação Infantil é feito para introduzir nos profissionais o estudo e a pesquisa no campo da alfabetização e do letramento, para planejar, desenvolver e acompanhar ações que foquem no desenvolvimento integral dos bebês e crianças pequenas.

Dessa forma, o aluno desta área deve buscar a qualificação para os processos alfabetizadores através de fundamentação teórica e de práticas pedagógicas.

Nesta especialização, você verá como a visão lúdica colabora para uma formação que possibilita um trabalho efetivo para esses indivíduos tão ricos de novidades.

Docência Universitária

A pós-graduação na área de Docência Universitária, é perfeita para quem deseja lecionar em faculdades e universidades.

Ela se trata de um universo que se difere das demais linhas educativas, pois na universidade você trabalha com diversas idades, e tem a influência para a construção do pensamento crítico. 

Essa especialização tem como objetivo desenvolver competências visando a atuação do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o papel do docente hoje.

Além da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais na graduação. E munir os futuros professores com todas as ferramentas necessárias para preparar novos profissionais.

Gestão Educacional

O curso de Gestão Educacional, é ideal para aqueles que são formados em Pedagogia ou outras áreas na licenciatura.

Essa pós-graduação, tem o objetivo de capacitar o profissional para atuar na gestão escolar tendo como base um perfil de competências que possibilite o desempenho eficiente e eficaz de suas funções.

Dessa forma, o aluno dessa área é capaz de se aprofundando nos processos de educação através da qualificação prática em campos como: direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em escolas públicas e privadas.

Educação Especial

Essa especialização tem como questão central a formação de profissionais para uma prática pedagógica eficiente visando a organização da educação inclusiva no país, ou seja, desenvolvendo nos profissionais uma postura crítica frente à realidade histórica, política e social de ensino.

O curso objetiva preparar profissionais para atuarem na escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente, nos contextos comuns de ensino.

Além disso, conduz o profissional a uma postura e métodos que auxiliam no processo com a criança/adolescente, como também na instrução das famílias.

E aí, caro estudante, se interessou por alguma dessas especializações?

Saiba que a Uniandrade possui algumas delas e muito mais pra você que deseja se especializar na área da educação!  Entre no site  da Uniandrade, confira a pós disponíveis e comece já a sua!!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress