Ansiedade! Que mal é este? Não sofra! Siga nossas dicas!

Ansiedade: uma palavra que tem sido muito discutida e abordada nos últimos anos, principalmente depois que a pandemia tornou-se cenário mundial.

As pessoas se viram impedidas de sair de casa, precisando transferir para dentro de seus lares o trabalho, a escola dos filhos, a faculdade, as reuniões, os encontros, compras online. Ufa!

Tudo em um só lugar, mas apesar de fazer tudo dentro de casa não sobra tempo para nada, pois mesmo sem se locomover, as atividades não deixaram de ser realizadas.

Ao invés de diminuírem, a sensação é de que a demanda de responsabilidades está muito maior,  visto que acaba misturando as coisas do trabalho e da faculdade com os afazeres domésticos e com a vida pessoal.

Ora, em meio a tudo isso e  essa nova realidade, a ansiedade passou a assumir o controle. Para muitos foi difícil adaptar-se e o acúmulo de responsabilidades fez com que os níveis de estresse aumentassem  significativamente!

Mas o que fazer para controlar essa ansiedade?  E o que é a ansiedade de fato? Qual a sua definição? Venha conosco e confira!

Leia mais em:

Direto da cozinha: 5 alimentos que combatem a ansiedade | Uniandrade

Estudar em casa está te deixando muito ansioso e estressado? | Uniandrade

Notícias para aquecer o seu coração! | Uniandrade

O que é ansiedade?

Segundo o site do Ministério da Saúde, o termo ansiedade possui várias definições como aflição, perturbação do espírito, angústia entre outros comportamentos. 

O site do Ministério da Saúde enfatiza que devemos entender a ansiedade como um fenômeno que pode tanto beneficiar as pessoas quanto prejudicá-las, dependendo da sua intensidade e das circunstâncias em que a ansiedade se manifesta.

Em alguns casos, a ansiedade pode tornar-se uma doença afetando o desenvolvimento psíquico e corporal do indivíduo.

Mas o que desenvolve a ansiedade?

A ansiedade pode ter duas reações adversas: ela pode estimular o indivíduo a agir ou, quando em excesso, ela trava indivíduo impedido que ele consiga tomar decisões ter qualquer ação.

Alguns fatores que podem estimular a ansiedade são:

  • Genética

Algumas pessoas com transtorno de ansiedade relatam casos de familiares que também possuíam o mesmo transtorno. Mas não é algo determinante, pois não é uma regra que todas as pessoas de uma mesma família possam desenvolver ansiedade.

  • Comportamento

Pessoas muito tímidas, com pensamentos negativos ou com altos níveis de estresse possuem maior tendência para desenvolver o transtorno de ansiedade.

  • Influências externas

Outro fator  que pode estimular a ansiedade são as influências externas com as quais o indivíduo tem contato, como ambientes violentos em que os pais brigavam constantemente, uso de substâncias químicas como álcool e mais uma diversidade de fatores que influenciam negativamente o comportamento do indivíduo.

Agora que você já sabe quais fatores podem desenvolver a ansiedade, vamos conferir os sintomas causados por ela?

Quais são os sintomas causados pela ansiedade?

Alguns sintomas comuns às pessoas que possuem ansiedade são:

  • Preocupações – Sabemos  que todas as pessoas possuem preocupações diversas, mas a pessoa com ansiedade demonstra uma preocupação excessiva, uma tensão, sem conseguir desvencilhar-se delas.
  • Sensação ruim – As pessoas com altos níveis de ansiedade, relatam sentirem uma sensação ruim o tempo todo, como se estivessem pressentindo um acontecimento ruim.
  • Medo – Assim como a preocupação, o medo não é controlado pela pessoa que sente ansiedade. Esse medo pode estar relacionado a várias situações diferentes como perder prazos ou de algum objeto.
  • Pensamentos negativos – As pessoas com ansiedade não conseguem controlar pensamentos negativos.
  • Dificuldade para tomar decisões –  A dificuldade para tomar decisões, mesmo em situações simples do cotidiano, é muito comum.

E esses sintomas de caráter psíquico vêm acompanhados de sintomas físicos como:

  • sensação de fraqueza ou cansaço constantes;
  • insônia e distúrbios do sono;
  • tensão ou dores musculares;
  • respirar muito rápido e descompassadamente;
  • tremores;
  • assustar-se facilmente;
  • dores de cabeça;
  • problemas gastrointestinais, como diarreias ou náuseas.

Esses sintomas não são nada positivos, não é verdade? Então vamos conferir agora algumas dicas de como tratar e prevenir a ansiedade:

Dicas para prevenir a ansiedade:

  • Faça exercícios

Os profissionais da saúde sempre alertam para os benefícios de praticar exercícios.  A dica é reservar no mínimo 30 minutos por dia para a prática de exercícios físicos, podem ser alongamentos, uma corrida, uma caminhada ou até mesmo musculação na academia.

Qualquer exercício físico que você realize irá fazer muita diferença no controle da ansiedade, pois proporciona uma mente mais focada além de garantir uma melhora significativa no humor.

  • Evite tomar café!

Ah, não! Evitar tomar o amado cafezinho? Pois é… O café contém cafeína que em doses altas pode ser muito prejudicial para a saúde.

 Além do café algumas bebidas que devem ser evitadas são cervejas e bebidas alcoólicas em geral, chás ( quem pensa que o chá não contém cafeína, está enganado, a não ser que sejam aqueles chás de ervas naturais), refrigerantes e energéticos.

Essas bebidas em excesso podem causar efeito depressivo, provocar insônia e interferir no humor, aumentando também a fadiga e o estresse. Quem poderia imaginar que às vezes um simples café ou um chá poderiam ser os vilões, não é mesmo?

  • Durma bem

Dormir pode ser um verdadeiro desafio para quem tem ansiedade e muitas vezes a insônia acaba tornando-se companheira dessas pessoas. Porém o sono é indispensável, pois é durante o sono que o corpo relaxa e que a pessoa repõe as energias.

O sono desregulado é um dos sintomas de quem apresenta ansiedade, mas algumas medidas podem ser adotadas para quem sofre com a insônia, como deixar o ambiente escuro, fazer refeições leves e livres de açúcar durante a noite e principalmente não utilizar o celular ou as redes sociais antes de dormir.

  • Desenvolva um hobbie

Muitas vezes a ansiedade se manifesta devido a muitas preocupações que o indivíduo tem, sem conseguir desvencilhar-se delas.

Por isso, desenvolver uma atividade para espantar tais preocupações pode ser muito positivo! Esse hobbie pode ser uma aula de música, realizar pinturas, bordados, confeccionar algum artesanato ou qualquer atividade que prenda a sua atenção. Portanto, tenha um hobbie e não deixe espaço para as preocupações, medos e pensamentos negativos!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Bora praticar essas dicas e não deixar espaço para a ansiedade?

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para navegar pelo nosso Blog | Uniandrade e ficar por dentro de mais conteúdos interessantes!

Siga nossas páginas nas redes sociais!

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress