Você sabe o que é gestão e que tipos de gestão são os mais utilizados?

Tenho certeza que em algum momento você deve ter ouvido falar ou lido os termos: gestão de marketing, gestão de pessoas, gestão empresarial etc. E também pode ter se perguntado: “mas o que é gestão?”, “qual a importância disso?”, “existe uma graduação de gestão?”. 

Então, vamos falar um pouco sobre este assunto!

Bora começar?

Você sabe o que é gestão?

Gestão é uma área das ciências humanas, que tem um significado simples: o ato de administrar ou gerir, sendo pessoas, locais, recursos, enfim tudo que possa ser administrado.

Ela se refere ao processo de orientação para que se tenha o alcance dos objetivos e das metas.

O conceito de gestão é baseado em quatro pilares:

  • planejamento;
  • organização;
  • liderança;
  • controle.

Todos esses processos farão parte de um ótimo gerenciamento administrativo. Além da administração, a gestão pode utilizar conhecimentos de outras áreas, como da  psicologia, economia, direito, contabilidade, etc. 

O que um profissional de gestão faz?

Algumas de suas tarefas são: definir as metas a serem atingidas; planejar o processo que fará obter o alcance de metas e objetivos; e resolver problemas que possam surgir.

Qual a importância da gestão?

A gestão é importante para possibilitar a organização de processos e pessoas, reduzir custos e falhas, proporcionar  mais produtividade na empresa, além de prever resultados, desenvolver a tomada de decisões e a capacidade de aprender com os erros.

Muitas pessoas pensam que a gestão é ligada apenas a empresas, mas não é apenas isso. Existem vários tipos e áreas da gestão.

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Saiba quais são os principais tipos de gestão: 

Como já foi dito, a gestão não serve apenas para um tipo de negócio, ela pode se apresentar de várias formas:

  • Gestão democrática;
  • Gestão meritocrática;
  • Gestão com foco em resultados;
  • Gestão com foco em processos;
  • Gestão autoritária ou autocrática;
  • Gestão por cadeia de valor;
  • Gestão por desempenho;
  • Gestão comportamental;
  • Gestão por competências.

Vamos conhecer um pouco mais sobre algumas delas:

Gestão democrática

Este modelo de gestão ocorre quando os colaboradores ajudam nas tomadas de decisão. Isto motiva o envolvimento e crescimento do profissional dentro da empresa que se vê valorizado diante dessa participação.

Gestão meritocrática

Esta gestão se baseia na meritocracia. Investe no engajamento do funcionário para alcançar novos cargos, ou seja, motiva a competitividade entre os funcionários, pois acredita-se que quanto maior for sua performance, melhor o seu desenvolvimento.

Acesse nosso blog para ler um pouco mais sobre a competitividade nos negócios:

 Saiba como lidar com a pressão e a competitividade no mundo do trabalho!

Gestão com foco nos resultados

Este tipo de gestão tem como foco principal o resultado final, ou seja, é para empresas que estão à procura de resultados imediatos, que almejam o alcance de suas metas e objetivos rapidamente.

Gestão com foco em processos

Ao contrário da gestão com foco nos resultados, essa gestão se importa em aprimorar a aperfeiçoar o processo, a execução.

Veja agora algumas áreas de atuação de gestão

Gestão financeira

É um conjunto de ações que envolvem o processo de análise, desenvolvimento e o controle das finanças de uma empresa ou instituição.

Gestão comercial

É responsável por definir estratégias e comandar a equipe de vendas, fazendo com que a empresa tenha maior rentabilidade. O profissional dessa área deverá entender de marketing, logística, economia e tributação.

Gestão Ambiental

O profissional dessa área irá desenvolver projetos de acordo com o impacto do meio ambiente em relação aos resíduos de indústrias, gerenciando equipes para o desenvolvimento de projetos que atenuem este impacto.

Gestão Empresarial

O gestor empresarial fará com que a empresa alcance seu objetivo principal, elaborando planos de venda, controlando e avaliando os lucros da organização.

Gestão de Pessoas

O profissional de gestão de pessoas irá potencializar o rendimento dos funcionários da empresa, fazendo o mapeamento de resultados, recrutamento de pessoas, elaboração de políticas de benefícios, planejamento de cargos e salários e treinamentos.

Gestão da Informação

Este profissional tem o papel de pesquisa de mercado, coletando, sistematizando, e armazenando informações. Esta pesquisa, normalmente é feita antes de se lançar um produto ou uma empresa no mercado, avaliando se dará certo ou não.

Gestão de Projetos

Este profissional é muito importante nos dias de hoje, pois ele desenvolve projetos que fazem com que a empresa inove mais e tenha mais resultados.

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Todos esses cursos são oferecidos na modalidade EAd, entre graduação e pós.

E aí, ficou por dentro do que é gestão? Enriqueça seu conhecimento um pouco mais sobre o tema, acessando outros assuntos relacionados. Confira em nosso blog:

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