Você sabe o que são Soft Skills? Confira 5 comportamentos essenciais dentro de soft skills

Você já ouviu falar em soft skills? O conceito de soft skills está relacionado às competências pessoais de comunicação e habilidades de relacionamentos interpessoais.

Atualmente, os recrutadores estão analisando, além das competências profissionais e formação acadêmica, as habilidades emocionais, comportamentais e sociais que as pessoas possuem, visto que para trabalhar em grandes empresas ter uma boa convivência e manter o ambiente de trabalho tranquilo é essencial.

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Em que consistem as soft skills?

As soft skills são comportamentos individuais que produzem grande diferença no resultado coletivo e promovem melhoria no desempenho da empresa como um todo.

Possuir habilidades de soft skills significa ter facilidade de adaptar-se a diferentes ambientes, manter-se motivado em situações delicadas, bem como motivar as pessoas que estão ao seu redor e ainda ter facilidade de trabalhar em equipe.

Quais comportamentos constituem uma boa soft skills?

As soft skills são comportamentos individuais, por isso se você almeja destacar-se no ambiente profissional pode cultivá-las e apropriar-se delas. 

Confira 5 competências que você pode desenvolver para ampliar sua soft skills:

  • Bom relacionamento interpessoal

Um bom relacionamento interpessoal é bem mais amplo do que pode parecer. Possuir uma boa comunicação com as outras pessoas é essencial para cultivar um ambiente organizacional agradável e produtivo.

O bom relacionamento interpessoal implica também em empatia, saber ouvir o que os colegas têm a dizer e demonstrar receptividade para que o outro sinta-se à vontade para se comunicar com você.

As pessoas que possuem um bom relacionamento interpessoal são, de modo geral, bons líderes, pois os colegas apreciam ouvi-lo e compreendem suas decisões ao transmitir as ideias, pois fazem isto de forma clara e abrangente.

  • Ética profissional

A ética no ambiente de trabalho é indispensável para um bom profissional. Ser ético é muito complexo, pois a ética está presente nos mínimos detalhes e em situações corriqueiras que podem acontecer no ambiente organizacional.

A vontade de contar para alguém uma conversa que você ouviu entre o chefe e um colega, em que o colega levou um puxão de orelha, já põe em risco sua ética. 

Imagina se o profissional do RH ficasse bisbilhotando todos os salários que os demais colaboradores da empresa recebem e contasse para todos? Seria bem desagradável. Nesse caso, o profissional tem acesso a todas essas informações e deve ter muita cautela ao manipular tais informações.

Da mesma forma, em outras funções dentro de uma empresa, bem como em todas as profissões, a ética profissional deve ser indissociável do indivíduo.

Ter ética profissional consiste ainda em pontualidade, assiduidade e comprometimento. Alguém pode pensar que atrasos serão prejudiciais apenas para quem se atrasa, que eventualmente terá descontos na folha de pagamento e tal. Mas o atraso afeta todo o andamento de uma equipe. Imagine, por exemplo, um professor que constantemente se atrasa Como fica a turma desse professor? Ela pode ter seu aprendizado afetado pelos atrasos do professor que incorre em falta de ética do profissional.

Em um ambiente profissional é fundamental compreender que as atitudes individuais não afetam apenas um indivíduo Com base nisso, deve-se agir em prol de todos para o bom desempenho da equipe.

  • Criatividade

Quem pensa que a criatividade só é utilizada na área de marketing e nas Artes se engana!

No meio profissional, sempre surgem situações conflituosas, situações que exigem atitude e requerem uma solução.

É aí que sua criatividade entra em ação, pois encontrar solução, apontar novas maneiras de realizar as tarefas, exige criatividade e espontaneidade. Muitas vezes o receio impede a criatividade, causando bloqueio da visão para solucionar os problemas. E é exatamente esse ponto que precisa ser trabalhado para ampliar suas soft skills.

  • Colaboração

Se você já possui um bom relacionamento interpessoal, vai ter facilidade em ser colaborativo com os seus colegas. A sociedade atual impele as pessoas a serem individualistas, trabalharem sozinhas, ainda mais em meio a tanta tecnologia. Mas colaborar com os colegas é uma atitude que gera resultados positivos tanto para a empresa quanto para o ambiente organizacional.

A troca de ideias pode gerar novos pontos de vista sobre determinado assunto e juntos chegarem a soluções rápidas e eficazes para atingir determinado objetivo em menos tempo.

O benefício de ser colaborativo auxiliando os colegas, além de gerar resultados positivos para a empresa, proporciona o amplo domínio da sua área, pois cada vez que você verbaliza o que precisa ser feito, apropria-se ainda mais de um assunto.

  • Organização

A organização é um ponto que sempre pega, pois sempre ouvimos falar em organização em todas as instituições sociais: família, escola, faculdade, trabalho. Isto ocorre porque a organização melhora o desempenho individual e consequentemente os resultados obtidos.

No meio profissional, o fato de ser organizado evita situações de estresse com tarefas acumuladas, evita  a ansiedade que pode ser ativada com o acúmulo de tarefas por fazer e também possíveis puxões de orelha por parte de superiores, caso os prazos não sejam cumpridos.

Ser organizado envolve saber gerir o tempo que você possui, saber gerir os prazos que você tem para entregar as tarefas e ter clareza de tudo o que você precisa fazer e quando precisa fazer

Uma pessoa organizada é inimiga da procrastinação, pois quem possui o hábito de procrastinar as atividades que precisa realizar, sempre acaba deixando tudo para a última hora, o que resulta em trabalho sem qualidade e acúmulo de tarefas.

Uma boa dica para organizar-se é possuir uma agenda ou listar diariamente todas as tarefas que precisa cumprir. Dessa forma, você não esquece nada e otimiza o seu tempo.

Dica de leitura para ajudar no desenvolvimento de sua soft skills

Sempre ler dicas comportamentais, para adotar no meio profissional, ajuda bastante para ampliar suas competências nesse quesito. Participar de palestras, ouvir dicas de quem já possui experiência e ter consciência de que sempre existe algo para melhorar também ajuda!

Um livro que traz excelentes dicas de comportamentos a serem cultivados no ambiente organizacional é O Monge e O Executivo.

O livro aborda, de maneira leve, as dificuldades que muitos líderes encontram e sugere comportamentos e atitudes que fazem a diferença no meio profissional.

Uma leitura que vale a pena para ampliar sua visão acerca de como relacionar-se com as pessoas ao seu redor.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre soft skills?

Então, comece agora mesmo a desenvolver sua soft skills, ganhando destaque na sua área!

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