Intercâmbio: Confira as dicas que selecionamos para você!
já pensou em estudar fora do Brasil? Imagine que sonho possuir um certificado em nível internacional e ter em seu currículo que você fez um intercâmbio,? Concluiu parte dos seus estudos ou até mesmo realizou uma especialização em outro país? Seria incrível, não é mesmo?
Saiba que esse sonho pode se tornar realidade! Confira as dicas que selecionamos para você que possui interesse em realizar um intercâmbio e dar aquele up tanto na sua vida acadêmica quanto na sua vida profissional!
Leia mais em:
Viaje sem sair de casa! | Uniandrade
Quarentena: 10 museus famosos para conhecer sem sair de casa | Uniandrade
Dicas de livros que vão te levar para além dessa realidade! | Uniandrade
Porque fazer um intercâmbio?
Realizar um intercâmbio é uma decisão de extrema importância na vida de um estudante.
Pois, muito além de uma viagem a outro país, o intercâmbio permite:
- a ampliação da formação do estudante,
- agregar conhecimento de novas culturas e novos costumes,
- networking em nível internacional,
- aprimoramento em uma segunda língua,
- destaque indiscutível no currículo.
Intercâmbio a fim de aperfeiçoar um segundo idioma
O estudante que viaja para o exterior pode ter motivos variados que o impulsionaram a realizar o intercâmbio. Mas um dos motivos que mais movem os estudantes são os programas de idiomas, que permitem adquirir proficiência na língua.
Esses programas de idiomas geralmente possuem duração curta de três a seis meses. Ao procurar um desses programas de idiomas é importante garantir que o estudante esteja matriculado no curso com seu nível de fluência para não ficar deslocado dentro de sala.
Mas independente do nível de inglês do candidato, a imersão total irá ampliar significativamente o aprendizado e garantir destaque ao currículo, ampliando as oportunidades de emprego no mercado de trabalho quando retornar.
Quais são os tipos de intercâmbio?
Existem vários tipos de intercâmbio e é preciso analisar em qual deles você se encaixa melhor ou qual é a melhor opção para você e para sua formação acadêmica e profissional.
Também existe a possibilidade de realizar uma graduação no exterior, que exige um pouco mais de empenho e dedicação. E se o indivíduo já possuir certificado de nível superior, tem a opção de realizar especialização, como pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Além disso, se a pessoa já possui família e é difícil passar um longo período fora do Brasil, têm algumas opções de cursos curtos indicados para empresários.
O que levar em consideração ao pesquisar opções para realizar um intercâmbio?
Ao iniciar as pesquisas na busca por informações sobre intercâmbio, existem algumas questões que precisam ser consideradas durante essa pesquisa, anote aí, para não deixar passar nada.
- Local de destino
O lugar de destino do intercâmbio é uma das primeiras questões a ser considerada.
Além do país, pesquise o estado, a cidade, como é o clima, estilo de vida dos moradores. Vá preparado, pois imagine você chegar em um país totalmente desconhecido e ser surpreendido por questões que você poderia ter pesquisado com antecedência? Por isso, evite surpresas desagradáveis e extraia tudo o que conseguir relacionado ao local para o qual está indo.
- Instituição de ensino
É muito importante pesquisar tudo sobre a instituição na qual você vai estudar no exterior, pesquise sobre o método de ensino, sobre o curso que você pretende realizar.
Caso seu interesse seja cursar uma faculdade lá fora, é importante verificar se a universidade na qual você possui interesse aceita alunos de intercâmbio e também se existe algum exame a ser realizado para admissão na instituição visto que algumas universidades não aceitam alunos de intercâmbio.
Por isso, é preciso ver tudo com antecedência e estabelecer contato com a instituição antes de embarcar, a fim de evitar qualquer imprevisto fora do país.
- Valores
Os valores referentes ao programa de intercâmbio devem ser considerados desde o início para que você não tenha surpresas, nem passe situações desconfortáveis. Alguns países oferecem programas com custo menor, enquanto outros oferecem programas com o custo mais alto. Quando você começar a fazer um planejamento, é ideal que já pondere o investimento que irá fazer e reserve o valor necessário.
Quais são as maneiras de realizar um intercâmbio?
- Por meio de um pacote contratado em empresas particulares especializadas.
- Através de clubes e associações.
- Através da instituição de ensino. Algumas instituições de ensino possuem convênios com instituições de ensino em outros países, intermediando o intercâmbio para os alunos. Dependendo da instituição os alunos recebem auxílio com custos de moradia e alimentação.
Intercâmbio e trabalho remunerado
E aí, está tentado a realizar um intercâmbio, mas está meio desanimado por conta dos custos e valores que um programa de intercâmbio exige? Então se liga nessas opções que envolvem trabalho remunerado para que mesmo que o estudante não possua dinheiro tenha a chance de vivenciar essa experiência enriquecedora.
Países como os Estados Unidos, ofertam programas formatados pelo governo do país e quem realiza a mediação no Brasil são as agências de intercâmbio. Basicamente, a ideia do programa é recrutar mão de obra para atuar em locais como parques temáticos, restaurantes, hotéis, as funções exercidas geralmente são de garçom, recepcionista também existem opções para trabalhar como babás e funções parecidas com essas.
Para participar desses programas é preciso ter uma faixa etária até 26 anos. As viagens acontecem durante as férias acadêmicas, com duração aproximada de um a quatro meses.
É uma ótima opção para quem não dispõe de muita grana para investir, não é mesmo?
Também existe outra opção que são os estágios remunerados no exterior, existem diversas vagas em diversas empresas, para isso é preciso ter formação na área do estágio e possuir um nível de fluência satisfatório na língua do país em que se pretende realizar o estágio.
O que importa é que existe a possibilidade de realizar um intercâmbio mesmo sem possuir muita grana. Seja um intercâmbio curto de poucos meses já é o suficiente para dar aquele up no seu currículo e proporcionar uma experiência incrível.
Confira os estágios IAESTE
É um programa de intercâmbio no qual você pode passar de 2 a 12 meses fazendo estágio na sua área de estudo e recebendo remuneração suficiente para cobrir todas as suas despesas básicas com alojamento e alimentação. No Brasil, o programa é gerenciado pela ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, entidade sem fins lucrativos apoiada pela CI.
- As áreas de estudo abrangidas são:
- As engenharias;
- Arquitetura;
- Informática e Tecnologia;
- Física;
- Química;
- Bioquímica;
- Biologia;
- Administração;
- Economia;
- Marketing;
- Agronomia;
- Farmácia.
Opções de moradia em um intercâmbio
Durante o processo de decisão do intercâmbio, um ponto que deve ser considerado e não pode ser esquecido de jeito nenhum é a moradia. Onde você vai ficar alojado durante sua estadia no outro país?
Uma das alternativas mais baratas, encontradas nos pacotes de empresas particulares, é morar na casa de outra família. Morar com outra família é muito vantajoso, pois ajuda a conhecer a cultura do país, ajuda a praticar o idioma e pode ser significativamente mais seguro. Por outro lado, o estudante fica restringido aos horários e normas dessa família. Então, é uma via de mão dupla, com vantagens e desvantagens.
Algumas instituições de ensino que oferecem intercâmbio disponibilizam alojamentos, geralmente localizados próximos à instituição, para reduzir os custos com transporte e que são compartilhadas com estudantes de vários países, de cursos diferentes.
Também existe a opção de alugar um imóvel para morar sozinho, porém essa opção gera mais despesas para o estudante, caso essa seja a preferência é preciso levar em consideração todas as despesas que serão geradas.
Torne o seu sonho real!
Para finalizar, selecionamos uma matéria do site eurodicas, o qual seleciona as dez melhores agências de intercâmbio. Vale a pena conferir e quem sabe encontrar a agência ideal para tornar seu sonho realidade. Para conferir, acesse o link: Eurodicas-agências-de-intercâmbio
Viu só que incrível?
Realizar um intercâmbio pode abrir muitas portas para você! Além de ser muito vantajoso para sua formação. É uma experiência única viajar para fora do Brasil. Intercâmbio significa unir o útil ao agradável em toda extensão da expressão!
Curtiu esse conteúdo?
Se você gostou das nossas dicas acerca de intercâmbio, aproveite para navegar pelo nosso Blog | Uniandrade para permanecer ligadinho nas novidades!
Curta nossas páginas nas redes sociais.