5 podcasts para aprender e curtir!

Você sabia que podcast é uma nova forma de aprender de maneira prática e otimizada, o qual você pode escutar ele da onde quiser? Já pensou que você pode estar indo trabalhar e estudando? Não tem coisa melhor, não é mesmo?!

Leia mais:

Dicas de livros que vão te levar para além dessa realidade! | Uniandrade

5 documentários inspiradores na Netflix | Uniandrade

Dicas de filmes na sua área para o final de semana | Uniandrade

 

MAS E AÍ, VOCÊ SABE O QUE É UM PODCAST?

Podcast é um tipo de mídia digital em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que transmite informações e que está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Sua diferença para o rádio é que os podcasts são feitos com assuntos sob demanda e podem ser escutados quando o usuário desejar.

Principais objetivos

  • Compartilhar conteúdo;
  • Novas maneiras de entregar conhecimento;
  • Fornecer notícias relacionadas ao mercado.

Veja porquê você deve escutar podcast:

  • Podem ser ouvidos em qualquer situação: Por eles estarem em inúmeras plataformas, podem ser ouvidos no trânsito, durante exercícios físicos na academia, enquanto se faz a arrumação da casa, na cama, no horário de descanso, enquanto estamos na espera de algum compromisso, dentre muitas outras possibilidades.
  • São grátis e sem anúncios incômodos:  A maioria dos podcasts que existem hoje são disponibilizados dessa forma, basta dar play para ouvi-lo. Além disso, eles não costumam ter propagandas que interrompem o conteúdo no meio, causando incômodo e até a perda do raciocínio com o assunto.
  •  
  • Estão disponíveis ON e OFF-LINE: Ao assinar os seus podcasts favoritos, os episódios lançados serão automaticamente baixados em seu dispositivo quando ele estiver conectado à internet, sem usar seus dados do celular.

  • Proporcionam descontração e entretenimento: Apesar de serem editados, como os vídeos, os podcasts possuem uma dinâmica bem descontraída, mais orgânica e natural. Em alguns casos, é como se você estivesse ouvindo vários amigos em uma mesa de bar e fizesse parte daquela conversa. Dá prazer de acompanhar o que está sendo falado.

  • Educam enquanto divertem: Você sabia que existe podcast de estudos? Isso é possível porque existem vários podcasts não apenas sobre matérias escolares como Biologia, História e Tecnologia, mas também sobre temas mais específicos como Marketing Digital, Economia e Saúde – além, é claro, de serem boas fontes de notícias para se manter informado dos assuntos da atualidade.

  • Ajudam a economizar tempo: Precisamos aproveitar cada minuto do nosso tempo, não é mesmo? Por isso, enquanto com vídeos, artigos ou livros você precisa reservar um tempo para ver/ler com calma, com os podcasts não existe essa necessidade.

  • São práticos e fáceis de ouvir: Fique sabendo que ouvir seus episódios e baixá-los não tem mistério algum! Basicamente, para baixar podcast é necessário instalar um aplicativo de streaming no seu celular e procurar os assuntos que mais te interessam ou os podcasts que te deixaram curiosos. A partir daí, basta fazer o download de um podcast de sua escolha e pronto. É tão prático e fácil quanto apertar o play. Os aplicativos possuem botões bem didáticos e informativos, você não irá se perder.

Como consigo acessar?

  • Através de apps do sistema Android ou IOS;
  • Pelo computador, através do Spotify, plataformas de podcasts e outros.

Agora que já sabe o que é o podcast e como funciona, nós da Uniandrade vamos apresentar para você cinco podcasts que irão te conquistar, e deixar a hora dos estudos mais divertida.

VAMOS LÁ…

  • Trendcast: Criado pela Agência de Bolso, o TrendCast aborda a comunicação, o marketing digital e o negócio dentro desta atmosfera. Trazendo estes temas de forma bem-humorada, seu objetivo é detalhar o dia a dia de agência de publicidade com muita dinâmica e de uma maneira divertida. Assim, em seus conteúdos, é possível aprender sobre feedback, sobre o Instagram como plataforma de venda, sobre a cultura como estratégia e, claro, sobre o lado sombrio da publicidade. Ficou interessado? Vale a pena ouvir.

  • Braincast: Podcast que discute temas variados, mas quase sempre rondando o universo da cultura digital, entretenimento e tecnologia. Inevitavelmente, as conversas escapam para falar de temas ligados à criatividade, inovação, marketing e comunicação. Comandado pelo seu criador, Carlos Merigo, o podcast sempre provoca discussões divertidas e atuais sobre o mundo dos negócios, que é um tema que sempre me interessa.

  • Fronteiras da ciência: Um podcast que aborda temas relacionados à ciência através de uma conversa descontraída entre acadêmicos, estudantes e profissionais. Às vezes, a discussão é profunda, mas a conversa e a pluralidade do papo fazem você fazer parte da roda. Este é um podcast maravilhoso que não é muito divulgado e pouco conhecido por todos. A qualidade de produção não é especial, mas o conteúdo é super rico e esclarecedor. Esse programa é produzido pelos professores e alunos da UFRGS.

  • Mamilos: Apresentando-se como “Jornalismo de Peito Aberto” e sob o comando das carismáticas Juliana Wallauer e Cris Bartis, o podcast Mamilos é amado por seus fãs e seguidores. Aqui rola de tudo, sempre no formato de entrevista e debate, desde temas amplos até específicos. É sempre interessante ouvir um novo episódio para encarar uma discussão a respeito de um tema inesperado. A pauta toca temas importantes da sociedade.

  • Nerdcast: Esse é o podcast de maior audiência do País, amado por seus fãs e seu enorme sucesso não é por acaso. O Nerdcast é a versão podcast do Jovem Nerd. Recheado de bom humor de ponta a ponta, porém com conteúdo de valor, rola de tudo nos episódios comandados por Alexandre Ottoni e Azaghal. Tem tecnologia, comportamento, cultura, cinema, história, ciência, cotidiano e uma lista sem fim de assuntos que eles tocam. Esse é daqueles podcasts considerados indispensáveis.

E ai gostou dessas dicas? Acesse nosso blog e confira outras!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress