Conheça algumas dicas para potencializar sua criatividade!

Você sabe o que é criatividade?

De uma maneira bem simples, criatividade é um conjunto de processos composto por inúmeras variáveis que não precisam ser utilizadas ao mesmo tempo. Estas variáveis podem ser influenciadas pelo ambiente em que ela se encontra no momento (como sua sala de serviço) e o ambiente no qual está inserida. O nível de conhecimento de cada indivíduo também influencia essas variáveis. Porém, é necessário seguir algumas rotinas, que às vezes fazemos sem perceber.

Leia mais:

Descubra como potencializar seu currículo!

Dicas para não perder o foco nos estudos durante as férias

Além do conhecimento técnico, características pessoais também são extremamente valorizadas pelas empresas na hora do processo seletivo. Uma dessas qualidades é a criatividade.

Muitos pensam que a criatividade é algo voltado somente para profissionais de criação, marketing ou design. Mas, não! Ela também está presente nos negócios, que tem sido um tema bastante abordado, pois, para inovar é preciso, sem sombra de dúvidas, utilizar o lado direito do cérebro.

Por se tratar de algo muito subjetivo, é comum acreditar que trata-se de uma habilidade pessoal e inata. Entretanto, existem técnicas que podem ajudar qualquer pessoa a desenvolver seu lado imaginativo e ter boas ideias.

Quer dicas para aumentar sua criatividade e ganhar destaque no seu trabalho?

ENTÃO VAMOS LÁ!

Invista em cursos de criatividade

Hoje, já existem no mercado cursos voltados especificamente para a proposição de pensamentos laterais, com objetivo de levar o cérebro a fazer novas conexões. O segredo dos cursos de criatividade é promover o questionamento, por diversos pontos de vista, levando a conclusões diferentes para uma mesma pergunta. 

Leia livros sobre temáticas diversificadas

Que a leitura é um portal mágico para estimular a imaginação, todo mundo sabe. Porém, muitas pessoas têm o costume de sempre recorrer aos mesmos temas, fazendo de sua leitura um padrão. Como sabemos que os padrões são inimigos da criatividade, aqui vai a dica: procure ler sobre temas diversificados, desta forma você abrange mais saberes e varia o cardápio do seu imaginário.

Visite exposições

Elas são fundamentais para enriquecer repertórios e proporcionar vivências que gerem conhecimento artístico, cultural e social. Um excelente exercício de criatividade é ler sobre o autor e o período no qual ele viveu e depois analisar o que está contido nas obras. Mesmo que você não seja um expert em artes, certamente sua imaginação terá que trabalhar na reflexão.

Pesquise

Antes de começar um job e até mesmo para auxiliar o nosso brainstorm, precisamos pesquisar. Esta pode ser a parte mais chata, mas é ela quem vai influenciar todo o processo de criação. Uma boa pesquisa ajuda a evitar que nós encontremos muito do mesmo, uma vez que estamos em um mundo globalizado e somos cada vez mais bombardeados com informações de todos os lados. Muitas delas acabam sendo semelhantes, por isso, a pesquisa vai nos auxiliar para que não façamos algo muito parecido com o que já foi feito antes. Influencie seu cérebro a pensar naquilo que você quer que ele pense, só que de uma forma mais descontraída.

Desafie-se

Durante um projeto, pratique a limitação de recursos. A necessidade de extrair o melhor possível com o que estiver disponível no momento é uma ótima maneira de descobrir novas possibilidades. Comece tentando montar visuais diferentes com poucas roupas, por exemplo.

Não tenha vergonha

As ideias mais brilhantes também já foram consideradas absurdas um dia. Pessoas criativas, muitas vezes, são chamadas de loucas ou vistas com certa desconfiança quando expõem suas ideias. O que não as impede de continuar a pensar em soluções diferentes para problemas comuns. Não tenha vergonha de expor suas ideias, se precisar se sentir mais seguro, coloque-as no papel, estruture de maneira que você possa entender melhor o que pensa, mas jamais deixe de expor aquilo em que acredita.

Crie novos cenários

Imagine possibilidades diferentes para coisas que já aconteceram. Quando estiver focado em um projeto, mantenha uma boa fonte de exemplos e pense em cenários alternativos do tipo “o que aconteceria se não tivessem descoberto os antibióticos?”. Esse exercício criativo é bastante abstrato, no entanto, funciona para expandir a mente, estimular a imaginação e solucionar problemas.

Leia conteúdos interessantes

Nem sempre a resposta para o que você precisa vai estar justamente naquele livro específico sobre o tema. Procure abrir sua mente e buscar aquilo que te interessa, mesmo que pareça não ter nenhuma conexão com o que procura no momento. Intuitivamente, seu cérebro já estará se preparando para despertar o lado criativo, fazendo com que você perceba coisas que talvez não observasse pensando apenas tecnicamente sobre o assunto.

Não tenha medo de errar

Pare de se preocupar com o erro! Isto só traz angústia e estagnação. No jogo da criatividade, assim como na vida, errar também proporciona aprendizado. Então, siga em frente!

E aí, gostou das nossas dicas?

Espero que elas tenham te ajudado a fortalecer seu processo criativo!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress