6 livros que todo graduando de Letras deveria ler

Pode parecer absurdo falar de livros indicados para alunos do Curso de Licenciatura em Letras, já que os adeptos da área costumam devorar livros dos mais variados temas e com grande entusiasmo.

Alguns costumam viajar nas palavras de Shakespeare, Jorge Luis Borges ou José de Alencar, enquanto outros queimam neurônios em semântica, gramática normativa, árvores sintáticas e análise do discurso. Há quem tenha um tempinho para a queridinha LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Para aqueles que já estão na Graduação em Letras ou para quem pretende iniciar sua carreira nessa área, reunimos verdadeiros clássicos dignos de serem lidos, entendidos e debatidos pela Academia. São livros de educação, gramática e literatura indicados por nossos professores graduados, mestres e doutores e que certamente enriquecerão o poder argumentativo do aluno, além de trazer ricas contribuições em trabalhos acadêmicos, TCC’s, dissertações, teses, artigos, ensaios, debates, etc.

1. A Língua de Eulália: Novela Sociolinguística – Marcos Bagno

Neste livro, Marcos Bagno traz a problemática da “deficiência linguística” e defende a existência de uma pluralidade de normas linguísticas dentro do universo da língua portuguesa. Em uma conversa descontraída com as universitárias Vera, Sílvia e Emília, o autor faz uma verdadeira reciclagem de conhecimentos sobre a norma padrão e variedades não-padrão, tornando importante o estudo da sociolinguística.

2. O Texto na Sala de Aula – João Wanderley Geraldi (org.)

O livro é uma coletânea de doze artigos organizados em quatro tópicos que atendem aos diversos questionamentos sobre a  formação e a prática docente: fundamentos, práticas de sala de aula, leitura e produção textual na escola. Os autores também propõem o debate sobre o ensino de literatura como um pretexto para o ensino de regras gramaticais, o que inviabilizaria o desenvolvimento do prazer da leitura.

GRAMÁTICA

3. Moderna Gramática Portuguesa – Evanildo Bechara

Em sua 37° edição contendo acréscimos, exemplos e atualizações em todo o seu conteúdo, este livro retrata a língua atual e suas possibilidades gramaticais em seus mais diversos espaços sociais, em consonância com as regras do Novo Acordo Ortográfico de 2016. Evanildo Bechara é considerado um dos maiores gramáticos brasileiros, sendo membro da Academia Brasileira de Letras e correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

4. Nova Gramática do Português Contemporâneo – Celso Ferreira da Cunha e Luís Filipe Lindley Cintra

Considerada por renomados como uma das mais conceituadas gramáticas da língua portuguesa e a mais adotada em concursos públicos, a obra de Cunha e Cintra propõe uma preocupação de salientar e valorizar os meios expressivos do idioma, tornando-se não apenas um livro de gramática, mas uma introdução à estilística do português contemporâneo.

LITERATURA

5. Grande Sertão: Veredas – João Guimarães Rosa

O livro literário chama a atenção não apenas por sua dimensão de quase 700 páginas, mas principalmente pelo estilo de escrita que o autor Guimarães Rosa adotou, revolucionando a literatura brasileira. A história não possui capítulos, mas é capaz de envolver o leitor em complexas reflexões, na qual o personagem principal é o próprio sertão, retratado como um ser vivo que possui voz, profundidade e ênfase aos atos dos demais personagens. O enredo ainda conta com vocabulário simples, linguagem regional e múltiplas facetas da linguística.

6. Dom Casmurro – Machado de Assis

Machado de Assis é um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, tendo em “Dom Casmurro” uma de suas obras-primas. O livro apresenta o relato de Bentinho que se crê traído pela mulher, Capitu, e pelo seu melhor amigo; um dos maiores enigmas da literatura brasileira e confirmação do olhar crítico do autor sobre a sociedade. Também são temas polêmicos o ciúme, a inveja, a cobiça e o desejo reprimido.

O fascinante do Curso de Letras é que ele une as capacidades comunicativas e as modalidades oral e escrita nas diversas esferas da sociedade, contemplando múltiplas linguagens literárias e não literárias. Logo, seus profissionais são capazes de atuar no processo de ensino-aprendizagem, pesquisa, extensão, docência, tradução, editoração, interpretação, revisão, produção textual, literatura, dentre outras áreas.

Conheça nosso Curso de Letras nas modalidades: presencial, EaD e Segunda Licenciatura e faça parte desse fantástico mundo das Letras!