Ciências Biológicas - Uniandrade

A importância da prática nas aulas de Ciências Biológicas

A busca incessante por um modelo de ensino focado no ensino-aprendizagem significativo, transcende a abordagem tradicional – que se baseia na transferência de informações do educador para o educando, de maneira unidirecional, e procura desenvolver um sujeito crítico e questionador, reconstrutor da realidade.

Todos os dias, os professores buscam o aperfeiçoamento dos processos educativos, o tradicional, além de muito criticado, não desperta o interesse dos alunos, visto que estamos inseridos em uma sociedade digitalizada, na era da Internet, das redes sociais, dos celulares com milhões de aplicativos e redes sociais. Isso leva à necessidade de aliar educação e inovação, criatividade e modernização na sala de aula, onde a aula tradicional vem perdendo espaço. Ao professor compete conduzir essa aprendizagem significativa.

Nesse contexto, aulas práticas proporcionam aos alunos um aprendizado mais consistente e, para tanto, pode-se utilizar diferentes recursos, com o objetivo de tornar o conteúdo teórico mais interessante, motivador e próximo da realidade. O uso de apresentações de slides, vídeos, debates, feiras, e em especial atividades práticas em laboratórios são fundamentais para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tornando mais fácil o aprendizado e compreensão dos conteúdos programáticos.

Nas disciplinas de Ciências Biológicas as saídas a campo para estudos e observação em espaços não formais, e as aulas práticas em laboratórios, são fundamentais e de extrema importância, pois permitem que os alunos experienciem o conteúdo trabalhado em aulas teóricas, conhecendo e observando organismos e fenômenos naturais, manuseando equipamentos, entre outras coisas interessantes; as atividades práticas são um recurso ou complemento às aulas teóricas. Além disso, o aluno, futuro professor de Ciências e Biologia para o ensino fundamental e médio, aprende a desenvolver essas atividades práticas e, assim, torna-se um excelente professor.

Constata-se que essas atividades representam uma parcela muito pequena das aulas realizadas, especialmente nos colégios públicos, e dificultam o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências e Biologia. A falta de atividades práticas e, consequentemente, a carência da aproximação dos conteúdos abordados com a realidade do aluno deixam uma grande lacuna.

Algumas hipóteses para esse fato são: a falta de tempo para a coleta e preparação do material; a insegurança no controle da turma; a falta de conhecimento para organizar experiências e a carência de equipamentos e instalações adequadas em algumas instituições públicas de ensino.

No Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Uniandrade, a metodologia de ensino é baseada em teoria e prática, pois, além de melhorar o aprendizado com nosso aluno, seja ele futuro professor ou pesquisador, proporciona também o interesse e o conhecimento para planejar e organizar atividades práticas ou no campo da pesquisa. Ele aprende a ser criativo e, com baixo custo, montar experiências práticas como auxílio, nas aulas de Biologia e Ciências e a segurança de manusear os equipamentos.

[:en]A busca incessante por um modelo de ensino focado no ensino-aprendizagem significativo transcende a abordagem tradicional – que se baseia na transferência de informações do educador para o educando, de maneira unidirecional, e procura desenvolver um sujeito crítico e questionador, reconstrutor da realidade.

Todos os dias os professores buscam o aperfeiçoamento dos processos educativos, o tradicional além de muito criticado, não desperta o interesse dos alunos, visto que estamos inseridos em uma sociedade digitalizada, na era da Internet, das redes sociais, dos celulares com milhões de aplicativos e redes sociais. Isso leva à necessidade de aliar educação e inovação, criatividade e modernização na sala de aula, onde a aula tradicional vem perdendo espaço. Ao professor compete conduzir essa aprendizagem significativa.

Nas disciplinas de Ciências Biológicas as saídas a campo para estudos e observação em espaços não formais e as aulas práticas em laboratórios são fundamentais e de extrema importância, pois permitem que os alunos experienciem o conteúdo trabalhado em aulas teóricas, conhecendo e observando organismos e fenômenos naturais, manuseando equipamentos, entre outras coisas interessantes, as atividades práticas são um recurso ou complemento às aulas teóricas. Além disso, o aluno, futuro professor de Ciências e Biologia para o ensino fundamental e médio, aprende a desenvolver essas atividades práticas e assim, torna-se um excelente professor.

No Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Uniandrade, a metodologia de ensino é baseada em teoria e prática, pois, além de melhorar o aprendizado com nosso aluno, seja ele futuro professor ou pesquisador, proporciona também o interesse e o conhecimento para planejar e organizar atividades práticas ou no campo da pesquisa. Ele aprende a ser criativo e, com baixo custo, montar experiências práticas, como auxílio, nas aulas de Biologia e Ciências e a segurança de manusear os equipamentos.

[:es]A busca incessante por um modelo de ensino focado no ensino-aprendizagem significativo transcende a abordagem tradicional – que se baseia na transferência de informações do educador para o educando, de maneira unidirecional, e procura desenvolver um sujeito crítico e questionador, reconstrutor da realidade.