Aluno de Letras é aprovado no Mestrado em Teoria Literária

O aluno egresso do curso de Letras Português/Inglês, Johnes Tadeu Gomes, foi aprovado no Programa de Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade, sob o projeto de pesquisa intitulado A Confluência entre Machado de Assis e William Shakespeare e a Reminiscência Homoerótica em Escrita.

TRAJETÓRIA DA GRADUAÇÃO

Autodidata e comprometido, Johnes conta que sempre possuiu afinco com a literatura, mas sua grande inspiração foi apresentada pela professora Larissa Degasperi Bonacin, com a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Sendo assim, escolheu a temática da reminiscência homoerótica na obra e dedicou seu último ano da graduação na preparação de artigo científico, como apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação da professora Greicy Pinto Bellin. O aluno comenta que a graduação em Letras foi essencial em sua trajetória como pesquisador da literatura brasileira e estrangeira, pois se deteve entre estudos pautados na perspectiva textual, recursos estilísticos, figuras de linguagem, variabilidade de gênero e momentos histórico, político e social de grandes obras literárias.

A riqueza de olhares voltados aos aspectos literários inspiraram Johnes ao seu novo desafio após a conclusão de Curso: elaborar um projeto para apresentação ao Mestrado que fosse coerente com a linha de pesquisa escolhida. Para isso, o pesquisador pensou em um projeto consistente moldado em questões humanitárias, tais como a questão estética, estrutural, fruição literária e confluência entre a literatura como arte.

CONQUISTA DO MESTRADO

Johnes Tadeu explica que adentrar ao mundo do Mestrado não foi um processo fácil, apesar de possuir facilidade em escrever e já atuar como docente em Letras na educação básica. Após concluir o Trabalho de Conclusão de Curso, em dezembro de 2018, o graduado aproveitou o entrosamento entre graduação e pós-graduação para aprofundar seu alinhamento temático com a linha de pesquisa políticas e subjetividade, pautado em diversas leituras assíduas do gênero e estudos em teoria literária.

O grande desafio de Johnes foi sua participação nas etapas de seleção para ingresso ao Programa de Mestrado em Teoria Literária, ocorridas em fevereiro de 2019. Além da análise do projeto de pesquisa, o candidato realizou uma prova dissertativa, com base na leitura de autores renomados da teoria literária, e uma prova de suficiência em língua estrangeira, escolhida pelo candidato no ato da inscrição no processo seletivo.

“Confesso que fiz o teste do processo seletivo para adquirir experiência, pois eu não sabia se ia passar ou não”, comenta Johnes.

A terceira fase, composta pela entrevista, foi feita por banca examinadora de professores ligados ao Programa sob competência da Comissão do Processo Seletivo. Ainda, houve também análise do Currículo Lattes do jovem, considerando sua sólida formação acadêmica e demais experiências na área.

Por fim, a classificação final e a divulgação da aprovação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2019 por meio de um acolhimento aos aprovados. Para Johnes Tadeu foi uma surpresa, pois havia conquistado um grande nível de sua formação acadêmica e profissional, haja vista a seriedade e sólida formação que o Programa de Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade oferece aos seus mestrandos.

“Fiquei maravilhado com a notícia que eu havia passado, já que tantos candidatos capacitados competiram comigo.”, expressou Johnes entusiasmado.

PLANOS FUTUROS COMO MESTRANDO

Johnes comenta que a próxima meta é se preparar para novas leituras e aperfeiçoar seu projeto. Dentre as questões escolhidas para análise elencam as relações humanas na literatura e nas artes e formações estéticas e estruturais. Seu sonho é crescer nos âmbitos educacional profissional e pessoal, poder contribuir para a literatura, seja como docente ou pesquisador, e transmitir a outras pessoas esse conhecimento tão rico e inspirador que é o mundo da literatura.