Arte em tempos de quarentena: o que seria de nós sem ela?

A arte existe porque a vida não basta, alguém muito inteligente disse isso por aí. Foi Ferreira Gullar, grande poeta brasileiro, sabido das coisas das artes e da vida. Ele nunca teve tanta razão quanto agora. Isso porque na quarentena, a vida não basta sem o abraço de nossos parentes e amigos, não basta diante dos números que assistimos na TV. A vida não basta e a arte nos socorre. Duvida?

Aposto que você tá usando e abusando da Netflix nessa quarentena, né? Agradeça aos artistas. Tá ouvindo música? Arte. Ficou olhando para a arquitetura daquele prédio bonito que dá pra ver da sua janela? Arte. Aprendeu uma maquiagem nova? Arte. Começou a ler uma nova história? Arte. Viu uma novela? Arte. Em todos os cantos, para a nossa alegria, há arte e artistas empenhados em tornar esse momento um pouco menos doloroso.

Separamos aqui um jeitinho para que você curta as 7 artes nessa quarentena! Não se esqueça de apoiar os artistas.

Arquitetura

Tudo bem que nesse período de quarentena a arquitetura que a gente mais vê é do nosso próprio quarto mesmo, não é? Mas se você é um entusiasta desta arte clássica, pode aproveitar o tempo livre para entender um pouco mais sobre a história da arquitetura e até mesmo fazer tour virtuais por alguns dos prédios mais famosos do mundo. Pensando nisso, separamos alguns instas que oferecem o que há de melhor em conteúdo sobre essa arte!

Mãos desenhando em projeto de arquitetura

  • @nukeproofsuit – Fotos incríveis de prédios igualmente incríveis;
  • @franparente – Um fotógrafo brasileiro olhando para a arquitetura de um jeito incrível;
  • @dmeek – Lindos prédios pelos olhos do fotógrafo Demon Meek;
  • @johfot – Arquitetura e fotografia, cheia de curvas e modernidade.

Escultura

Para quem pensa a obsessão do ser humano em reproduzir imagens tridimensionais veio apenas com o cinema e videogames de realidade virtual, fica o convite para apreciarmos as esculturas. A habilidade de criar monumentos 3D a partir de diversos materiais é reconhecida desde a antiguidade, e é uma das mais primárias formas de arte. Nessa quarentena, você pode aproveitar um tour pelos museus que separamos neste link e aproveitar para ficar mais íntimo dessa forma de arte.

escultura em movimento

Pintura

Talvez seja a mais conhecida das artes visuais, a pintura encanta do surrealismo ao hiperrealismo. A pintura não representa a realidade, mas a reinventa, como toda boa arte. Fica aqui alguns perfis essenciais para entender um pouquinho mais dessa arte! Aqui vão três perfis para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo da pintura.

  • @lowbrowpopsurrealists –  A temática pop no melhor estilo surrealista, vale a pena esse follow;
  • @love.watts – A intenção desse perfil é tensionar os limites entre as artes e até mesmo da publicidade;
  • @art_psycho – O indivíduo moderno e suas fraquezas no centro do fazer artístico.

Música

Dispensa apresentações. A mais popular das artes, a mais prática, rolando alto nos fones de ouvido e nas caixas de som dos vizinhos. A música acompanha o ser humano desde a antiguidade e faz parte não só da apreciação, mas da comunicação, permitindo que o indivíduo expresse suas emoções e sentimentos por meio dela. A gente sabe que você provavelmente já segue todos os seus músicos favoritos nas redes sociais, então a dica aqui é sempre tirar uns minutinhos para relaxar ouvindo aquele som que te faz bem.

Literatura

A arte da palavra também remonta a antiguidade e, além de ter caráter documental e histórico, nos embala em viagens envolventes. É na literatura, na poesia, nos romances, no teatro que podemos ter um encontro bem do perto com o ser humano e, quem sabe, entender melhor a nós mesmo e às nossas questões universais como o amor e a morte. Aqui, deixamos a dica de um perfil que trata de cada um dos gêneros literários: o épico, o lírico e o dramático.

  • @opoemaensinaacair – Um dos perfis mais poéticos do instagram, doses diárias de poesia;
  • @globoteatro  – Uma série de registros fotográficos incríveis e trechos de peças consagradas;
  • @jornalrascunho – Um jornal literário de primeira, com muita informação bacana;
  • @suplementope – Mais um jornal literário, com muitas citações para encher seus dias.

Dança

Com um valor cultural imensurável, a dança é forma de expressão, além de ser usada como forma de interação espiritual e religiosa. Praticamente todos os povos, em seus hábitos, incluem reuniões para dançar. As baladas também valem! Nessa quarentena, invista na dança para mexer o corpinho e aliviar o estresse. E se a ideia é se exercitar dançando, o canal Fit Dance no Youtube tem muitas coreografias.

Cinema

Alô, turma da Netflix! A sétima arte se tornou um dos meios mais populares de expressão e segue crescendo a cada dia com os serviços de streaming. A dica para aproveitar ao máximo essa arte durante esse período de quarentena é não se limitar apenas ao catálogo de sugestões do seu streaming favorito, mas usar sites como o Filmow e o Adoro Cinema para ampliar suas possibilidades. Boa Maratona!

E aí, pronto pra curtir cada uma dessas artes? E se você for um artista, compartilhe sua arte com a gente! Poste um storie no instagram e marque @uniandradeoficial
Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress