capa blog trote solidário

Calouros de Direito da Uniandrade vencem desafio do Trote Solidário

Os calouros de Direito da Uniandrade venceram um desafio proposto pela instituição já na primeira semana de curso.

O desafio foi idealizado pelos coordenadores das graduações, que organizaram uma recepção em conjunto para todos os calouros de todos os cursos do Centro Universitário Campos de Andrade.

Este evento receptivo recebeu o nome de Calourada e teve uma programação bastante diversificada,  cujo objetivo era “quebrar o gelo” dos primeiros dias e oferecer um ambiente alegre e descontraído para os novos acadêmicos.

Entre as atividades do evento, os calouros conheceram a história da Uniandrade, fizeram um tour pela instituição, tiveram DJ com música e dança ao vivo, food trucks e muito mais! (Confira no instagram da Uniandrade)

Foto: calouros Uniandrade em palestra da Calourada.

O DESAFIO

Os coordenadores lançaram um desafio para os novos estudantes universitários chamado “Trote Solidário”. Neste trote do bem, a proposta era engajar as turmas em uma causa social já no primeiro semestre.

Então, valendo-se de que março é o mês da mulher, foram solicitadas doações de absorventes que seriam destinados à uma organização que atende  mulheres em situação de vulnerabilidade social. Venceria a turma que arrecadasse maior quantidade de absorventes.

A turma de Direito, noturno, angariou duas caixas e uma sacola do item solicitado, totalizando 175 pacotes de absorventes. Ultrapassando as quantidades arrecadadas pelas demais turmas de calouros.

Trote Solidário Uniandrade irá beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social. Foto: Canva.

PALAVRA DAS CALOURAS

Conversamos com duas calouras da graduação em Direito, responsáveis pela organização da arrecadação da turma: Camile Oliveira e Greyce Cruz. As acadêmicas organizaram, via grupo do WhatsApp, uma espécie de “vaquinha”, onde os colegas contribuíram com o valor que cada um podia, pesquisaram preços e ofertas em farmácias, de forma que aproveitaram melhor o valor arrecadado.

Confira o que as alunas disseram:

Foto: Camile Oliveira - caloura de Direito Uniandrade
Foto: Camile Oliveira – caloura de Direito Uniandrade

Camile Oliveira: “A arrecadação foi muito bem organizada. Não só eu, como representante, e a minha amiga Greyce que planejamos, mas todo mundo (da turma) ajudou de alguma forma, cada aluno contribuiu com uma quantia em dinheiro. Esta ação ajudou a unir nossa turma, pois antes ninguém conversava, até então era só a primeira semana, mas depois de dois dias já estávamos todos próximos. Considero muito importante fazer o bem às pessoas, isso nos torna melhores como cidadãos agora e futuramente!”

Foto: Greyce Cruz - caloura de Direito Uniandrade
Foto: Greyce Cruz – caloura de Direito Uniandrade

Greyce Cruz: “Achei muito legal esta experiência do trote solidário, foi incrível e muito importante para criarmos um vínculo, uma parceria já na primeira semana. No início é tudo muito novo pra nós, calouros, alguns há muito tempo longe das salas de aula e também pelo medo dos “famosos trotes da faculdade”, mas esse trote tiramos de letra! A união da turma de DIREITO fez a diferença. Temos a certeza que vamos ajudar muitas mulheres que não conseguem ter acesso a absorventes higiênicos. Pode parecer que não, mas em comunidades isso é muito comum mulheres e adolescentes não ter condições financeiras, e nem acesso a absorventes. Com isso, acontece a chamada pobreza menstrual, e o resultado é que muitas meninas acabam faltando mais dias na escola durante seu ciclo de menstruação, o que pode prejudicar seu desempenho escolar. Fico feliz que, juntos, podemos fazer a diferença e ajudar nesta causa que aos meus olhos é muito importante, e em um mês muito importante que é mês da mulher.”

Foto: calouros de Direito, vencedores do desafio “Trote Solidário”.

Foto: absorventes higiênicos arrecadados pelos calouros de Direito - Uniandrade.
Foto: absorventes higiênicos arrecadados pelos calouros de Direito – Uniandrade.

UNIANDRADE E AS CAUSAS SOCIAIS

O Centro universitário Campos de Andrade – Uniandrade, preocupa-se com seu papel na sociedade, objetivando formar cidadãos conscientes que fazem a diferença nos contextos em que estão inseridos.

Sendo assim, a instituição sempre promove ações de cunho social, angariando doações em datas comemorativas para colaborar com o trabalho de organizações que desenvolvem trabalhos de assistência aos menos favorecidos.

Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e em nosso blog.