Chegou o momento do TCC? Confira 5 dicas para você arrasar!!

O momento mais temido pelo estudante na graduação com certeza é a produção do TCC. E no EaD não é diferente, o desespero bate da mesma forma, se não até pior.

Esse momento chegou ou está chegando para você? Não se desespere, nós da UNIANDRADE vamos te explicar como funciona e também daremos dicas sensacionais para te ajudar na produção.

Vamos lá…..

Todo o processo do TCC EaD tem o funcionamento igual ao presencial, a única diferença é que os encontros com o orientador são todos online.

• Processo de produção com o orientador a distância;
  • Defesa da monografia, artigo acadêmico ou produto presencial, mediante uma banca examinadora;

Como funciona a orientação do TCC no EaD?

O aluno normalmente terá um orientador e um tutor. O papel do orientador é oferecer todo um suporte teórico metodológico, sugerir bibliografias, ajudar a achar a problemática e o ponto de partida, e também apresentar as visões do tema escolhido, que podem ser abordadas.

Já o tutor participa mais da parte prática, te auxiliando em relação a prazos, formatação e  ferramentas para que os alunos coloquem suas ideias em prática.

Quais são as etapas de produção?

• escolha do tema;
  • revisão de literatura;
  • justificativa;
  • formulação do problema;
  • determinação dos objetivos gerais e específicos;
  • metodologia;
  • coleta de dados;
  • análise e discussão dos resultados;
  • conclusão de análise e dos resultados obtidos;
  • redação e apresentação.

Já conseguiu se familiarizar com o TCC? Ainda não?

Então agora vamos de DICAS!!!!!

Escolha um tema que realmente você goste

Pelo TCC ser um trabalho extenso e de grande importância é preciso de muita dedicação e destinar um bom tempo para realizá-lo. Por conta disso, é indicado que o tema seja de algo que você goste e tenha mais conhecimento para falar com mais facilidade e propriedade sobre.

Além disso, por ser um assunto do seu interesse você não vai ligar em passar horas do seu dia se dedicando a isso, tornando tudo mais fácil e tranquilo.

Crie um cronograma para organização

Se informe de todos os prazos e crie um cronograma baseado nele, assim você consegue distribuir funções para todos os dias, não deixa acumular nada e nem passa noites em claros para entregar na data correta.

Se atente nas normas e regras de produção

Lembre-se de consultar todo o regulamento que sua instituição fornece sobre o TCC para que não ocorra nenhum erro, e também de seguir as ordens da ABNT. Pois todos os trabalhos científicos devem seguir essas normas.

Fique atento para não ocorrer plágio

É necessário deixar bem separado o que foi escrito pelo aluno e  o que ele se inspirou em outras pessoas. Então é preciso utilizar citações devidamente referenciadas, ou com o uso de aspas, uma formatação diferenciada ou até mesmo na indicação bibliográfica.

Preste muita atenção aos erros gramaticais

Realize uma revisão bem detalhada em todo seu trabalho e peça também para que outras pessoas realizem a revisão. Pois muitas das vezes pode passar algo despercebido por sua mente já estar acostumada com o que está escrito e acaba ficando meio que no automático.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que ela realmente ajude!!

Pra você acompanhar todas as nossas dicas fique sempre atendo em nossas redes sociais:

Ah, e aproveite para conferir nosso blog, estamos sempre colocando dicas!!

SAIBA COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA PROFISSIONAL!

ESTUDA EAD? APRENDA COMO ORGANIZAR SUA ROTINA!!

DICAS SOBRE GERÚNDIO E GERUNDISMO