Comemoração do Dia do Voluntário Social – Conheça a importância do voluntariado!

Você ajuda a sociedade de alguma forma? Por algum acaso já pensou em ser um voluntário social?

O Dia do Voluntário Social é comemorado no dia 07 de julho, e tem o intuito de destacar a importância dos  voluntários para a sociedade.

Serviço Voluntário, de acordo com a Lei do Voluntariado (Lei n.º 9608, de 18/02/1998), a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.

De uma maneira mais simples, um voluntário social,  possui relação com o desenvolvimento, a organização e a realização de atividades que atinjam de maneira direta ou não, as pessoas de um determinado local, e que contribui para os projetos de ação social e para uma maior sensibilização da sociedade.

Essas ações podem acontecer nas igrejas, nos bairros e comunidades, nos grupos de autoajuda, em clubes, em associações culturais e esportivas, em instituições sociais e nas empresas privadas, sem qualquer fim lucrativo.

Há muitas atividades em inúmeras áreas em que um voluntário social pode participar, como na proteção de animais, atividades direcionadas ao público idoso, proteção do ambiente, atividades com crianças e jovens, ações culturais e artísticas, eventos específicos, e por aí vai.

SER VOLUNTÁRIO É…

Doar energia e generosidade;

Ajudar;

Ser solidário;

Aliviar sofrimento;

Proteger o próximo;

Fazer amizades;

Tornar o dia de alguém melhor;

Escolha;

Compromisso;

Entregar sentimentos bons;

Ser uma ferramenta de inclusão social;

ENFIM, SER VOLUNTÁRIO É AMAR AO PRÓXIMO!!

Agora que você entendeu o que é ser voluntário e qual o papel dele, que tal entender a importância de ser um voluntário? Você sabia que os benefícios não são apenas para a comunidade? Pois é, quem é voluntário também é beneficiado em vários aspectos!

Confira os benefícios:

• Treinar ou aprender outras habilidades;
  • Aprimorar seu currículo;
  • Se autoconhecer;
  • Melhorar a comunicação;
  • Desenvolver o papel de cidadão;
  • Encontrar uma causa para lutar;

Já sabe onde ser voluntário?

Agora que já conhece um pouco sobre o trabalho voluntário, confira algumas ONGs de trabalho social que atuam em Curitiba!

Rango de Rua

É um projeto que acontece desde 2012 e que foi criado por um grupo de pessoas que se conheceram nas redes sociais e queria apoiar e dar uma vida mais digna aos moradores de rua. Onde os voluntários realizam inúmeras ações, como por exemplo, a distribuição de alimentos, roupas e cobertores.

Caso você queira doar algo ou se tornar voluntário acesse: www.facebook.com/RangoDeRua.

Amiga dos Sonhos

É um instituto criado por Jussara Amaral no ano de 2011 com o intuito de realizar sonhos de crianças, jovens, mulheres e idosos de Curitiba e também ajudar famílias carentes por meio de diversas campanhas beneficentes.

Caso tenha interesse em ajudar você pode fazer doações em dinheiro ou produtos seminovos, ser voluntária para ministrar cursos ou ajudar na realização dos sonhos.

Para saber mais acesse: www.amigadossonhos.com.br

Instituto Incanto

Instituto criado por um grupo de dança chamado “Grupo de Dança Senes” no ano de 2017, onde são oferecidas aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Você pode ajudar de várias formas, como doando dinheiro e materiais para as aulas, comprando produtos da loja oficial do instituto, contratar artistas para eventos, ou se tornar um professor ou professora voluntário(a).

Para mais informações acesse: www.institutoincanto.org.br

Todas Marias

É um projeto fundado por Goretti Bussolo em 2015, com o objetivo de apoiar mulheres, crianças, adolescentes, lésbicas, gays, travestis, transexuais e a qualquer outra pessoa que viva uma situação de abuso.

O instituto age acolhendo, denunciando e dando apoio às vítimas, e também realiza palestras e debates de conscientização e prevenção da violência.

Caso tenha se interessado e queira saber mais acesse: www.todasmarias.org.br

E aí se encontrou em alguma dessas ONGs? Caso a resposta seja não temos um lugar que você possa achar um projeto que te encante!

Viu só! Há muita gente precisando da gente!

Então bora abraçar esta causa?