Egresso do curso de Ciência da Computação recebe título de Mestre em Inteligência Computacional

O cientista da computação é um profissional multidisciplinar capaz de resolver problemas utilizando a computação como ferramenta. É o profissional habilitado em desenvolver sistemas/aplicativos/software, implantar bancos de dados e sistemas de segurança garantindo operações pela rede, além de diversas ferramentas para o campo da informática.

O egresso Claudemir Casa, formado em 2017 no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Uniandrade, defendeu sua dissertação de mestrado em Inteligência Computacional.

Abaixo, Claudemir resume como foi sua vida acadêmica para nós.

Olá, meu nome é Claudemir Casa e eu sou Mestre em Inteligência Computacional pela Universidade Federal do Paraná. Quero contar um pouco da minha jornada acadêmica até aqui e algumas situações que fizeram com que eu tomasse a decisão de seguir uma formação científica.

Foi em uma feira de profissões na UFPR que me apaixonei pelo curso de Ciência da Computação, eu já era apaixonado por tecnologia desde pequeno, mas foi o curso que despertou um interesse ainda maior pela área. Como estava no último ano do ensino médio, e não tinha tempo nem condições financeiras para me preparar para o vestibular, decidi tentar uma bolsa em uma universidade privada. Foi nesse momento que recebi uma bolsa para cursar Ciência da Computação na Uniandrade.

Tive algumas dificuldades para me adaptar no início, e a longa distância que eu tinha de percorrer todos os dias tornavam as coisas ainda mais difíceis. Mas fui muito bem acolhido pela instituição e pela coordenação do curso.

Durante a minha graduação tive a oportunidade de estagiar com o coordenador Edgar e participar de vários eventos acadêmicos que contribuíram imensamente para a minha formação. O Me. Edgar Cabral também me apresentou a Dra. Caroline Mazetto, minha orientadora no trabalho de conclusão de curso, além de ser o coorientador nesse mesmo trabalho. Foi através da Dra. Caroline Mazetto que conheci o Laboratório de Visão Computacional e Inteligência Artificial – IMAGO na UFPR, sendo indicado por ambos a participar da seleção para o mestrado, onde fui aprovado.

Em 2021 recebi o título de Mestre, mas não para por aí, eu pretendo continuar a minha formação. Foi graças à influência do Me. Edgar Cabral, sua equipe de docentes e minha dedicação constante, que cheguei até esse momento. Se você é apaixonado pelo conhecimento, assim como eu, não desista da sua formação. O processo é lento e repleto de dificuldades, mas a recompensa é maior. É você quem faz as suas oportunidades.

O bacharel em Ciência da Computação formado pela Uniandrade, em suas aplicações e implementações computacionais, utiliza os estudos dos algoritmos para todo e qualquer conhecimento referente à computação, o qual envolve telecomunicação, banco de dados, inteligência artificial, engenharia de software entre outras aplicações tecnológicas.

Segundo o ME. Edgar Cabral, atualmente Coordenador deste Cursos:

“Empreendedorismo, pesquisa e mercado de trabalho são os três pilares que regem o curso e impactam na formação de nossos alunos. O principal objetivo do curso é trazer para o aluno uma educação de qualidade e atualizada com as tendências do mercado.”

É uma grande alegria para nós, da Uniandrade, compartilhar das conquistas de nossos alunos, pois reforça o trabalho, a dedicação e a seriedade de nossa Instituição.

Conheça mais sobre o Curso https://uniandrade.br/graduacao/ciencia-da-computacao/