Idioma Uniandrade

Como aprender outro idioma sozinho! 

Você quer aprender outro idioma? Então dê uma olhadinha nesse material que preparamos para você!

É indiscutível a importância de se aprender uma segunda língua. A mais procurada pelos estudantes de idiomas é, sem dúvidas, o inglês. Mas nem sempre é fácil aprender essa segunda língua, ainda mais se você quer aprender outro idioma sozinho. 

E se você não cursou uma escola de idiomas,então…!  Isto fica muito mais difícil!

Mas existem várias dicas que podem ajudar você na aquisição de uma nova língua, fique atento e confira!

Confira também:

5 apps para aprender novos idiomas na quarentena | Uniandrade

Faça da aprendizagem a sua prioridade!

O que muitos professores de idiomas recomendam é o compromisso com a aprendizagem da nova língua. A partir do momento que você se compromete a aprender outro idioma é fundamental que isso se torne sua prioridade, pois aprendê-lo requer esforço, empenho e dedicação! Não se aprende uma língua nova da noite para o dia.

Então a primeira dica é: estude todos os dias um pouquinho. É muito melhor você separar uma hora do seu tempo todos os dias do que estudar apenas uma vez por semana, por exemplo.

Por onde começar a estudar um novo idioma?

Se você não dispõe de grana para investir na aquisição de uma segunda língua, pois muitas vezes já cursa uma graduação e possui outras despesas, o ideal é que você faça um cronograma do que aprender, bem como saber quais ferramentas vai utilizar neste aprendizado.

Saiba que mais importante do que as regras gramaticais dessa segunda língua é o ouvir e o falar. Para ilustrar o que estamos falando, pense no seguinte: como as pessoas se comunicam? A escrita é importante, mas toda pessoa consegue comunicar-se a partir do momento que sabe falar e consegue entender o que os outros falam. Uma criança ao ser alfabetizada, já sabe falar, já consegue entender o que os outros dizem e a partir disso vai adquirir as regras gramaticais e o domínio da escrita.

Ouça músicas

Ouvir músicas ajuda bastante na aprendizagem de um novo idioma. E isto é algo que, normalmente, fazemos sozinhos. Então, escolha músicas mais lentas e depois vá para as mais agitadas. Coloque as músicas no fone de ouvido e fique atento à pronúncia das palavras.

Nas músicas também é comum ter expressões próprias do país, o que é super produtivo. Ouça quantas vezes for necessário. E não procure a letra da canção traduzida. Se fizer isso, procure a letra original atentando para a pronúncia das palavras ao serem cantadas.

Assista a filmes e documentários

Assistir a filmes é muito produtivo para quem deseja aprender uma nova língua, preste atenção na forma dos personagens falarem, nas peculiaridades.

Prefira filmes que sejam mais abrangentes do que de áreas muito específicas, pois usam um vocabulário mais acessível e comum. Claro que você poderá assistir a filmes ou a séries da área da saúde, por exemplo, mas saiba que pode se deparar com termos técnicos, próprios da área de medicina e isso dificulta um pouco mais seu aprendizado.

Uma dica legal é optar por filmes que você já conheça, como animações famosas. Assim você já tem uma noção do que os personagens estão falando. Tente entender o filme sem a legenda. 

Uma opção, se não for um filme conhecido, é fazer o seguinte: assista ao filme 3 vezes. Isto mesmo! Em uma primeira vez, assista com a legenda em português, depois com a legenda em inglês e na terceira vez sem legenda. Como já conhece a história, irá se lembrar das cenas e ao ouvir o vocabulário, irá relacioná-lo ao que está acontecendo.

Evite traduções!

É tentador para quem está aprendendo uma nova língua o ato de traduzir. Mas o que deve ser levado em consideração é que as regras gramaticais do inglês para o português não são as mesmas, por exemplo. E em muitos casos, a tradução pode não ser o melhor caminho e deixar quem está aprendendo frustrado, pois alguns termos parecem não fazer sentido. Por isso, não vá pelo caminho da tradução.

Adquira vocabulário

Para quem está iniciando é fundamental saber o máximo de palavras possível do novo idioma. Então, treinar é fundamental! Anote se precisar. Pode até etiquetar tudo em casa com os nomes na língua que você quer aprender, para que se aproprie do maior número possível de palavras e consiga inseri-las em frases posteriormente.

Veja vídeos no youtube

Assistir a vídeos no youtube pode ajudar muito! Existem muitos canais que ensinam inglês e diversas outras línguas. 

Como já mencionamos, faça da aprendizagem a sua prioridade. Então vá devagar e sempre. Estude todos os dias um pouquinho, tenha um material só para isso: caderno e canetas. Utilizar o fone de ouvido, pois faz muita diferença para você familiarizar-se com os sons da nova língua. 

Aprenda inglês em casa sozinho e de graça com ajuda de aplicativos!

Na verdade, isso não se dá apenas para aprender inglês, mas para várias outras línguas nas quais você tiver interesse.

A dica de software que selecionamos para você hoje é um aplicativo que faz muito sucesso entre as pessoas que desejam aprender um novo idioma, mas não possuem muito dinheiro nem tempo para investir.

Estamos falando do Duolingo, um aplicativo totalmente gratuito e de fácil acesso.

O duolingo ensina outros idiomas de forma descontraída e dinâmica. E o melhor de tudo é que é gratuito! Você pode entrar no app pelo menos uns 15 minutos por dia para adquirir habilidades em outra língua.

O aplicativo se mostra perfeito em tempos de pandemia, tornando a sua quarentena produtiva!

  • Aprendizagem como um desafio

O duolingo ensina ao mesmo tempo que desafia o usuário! Pois o app tem níveis a serem avançados e a cada etapa vencida, aumenta o nível de dificuldade das atividades.

  • Atividades personalizadas

As atividades do aplicativo se adaptam ao estilo do estudante. Os exercícios ensinam e impulsionam a aprendizagem, de forma com que o usuário aprenda e revise o vocabulário toda vez até acertar.

  • Avaliação instantânea

O aplicativo é motivador, pois mostra na hora se a resposta está certa ou errada e motiva o usuário a acertar. Dessa forma, você consegue ter uma noção exata de onde está o erro e a cada tentativa a tendência é melhorar.

  • Estude onde e quando quiser

A vantagem de baixar o aplicativo está em estudar onde e quando quiser, pode ser nos minutinhos que estão sobrando no seu horário de almoço, pode ser na volta para casa, dentro do coletivo. Nem parece que você está estudando, pois não é invasivo. O duolingo aborda o idioma de forma leve e gradativa, você aprende sem perceber que está aprendendo.

E aí, já sabe como aprender outro idioma sozinho?

Viu só como é possível aprender sozinho outra língua mesmo em casa sem investimento algum? Só precisando de tempo! É claro!

Então, aproveite a quarentena e invista em você! Faça com que esse período de reclusão seja produtivo e benéfico!

Se você curtiu as nossas dicas para aprender um novo idioma, navegue no nosso Blog | Uniandrade para ficar ligadinho nas novidades!

Siga  nossas páginas nas redes sociais!






Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress