Estude matemática sem ficar de cabelo em pé
Provas em geral costumam ser assustadoras e não bastasse isso, uma das matérias mais temidas, a matemática, exige bastante dos candidatos, principalmente para quem já tem dificuldade nessa área. Por isso, a professora Camila de Melo, coordenadora dos cursos de Matemática e Física da Uniandrade preparou 3 dicas ótimas para ajudá-lo a arrasar nesse conteúdo.
Confira!
1ª DICA
Tem alguns assuntos que caem com muita frequência nas provas, então sugiro que intensifiquem seus estudos nestes conteúdos:
- Regra de três (simples e composta), geralmente o aluno acha que é apenas a simples;
- Porcentagem;
- Logaritmos. Não esqueça da definição, propriedades e condição de existência;
- Progressão geométrica e progressão aritmética;
- Juros;
- Probabilidade e estatística;
- Triângulos (relação entre triângulos e trigonometria em triângulo retângulo e em qualquer triângulo);
- Área e volume das figuras. Este item não é difícil e não precisa decorar todas as FÓRMULAS, se você entender de como elas surgiram vai ver que é fácil e que de uma geralmente conseguimos deduzir outra.
2ª DICA
Leia o exercício por completo! Muitas vezes, se o enunciado é grande, deixamos de ler tudo e aí você é pego no erro. Como temos vários exercícios que demandam apenas o raciocínio lógico, aí você encontra uma lógica totalmente errada e marca a resposta errada pensando que “acertou na mosca”. Pois bem, preste muita atenção, por exemplo: se tem uma equação do tipo 5+x=12 e você marca x=7, mas na verdade no final do exercício ele pedia o dobro de x, pronto, já havia errado.
Ou então você precisa realizar a Bhákara e encontra duas soluções, cuidado, nem sempre as duas soluções são verdadeiras! Se for a base de um logaritmo, por exemplo, tem que levar em conta a condição de existência. Se for o tamanho do lado de um retângulo, tem que lembrar que não pode ser negativo, ou ainda, se for solução de uma equação exponencial, tem que verificar a veracidade da solução.
Fica a dica, sempre depois de respondida a questão verifique se a solução faz sentido ou não, isso é IMPORTANTÍSSIMO!!!
3ª DICA
Não poderíamos terminar estas dicas sem antes apresentar algumas músicas ou macetes para as tão terríveis fórmulas matemáticas, então segue algumas delas: SIM EU ESCREVI ALGUMAS…. TEM MUITO MAIS!!!
- Em triângulo retângulo se usa seno, cosseno, tangente e Pitágoras:
- Em triângulo qualquer usamos lei dos senos e lei dos cossenos:
Música do Claudinho e Buchecha: Azão sem azinho, Bzão sem bzinho, Czão sem Czinho e pra que eu não erre e não me ferre não posso esquecer dos 2 R (raio).
Música em inglês, mas perceba que se é A ao quadrado o ângulo também é a: Ei two, bi two, ci two, two bi ci cos ei.
- Termo geral de e soma de PA (progressão aritmética)
– Ainda não arranjei um namorado rico!
– Sem namorado? Arranja um namorado novo e divide para nós duas!
- Tabela de trigonometria:
- Equação da reta, dizemos: iô iô ma xixô.
- Análise combinatória: